Máscaras antioxidantes com chá verde para revitalizar a pele e os cabelos

O chá verde contém antioxidantes que ajudam a proteger a pele e o cabelo dos efeitos nocivos dos radicais livres. Você se anima a incluí-lo na sua rotina de beleza?
Máscaras antioxidantes com chá verde para revitalizar a pele e os cabelos

Última atualização: 19 Agosto, 2021

As máscaras de chá verde chamam a atenção devido ao seu teor de antioxidantes. Esta planta, com o nome científico de Camellia sinensis, possui uma elevada concentração de polifenóis vegetais que ajudam a proteger a pele contra os efeitos negativos da radiação, poluição e radicais livres.

Conforme afirmado em um estudo publicado na Oxidative Medicine and Cellular Longevity, ele possui galato de epigalocatequina (EGCG) e galato de epicatequina (ECG), que exercem um efeito imunomodulador e fotoprotetor que beneficia tanto a pele quanto os cabelos. Você quer saber mais sobre isso?

Benefícios do chá verde para a pele e o cabelo

Hoje, existe uma grande variedade de produtos para revitalizar a pele e os cabelos. Entre eles, aqueles que contêm chá verde se tornaram populares por suas propriedades. Embora esta planta seja famosa por suas aplicações medicinais, seu uso em cosméticos não passa despercebido. Por que ela é recomendada?

Fotoproteção

O chá verde não substitui o uso de protetor solar; isso deve ficar claro. No entanto, sua contribuição de antioxidantes o torna um protetor solar que atenua os efeitos deletérios do sol sobre a pele. Segundo uma pesquisa da revista Nutrients, as catequinas e os flavonóides dessa planta são os responsáveis por esse efeito.

Em particular, eles inibem a ação negativa dos raios ultravioleta e fortalecem a barreira da pele. Desta forma, não só reduzem o risco de queimaduras solares, mas também protegem contra os sinais de envelhecimento e câncer de pele.

Benefícios do chá verde para a pele e o cabelo
O chá verde é rico em catequinas e flavonóides que atuam como antioxidantes. Portanto, sua aplicação favorece o cuidado da pele.

Acne

Os componentes anti-inflamatórios e antimicrobianos do chá verde funcionam como um complemento para diminuir o excesso de produção de óleo e a acne. A revista Antioxidants relatou que os polifenóis dessa planta regulam a secreção de sebo, mesmo quando aplicados topicamente.

Além disso, uma publicação da Complementary Therapies in Medicine detalha que a suplementação com chá verde descafeinado foi útil na redução de lesões inflamatórias em áreas como nariz e queixo. Este efeito é amplamente atribuído ao seu teor de galato de epigalocatequina (EGCG).

Hidratação

Além das catequinas e dos flavonóides, o chá verde contém vitamina E, conhecida pela sua capacidade de manter a pele firme e hidratada. A respeito disso, uma pesquisa compartilhada na Dermatologic Therapy determinou que o extrato de chá verde ajuda a aumentar a umidade e a reduzir a aspereza da pele.

Queda de cabelo

As pesquisas sobre as propriedades do chá verde para o cabelo ainda são limitadas. Apesar disso, acredita-se que os antioxidantes concentrados nesta planta promovam a saúde do cabelo. Um estudo da Phytomedicine concluiu que a epigalocatequina-3-galato (EGCG) ajuda a prevenir a alopecia androgenética e estimula o crescimento do cabelo.

Máscaras antioxidantes com chá verde para a pele e o cabelo

Atualmente, existem vários produtos cosméticos à base de chá verde no mercado. No entanto, há quem prefira utilizá-lo naturalmente, sozinho ou em combinação com outros ingredientes saudáveis. Vamos compartilhar algumas opções a seguir.

Máscara com bicarbonato de sódio e chá verde

Esta combinação de chá verde e bicarbonato de sódio é ótima para minimizar o excesso de oleosidade na pele, assim como a acne. Também pode ser aplicada como método de esfoliação e limpeza.

Ingredientes

  • 15 g de chá verde moído.
  • 5 g de bicarbonato de sódio.
  • 15 g de mel
  • Água (conforme necessário)

Preparação e como usar

  • Moa as folhas de chá verde e combine-as com o bicarbonato de sódio e o mel.
  • Se necessário, umedeça com um pouco de água até obter uma pasta grossa.
  • Em seguida, limpe a superfície da pele com uma toalha e comece a aplicar a máscara.
  • Faça massagens circulares suaves para esfoliar e limpar os poros.
  • Após 10-15 minutos, enxágue com água morna.
  • Repita o uso 2 ou 3 vezes por semana.
Máscara com bicarbonato de sódio e chá verde
Assim que a máscara for aplicada, deixe-a agir por 15 a 20 minutos para fazer efeito.

