Manjericão: conheça suas incríveis propriedades medicinais
Para aproveitar as propriedades do manjericão podemos consumi-lo ou aplicá-lo de forma tópica, caso queiramos combater problemas como a acne.
O manjericão (Ocimum basilicum) é originário da Ásia e pertence à família das labiáceas. Tem folhas ovaladas, com flores em ramalhete, de cor branca ou rosácea, e seu talo mede uns 60 centímetros de largura.
O manjericão conseguiu surpreender por suas propriedades curativas e sua facilidade de uso para melhorar a saúde.
Benefícios do manjericão
O manjericão foi usado para aliviar diferentes problemas que podem se apresentar. Isso ocorre devido às propriedades medicinais que possui. Alguns benefícios são:
- Esta incrível planta contém agentes antiespasmódicos que nos ajudam a prevenir ou aliviar a fraqueza muscular, a indigestão e as dores em diferentes áreas do corpo.
- Ajuda em caso de fadiga, inflamação fruto do cansaço físico, e é bom para combater a depressão. Em muitos casos, também reduz a ansiedade.
- Do mesmo modo, pode ser usado para fazer massagens para aliviar as cólicas causadas pela menstruação. Seu aroma tranquilizante é usado em diferentes óleos corporais.
- É um grande repelente natural contra os mosquitos. Por suas propriedades antibacterianas, pode ser aproveitado para curar picadas de cobras ou outras picadas infecciosas, e é estimulante para a cicatrização das feridas em unguentos naturais.
- É usado em loções para curar a calvície. Seus efeitos dependerão do uso que damos a ele.
- Ao ser ingerido em chás ou bebidas que não alterem sua composição inicial, se mostra como aliado do sistema imunológico para a defesa do corpo.
Remédios naturais com manjericão
A seguir traremos alguns remédios que você pode preparar com esta erva na comodidade da sua casa:
Dor de garganta
É uma planta que podemos aproveitar em casa em forma de xarope para aliviar a tosse ou acalmar a sensação de ressecamento na garganta, com a ajuda de açúcar e água.
Ingredientes
- 2 xícaras de água (500 ml)
- 2 xícaras de folhas de manjericão (100 g)
- Açúcar (quantidade necessária)
O que fazer?
- Em um recipiente, coloque a água para ferver junto com o manjericão.
- Depois, adicione o conteúdo em várias xícaras e, a cada uma, adicione uma colher de açúcar (15 g).
- Consuma sempre que sentir incômodos.
Para o cuidado da pele
Esta planta também é conhecida como a erva da longevidade. É muito usada pelos amantes da beleza da pele.
Para aproveitar seus benefícios, basta esfregar suavemente uma folha sobre a pele todos os dias: isso dará um brilho natural à pele e melhorará sua aparência.
Ingredientes
- 1 folha de manjericão
- 1 xícara de água (250 ml)
O que fazer?
- Esquente uma xícara de água e adicione a folha de manjericão.
- Deixe repousar e escorra um pouco a folha.
- Quando estiver em uma temperatura suportável para a sua pele (morna, preferencialmente) esfregue em forma de massagem.
- Faça este procedimento todos os dias antes de ir dormir.
Para a acne
O manjericão purifica o sangue e elimina as toxinas, por isso nos ajuda a ter uma pele mais saudável.
O que fazer?
- Você pode comer de 3 a 5 folhas de manjericão pela manhã, sem a necessidade de cozinhar.
- Também pode fazer uma máscara com suas folhas e deixá-la agir por 30 minutos.
Melhora a digestão
O manjericão tem propriedades depurativas naturais que ajudam o organismo a eliminar o que não precisa. Por sua vez, suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a melhorar os sintomas da acidez estomacal.
Ingredientes
- 2 colhers de sopa de manjericão (30 g)
- 1 xícara de água (250 ml)
O que fazer?
- Em primeiro lugar, lave bem as folhas do manjericão e coloque-as em uma xícara.
- Adicione água fervendo e misture bem.
- Deixe repousar por 5 minutos, beba e desfrute.
- Tome este chá pelas manhãs.
Prevenções no uso do manjericão
Cabe ressaltar que, por prevenção, o uso de qualquer planta deve ser consultado com um especialista, dado que os remédios naturais podem apresentar reações variadas dependendo da pessoa que os usar.
Nota: as grávidas devem limitar seu consumo para evitar complicações.
Esta maravilhosa planta é chamada vulgarmente a erva sagrada não só por sua mitologia, mas também em uma referência ao fato de que funciona para tratar inúmeros problemas.
- Pushpangadan, P., & George, V. (2012). Basil. In Handbook of Herbs and Spices: Second Edition. https://doi.org/10.1533/9780857095671.55
- Suppakul, P., Miltz, J., Sonneveld, K., & Bigger, S. W. (2003). Antimicrobial properties of basil and its possible application in food packaging. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf021038t
- Deshpande, S., Basil, M. D., & Basil, D. Z. (2009). Factors influencing healthy eating habits among college students: An application of the health belief model. Health Marketing Quarterly. https://doi.org/10.1080/07359680802619834