Como atenuar as cicatrizes da pele?

Se você quiser atenuar suas cicatrizes pode usar a cebola, pois ela estimula a produção de colágeno além de disfarçar e melhorar seu aspecto. Aplique a solução com um algodão na área afetada

As cicatrizes ou marcas na pele que surgem logo após uma ferida, acne, arranhão ou outras doenças, podem ser atenuadas com remédios naturais. As causas podem ser diversas, porém, as receitas que ensinaremos a seguir podem ser de muita utilidade em qualquer um dos casos. Leia o artigo seguinte para saber como tirar as cicatrizes da pele.

Remédios populares para as cicatrizes

Antes de passar para as receitas caseiras é bom saber que existem três tipos de cicatrizes na pele: as causadas por cortes (acidentes, cirurgia, pancadas, quedas, cortes de lâmina de barbear), por queimaduras (com fogo, calor, frio) e por doenças (como o caso da varicela).

Dentre os sintomas encontramos a pele avermelhada ou rosada e uma pequena rigidez nas bordas do machucado. Para cicatrizar isso mais rápido podemos recorrer a remédios e receitas naturais:

  • Esprema o suco de um limão e misture-o com duas colheres de sopa de leite. Unte esta mistura na região e quando secar, aplique a polpa de um talo de babosa, cubra com gaze ou um curativo. Deixe atuar a noite toda e pela manhã aplique um creme hidratante (pode ser um pós sol).
  • A babosa pode ser usada como cataplasma para apagar cicatrizes se aplicada diariamente na área afetada, sempre à noite.
  • Encontre algumas conchas marinhas grandes, pulverize-as com um martelo e depois coloque um pouco de água em seu pó para fazer uma pasta, que você deverá colocar sobre a cicatriz diariamente.
  • Esfolie a pele com uma mistura de uma colher de sopa de açúcar e uma de mel. Faça movimentos circulares suaves e depois enxágue.
Mel para tirar cicatrizes da pele

  • As capsulas de vitamina E podem ajudar a cicatrizar uma ferida e a reduzi-la em questão de dias. Aplique seu conteúdo uma vez por dia durante pelo menos uma semana.
  • Esmague duas colheres de pétalas de calêndula fresca ou uma colher de sopa de flores secas junto com 4 colheres de sopa de óleo de gérmen de trigo amolecido. Aplique várias vezes por dia. Este remédio é ideal para as cicatrizes causadas pela acne.
  • Adicione duas porções de flores de camomila em um litro de água fervente e deixe repousar para preparar uma tisana. Faça uma compressa para aplicar à frio, servirá para as feridas leves.
  • Misture em um frasco de vidro com tampa hermética 15 gotas de óleo essencial de sálvia, 15 gotas de óleo de rosa mosqueta e uma colher de sopa de óleo de amêndoas. Esquente e unte com uma bolinha de algodão todas as noites. Retire pela manhã com água morna.
Amêndoas para tirar cicatrizes da pele

  • Misture um ovo inteiro (gema, clara e casca) em meia xícara de água oxigenada. Aplique diariamente sobre a cicatriz.
  • Misture duas colheres de sopa de farinha de feijão com sete gotas de leite. Aplique esta pasta na ferida todos os dias.
  • Em um litro de água, ferva 10 nêsperas maduras sem sementes por 20 minutos. Coe e embeba um pano no líquido resultante, aplique depois (quando estiver frio) na região afetada.
  • Corte uma cebola em rodelas e coloque em um recipiente. Em outro, misture 3 gramas de sal com 10 gramas de sabonete líquido. Coloque todos os ingredientes em banho Maria por 15 minutos. Deixe refrescar sem deixar remover. Com um filtro de café, coe e guarde o líquido resultante, você pode guardar na geladeira, em um frasco de vidro com tampa hermética. Passe todos os dias na cicatriz com uma bolinha de algodão.
Cebola para tirar cicatrizes da pele

  • Coloque meia xícara de mel, 1/3 de xícara de aveia crua e  colheres de sopa de babosa em um liquidificador e bata por alguns instantes. Guarde na geladeira em um recipiente de vidro com tampa hermética. Aplique com uma massagem na área afetada, deixe 2 horas e lave com água morna. Repita diariamente.
  • Coloque uma colher de sopa de folhas de centelha asiática em uma xícara de água fervendo. Cubra e deixe esfriar. Aplique embebendo um pouco de algodão e colocando na região afetada todos os dias.
  • Macere em um litro de azeite de oliva, 40 gramas de raiz fresca de bardana. Deixe repousar por quinze dias e depois aplique diariamente na cicatriz, usando um algodão.
  • Ferva meio litro de leite, tire a nata e coloque no congelador até que congele. Coloque na ferida durante 20 minutos, segurando com uma venda. Repita diariamente até que a ferida desapareça.
Leite para tirar cicatrizes da pele

  • Esmague algumas rodelas de abacaxi sem casca e aplique diretamente na cicatriz. É um remédio caseiro para eliminar as marcas da acne que você não pode deixar passar.
  • O bicarbonato de sódio atua como um microdermoabrasivo. Dilua cinco partes de bicarbonato em uma parte de água e forme uma pasta. Massageie a cicatriz com a mistura por alguns minutos. Deixe secar e enxágue completamente usando água morna. Você pode repetir o tratamento duas a três vezes por semana.
  • A manteiga de cacau não é difícil de encontrar e permite amenizar as cicatrizes de forma natural. É um hidratante caseiro excelente, já que umedece a região da ferida para que o processo de cura seja mais rápido.

Recomendações para tirar as cicatrizes

  • O sol é uma péssima combinação para as cicatrizes, porque escurece e torna mais difícil eliminá-las. Esconda a ferida por três meses, principalmente durante o verão.
  • Quando ocorre uma ferida devemos tratá-la de forma imediata, limpando e desinfetando a área.
  • A ferida deve permanecer coberta durante os primeiros dias, mesmo quando tomarmos banho, para que não molhe ou entre sabonete.
  • Não tire as cascas, isso aumentará as possibilidades de deixar marcas que não podem ser apagadas e de infectar o ferimento.

 

Recomendados para você