Máscara de chá verde, aveia e iogurte

De todas as máscaras antioxidantes de chá verde, esta é uma das favoritas. A razão? Hidrata, remove as células mortas e revitaliza. Como se não bastasse, é adequada para todos os tipos de pele, mesmo as sensíveis.

Ingredientes

  • 15 g de chá verde moído.
  • 15 g de aveia em flocos.
  • 30 g de iogurte natural.

Preparação e como usar

  • Adicione os ingredientes a uma tigela e misture até obter uma pasta lisa.
  • Quando estiver pronto, aplique em todo o rosto, pescoço e colo.
  • Deixe agir por 20 minutos e enxágue.
  • Aplique 2 ou 3 vezes por semana.

Tratamento de chá verde e ovo para o cabelo

Os compostos antioxidantes do chá verde serão úteis na proteção do cabelo contra o envelhecimento precoce e a perda excessiva. Neste caso, vamos combiná-lo com ovo e azeite para obter um tratamento revitalizante e hidratante.

Ingredientes

  • 15 g de chá verde moído.
  • 15 g de azeite.
  • 1 gema de ovo.

Preparação

  • Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture com um garfo.
  • Em seguida, separe os cabelos em mechas e aplique o tratamento da raiz às pontas.
  • Massageie o couro cabeludo e cubra o cabelo com uma touca.
  • Agora, deixe agir por 30 minutos.
  • Enxágue abundantemente com água.
  • Repita o uso 2 vezes por semana.

Obs: se você tem cabelos oleosos, faça a receita sem o azeite.

Proteja pele e cabelo com essas máscaras antioxidantes com chá verde

Os antioxidantes do chá verde fornecem benefícios interessantes para o cuidado da pele e do cabelo; portanto, você pode preparar essas máscaras para complementar a sua rotina de beleza. Certifique-se de usá-las em conjunto com protetor solar e hidratante para obter melhores resultados.

Finalmente, lembre-se de que se você sofre de acne, excesso de óleo ou outra doença de pele, é melhor consultar seu dermatologista para conhecer outras opções de tratamento. Embora o chá verde ajude a reduzir os sintomas, seus efeitos costumam ser temporários e não eliminam o problema pela raiz.

Pode interessar a você...
Como as máscaras faciais funcionam?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como as máscaras faciais funcionam?

Afinal, como as máscaras faciais funcionam? Elas vêm ganhando importância nas rotinas diárias de cuidados com a pele. Saiba mais detalhes!



  • OyetakinWhite P, Tribout H, Baron E. Protective mechanisms of green tea polyphenols in skin. Oxid Med Cell Longev. 2012;2012:560682. doi:10.1155/2012/560682
  • Prasanth MI, Sivamaruthi BS, Chaiyasut C, Tencomnao T. A Review of the Role of Green Tea (Camellia sinensis) in Antiphotoaging, Stress Resistance, Neuroprotection, and Autophagy. Nutrients. 2019;11(2):474. Published 2019 Feb 23. doi:10.3390/nu11020474
  • Katiyar S, Elmets CA, Katiyar SK. Green tea and skin cancer: photoimmunology, angiogenesis and DNA repair. J Nutr Biochem. 2007 May;18(5):287-96. doi: 10.1016/j.jnutbio.2006.08.004. Epub 2006 Oct 17. PMID: 17049833.
  • Saric S, Notay M, Sivamani RK. Green Tea and Other Tea Polyphenols: Effects on Sebum Production and Acne Vulgaris. Antioxidants (Basel). 2016;6(1):2. Published 2016 Dec 29. doi:10.3390/antiox6010002
  • Lu PH, Hsu CH. Does supplementation with green tea extract improve acne in post-adolescent women? A randomized, double-blind, and placebo-controlled clinical trial. Complement Ther Med. 2016 Apr;25:159-63. doi: 10.1016/j.ctim.2016.03.004. Epub 2016 Mar 7. PMID: 27062963.
  • Gianeti MD, Mercurio DG, Campos PM. The use of green tea extract in cosmetic formulations: not only an antioxidant active ingredient. Dermatol Ther. 2013 May-Jun;26(3):267-71. doi: 10.1111/j.1529-8019.2013.01552.x. Epub 2013 Mar 13. PMID: 23742288.
  • Kwon OS, Han JH, Yoo HG, Chung JH, Cho KH, Eun HC, Kim KH. Human hair growth enhancement in vitro by green tea epigallocatechin-3-gallate (EGCG). Phytomedicine. 2007 Aug;14(7-8):551-5. doi: 10.1016/j.phymed.2006.09.009. Epub 2006 Nov 7. PMID: 17092697.