Erros que interferem na perda de peso

18 de janeiro de 2019
Um dos princípios para perder peso é queimar mais do que consumimos, mas isso não quer dizer que devemos parar de comer. A chave está em comer melhor.

Existem muitos hábitos que interferem na perda de peso. Porém, há diferentes razões pelas quais decidimos fazê-lo. As mais comuns são querer levar uma vida mais saudável e nos sentirmos confortáveis com o que vemos no espelho. Muitas vezes é impressionante ver o que aconteceu com o nosso corpo por não termos hábitos saudáveis.

Porém, sempre podemos decidir que é momento de mudar e de nos tornarmos responsáveis com nossa saúde. Só precisará de um pouco de compromisso para fazer tudo o que até agora evitou ou deixou passar despercebido: exercício, dieta e desintoxicação.

Continue lendo para descobrir quais são os erros que te interferem na perda de peso. Possivelmente uma pequena mudança será o suficiente para retomar o controle da situação.

Erros que interferem na perda de peso

1. Restringir alguns tipos de alimentos

Em geral, quando decidimos perder peso, a primeira coisa que fazemos é praticamente parar de comer. Porém, várias pesquisas concluíram que a única forma de perder peso é mantendo uma dieta que inclua todos os produtos de todos os grupos alimentares. Mas, obviamente eles devem ser nas quantidades adequadas.

Não devemos ter dietas restritas, mas sim que incluam alimentos saudáveis em abundância. Devemos mudar nossos hábitos e práticas culinárias e substituir as carnes vermelhas por carnes brancas, selecionando as carnes mais magras.

Outra boa prática é eliminar o açúcar processado de nossa dieta. Também seria uma boa ideia dizer adeus a todos os alimentos fast-food que só nos oferecem grandes quantidades de sódio, gorduras saturadas e açúcares. Em seu lugar, consuma mais frutas e verduras durante o dia, utilizando-as como aperitivos ao invés de comer bolos, batatas fritas ou qualquer outro tipo de tira-gosto.

E não perca também: Conselhos para eliminar o açúcar refinado da dieta

2. Não procurar um especialista

Procure um especialista para a perda de peso

Outro dos erros que interfere na perda de peso é não solicitar a assessoria e opinião de um especialista. Se você não fizer isso, estará avançando às escuras por seu caminho até uma vida saudável, e por isso poderá fracassar.

Assim também, procurar a um especialista é sumamente benéfico. Ele nos ajudará a traçar um plano de ação de acordo com a nossa situação atual de peso e nossas condições fisiológicas. Nos orientará e traçará metas reais com as quais possamos, pouco a pouco, alcançar nosso peso ideal. Não o que desejamos, mas o que é adequado para a nossa fisiologia.

Em suma, procurar um especialista é o melhor investimento que podemos fazer, já que no economizará muito tempo e energia. Entre as opções que pode escolher estão seu médico familiar, se sua saúde é boa em geral. Também pode procurar por um nutricionista ou um endocrinologista se tiver requerimentos especiais.

3. Consumir bebidas alcoólicas

Muitas vezes decidimos perder peso, mas não mudamos todos os nossos hábitos. Você poderia se assegurar de ter uma sessão de exercício pontualmente e se esforçar para cumprir a dieta ao pé da letra. Porém, isso também deve ser complementado quando você der aquelas pequenas escapadas.

Diferentes estudos assinalam que as bebidas alcoólicas são outro dos fatores que interferem na perda de peso. Em primeiro lugar, estas bebidas estão cheias de calorias vazias. Estas não oferecem nenhum tipo de nutriente ao nosso organismo, mas acumulam gordura.

Devido a que os componentes dos alimentos saudáveis são diferentes, o organismo os processa com diferentes mecanismos, por isso arriscará todo o esforço que você tem feito até o momento.

Como se isso não bastasse, as bebidas alcoólicas também afetam nosso rendimento, causam transtornos de sono, no cérebro, no sistema nervoso e evitam que possamos construir músculo.

Descubra: Devemos parar de beber álcool para perder peso?

4. Não fazer exercício

Procure se exercitar para a perda de peso

Diferentes pesquisas médicas enfatizam que para perder peso é indispensável fazer exercícios. A razão disso é simples: devemos queimar mais calorias do que consumimos diariamente.

Para isso, basta fazer alguma atividade que regule nosso metabolismo, e que nos permita perder o peso que nos sobra. Podemos praticar inumeráveis atividades: só é questão de encontrar algo que nos apaixone.

Para facilitar o processo, convide seus amigos e familiares a construir um novo estilo de vida saudável junto com você! Assim, descobrirá que é mais fácil se manter ativo quando tem companhia.

Viana, L. V., Paula, T. P. de, Leitão, C. B., & Azevedo, M. J. (2013). Fatores determinantes de perda de peso em adultos submetidos a intervenções dietoterápicas. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. https://doi.org/10.1590/S0004-27302013000900007