Pernas de morango: causas e tratamentos caseiros

As pernas de morango geram desconforto, uma vez que a presença de cravos faz com que as pernas pareçam descuidadas e com um aspecto antiestético.

Última atualização: 28 Fevereiro, 2021

Muitas pessoas acreditam que os cravos só podem aparecer no rosto, mas a verdade é que podem aparecer em qualquer parte do corpo, como pescoço, peito, braços… Por isso, algumas pessoas têm perna de morango.

Explicaremos aqui as causas do seu aparecimento e os remédios caseiros que melhoram sua aparência, junto com uma rotina de cuidados e beleza adequada.

Para começar, devemos dizer que as pernas de morango recebem esse nome porque os cravos que apresentam lembram as sementes de um morango. Por sua vez, os cravos são basicamente pequenas protuberâncias pretas que surgem como resultado da obstrução dos poros ou dos folículos capilares.

O acúmulo de bactérias, gordura e células mortas da pele é o que os faz parecer pretos. Pode ser tentador espremê-los, mas não é uma boa ideia!

A maioria das pessoas começa a espremer os cravos com as unhas, mas isso não ajuda. Na verdade, machuca a pele e pode propagar a infecção (espreme-se um cravo, depois outro, com unhas e dedos sujos e assim, sem querer, a infecção se espalha de um poro para outro, o que acaba disseminando o problema).

Se você quiser se livrar dos cravos, evite a tentação de fazer “limpezas caseiras” sem conhecer as orientações adequadas para isso. O ideal é ir ao dermatologista e seguir suas indicações.

Para ajudar você nessa batalha, a seguir contaremos mais sobre as pernas de morango.

Causas das pernas de morango

1. Peso inadequado

A obesidade e o excesso de peso podem ser a causa das pernas de morango e da acne em outras partes do corpo. Isso ocorre porque as funções da pele são alteradas em vários níveis.

Como explicam os especialistas: “a obesidade e as manifestações dermatológicas estão relacionadas a uma série de efeitos na fisiologia da pele, incluindo alterações na função de barreira, nas glândulas sebáceas e na produção de sebo, nas glândulas sudoríparas, nos vasos linfáticos, na estrutura e na função de colágeno, na cicatrização de feridas, na micro e macro circulação e na gordura subcutânea…”.

Leia mais: Descubra este incrível tratamento para a pele gordurosa

2. Consumo de alguns medicamentos

Certos medicamentos – quando administrados continuamente para um problema crônico – podem causar alterações na pele, como a acne.

Existem medicamentos que podem dificultar alguns processos fisiológicos, como a eliminação de toxinas do corpo. Isso pode promover o aparecimento de cravos em qualquer parte do corpo.

Se o seu médico prescrever algum medicamento que causa acne, como efeito colateral, ele avisará. Siga suas instruções e, em caso de dúvida, pergunte o que você pode fazer. Não pare de tomar o medicamento sem sua permissão nem mude para outro por conta própria, pois isso pode ser contraproducente.

3. Técnicas inadequadas de depilação

Uma das causas mais comuns das pernas de morango e da acne em áreas como as axilas é uma técnica inadequada de depilação (ou a falta de higiene em geral).

As lâminas de barbear são uma opção muito fácil de usar, mas nem sempre são a melhor opção. Além disso, não são recomendadas para um uso prolongado (porque podem estar danificadas ou diretamente oxidadas). Elas podem causar irritação na pele e o aparecimento de espinhas e cravos.

O aparecimento de cravos pode então se dever à inflamação do folículo da pele e à gordura acumulada.

Troque a lâmina ou encontre outro método de depilação que seja mais amigável com a sua pele se você quiser evitar esse problema. Para isso, pergunte ao seu dermatologista qual seria a melhor opção para você.

Leia também: Como eliminar pelos de maneira natural? Depilação em casa!

Remédios caseiros para tratar as pernas de morango

Embora as opiniões estejam divididas sobre o uso de remédios caseiros para eliminar as pernas de morango, se o seu dermatologista autorizar o uso, você poderá incorporar alguns em sua rotina de cuidados e beleza, até que o problema desapareça.

É importante seguir as orientações do profissional e evitar usar vários remédios ao mesmo tempo, pois pode queimar e ferir a pele, além de agravar o problema.

1. Água e bicarbonato de sódio

Dizem que o bicarbonato de sódio tem propriedades antibacterianas e adstringentes. Por este motivo, considera-se que uma esfoliação com um pouco desse produto pode reduzir o aparecimento de cravos nas pernas.

Ingredientes

  • 1 copo de água (200 ml).
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (27 g).

Procedimento

  1. Misture os dois ingredientes e aplique a mistura na área afetada.
  2. Você pode repetir o tratamento 2 vezes por semana.

 

2. Creme de pimenta-do-reino

Um dos melhores tratamentos caseiros para as pernas de morango é o uso da pimenta-do-reino.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de pimenta-do-reino (10g)
  • 2 colheres de chá de água (10 ml)

Procedimento

  1. Em primeiro lugar, pegue duas colheres de chá de pimenta-do-reino e bata no liquidificador.
  2. Assim que ela se tornar um pó grosseiro, adicione um pouco de água para obter uma pasta.
  3. Aplique essa pasta na área afetada e, suavemente, esfregue com a palma da mão.
  4. Enxágue com água fria.

Veja também: Como reduzir o aparecimento de pelos faciais com 4 receitas caseiras

3. Esfoliante de açúcar para combater as pernas de morango

O açúcar é um elemento comumente usado como esfoliante doméstico, visto que ajuda a desobstruir os poros e remover a sujeira.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de açúcar (30 g)
  • Iogurte natural (à vontade).

Procedimento

  1. Misture os dois ingredientes até obter uma pasta granulada.
  2. Aplique o esfoliante na área afetada. Massageie por 10 minutos e deixe repousar por 10 minutos.
  3. Enxágue com água fria

4. Creme de pele feito com laranja e água de rosas

A casca da laranja tem um cheiro incrível e pode ser usada como um remédio caseiro para tratar as pernas de morango. Como? Tudo o que você precisa fazer é secar a casca da laranja e triturá-la até virar pó.

Ingredientes

  • 3 colheres de chá de casca de laranja (15 g).
  • 1 copo de água de rosas (200 ml).

Procedimento

  1. Misture os dois ingredientes até obter uma pasta.
  2. Aplique uma camada uniforme sobre a área afetada e deixe por 20 minutos.
  3. Depois que a pasta secar, você pode enxaguar com água fria.

Se notar o aparecimento de cravos nas pernas e em outras partes do corpo, não se esqueça de perguntar ao seu dermatologista o que você pode fazer a respeito. Com orientações adequadas desde o início, em breve você terá uma pele bonita e saudável.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
As 7 melhores dicas para combater problemas de circulação nas pernas

Para melhorar a circulação nas pernas, é benéfico colocá-las para o alto por alguns minutos ao final do dia para promover o retorno venoso.