Preparações com óleos essenciais para combater a acne

21 de agosto de 2019
Ao usar óleos essenciais para combater a acne, devemos ter em mente que alguns podem ser fortes demais para o nosso tipo de pele, por isso devemos diluí-los em um óleo de base.

A acne geralmente está presente durante a adolescência, no entanto, também na idade adulta pode fazer a sua aparição. Apesar de usar produtos destinados a combater esse problema, muitos não funcionam e irritam a pele. Portanto, hoje vamos indicar preparações de óleos essenciais para combater a acne.

Os remédios naturais são sempre melhores para lidar com esse tipo de situações. Assim, no futuro, não sofreremos certos problemas que podem ser causados ​​pelo abuso de alguns produtos que podem ter efeitos colaterais para a nossa pele.

Embora agora eles não se manifestem, podemos passar de uma pele mista para uma pele seca e sensível. Podemos nos tornar muito sensíveis a alergias cutâneas e qualquer produto pode nos prejudicar. Portanto, é sempre melhor recorrer, neste caso, à preparação de óleos essenciais para combater a acne. Descubra aqui conosco.

Óleos essenciais para combater a acne

Como tratar a acne com óleos essenciais

Um dos óleos essenciais para combater a acne por excelência é o óleo da árvore do chá. Isso pode ser usado nas espinhas que queremos secar ou diminuir de tamanho. No entanto, vamos nos concentrar em um estudo que desenvolveu uma preparação de óleos essenciais para combater a acne.

Óleos essenciais de laranja, manjericão e ácido acético

O doutor Matiz (e coautores) em seu artigo: Diseño y evaluación in vivo de formulaciones para acné basadas en aceites esenciales de naranja (Citrus sinensis), albahaca (Ocimum basilicum L) y ácido acético desenhou uma fórmula para ver qual era a sua eficácia. Os resultados foram classificados como bons e excelentes.

De acordo com o artigo, o óleo essencial de laranja foi escolhido por apresentar propriedades antiespasmódicas, anti-inflamatórias e antissépticas. A isto foi adicionado o óleo essencial de manjericão, conhecido pela sua capacidade estimulante, antiespasmódica, anti-inflamatória, antisséptica e analgésica.

No entanto, a “estrela” da preparação foi o uso do ácido acético que pode ser encontrado no vinagre. Suas grandes propriedades bactericidas foram a causa de uma melhoria notável em todos os participantes do estudo. A razão, como o artigo indica, está em “sua atividade mista antisséptica e queratolítica”.

Sabia? Razões para nunca espremer espinhas

Forma de elaboração

Para fazer esta preparação de óleos essenciais para combater a acne, utilizou-se uma concentração de 3% de óleo de laranja e 5% de óleo de manjericão. Além disso, foi utilizado 12% de ácido acético. Nossa recomendação para esta preparação é a seguinte:

  • Use 3 colheres de sopa de creme base (45 ml).
  • Adicione 7 gotas de cada óleo.
  • Integre tudo.

Vamos deixar o ácido acético para usá-lo como um tônico antes de aplicar nosso creme. Para fazer isso, vamos mergulhar uma bola de algodão no vinagre e passá-lo pelo rosto, exceto os olhos. Vamos deixar secar e a seguir, aplicamos a preparação que indicamos.

Leia este artigo: Dieta para controlar a acne: que alimentos devo evitar?

Óleos essenciais para combater as marcas de acne

Acne em adultos

Como já dissemos, esta preparação de óleos essenciais para combater a acne pode ser reforçada com o uso da árvore do chá para secar espinhas ou cravos. No entanto, o que acontece com as marcas que podem ser deixadas pela acne? Para isso, não há nada melhor que o óleo de rosa mosqueta.

É importante que adquiramos os óleos essenciais tão puros quanto possível. É claro que devemos ter em mente que não é muito positivo aplicá-los diretamente na pele, exceto no caso de fazê-lo em áreas específicas, por exemplo, em uma espinha.

  • Se tivermos uma grande área do nosso rosto cheio de marcas de acne, o ideal é fazer um creme com óleo de rosa mosqueta para aplicá-lo e ver como as marcas são reduzidas gradualmente.
  • Embora possamos adicionar algumas gotas deste óleo a qualquer creme facial, é melhor usar um creme base. A razão é que é um creme “puro” adequado para receber qualquer outro produto e assim, todas as suas propriedades podem ser aproveitadas.

O que funcionou para você para atenuar a acne? Ficou com alguma marca? Você já teve acne na idade adulta? Esperamos que esta preparação de óleos essenciais para combater a acne o ajude a reduzi-la e melhorá-la. Além disso, não se esqueça de consultar o dermatologista para conhecer a origem do seu problema.

  • Aburjai, T., & Natsheh, F. M. (2003). Plants Used in Cosmetics. Phytotherapy Research. https://doi.org/10.1002/ptr.1363
  • Winkelman, W. J. (2018). Aromatherapy, botanicals, and essential oils in acne. Clinics in Dermatology. https://doi.org/10.1016/j.clindermatol.2018.03.004
  • Daud, F. S., Pande, G., Joshi, M., Pathak, R., & Wankhede, S. (2013). A study of antibacterial effect of some selected essential oils and medicinal herbs against acne causing bacteria. International Journal of Pharmaceutical Science Invention ISSN.