Como fazer um sabonete esfoliante natural de aveia

· 25 de junho de 2018
Preparar um sabonete natural de aveia tem muitas vantagens para o cuidado da pele. O melhor de tudo é que é muito econômico e seus ingredientes não contêm elementos químicos agressivos

O uso regular de sabonete natural de aveia pode ajudar a eliminar as células mortas que se acumulam na pele. Ainda que no mercado existam muitos produtos esfoliantes com a mesma finalidade, este sabonete é de baixo custo e é livre de substâncias químicas agressivas.

A aveia é um dos ingredientes mais recomendados para o cuidado da pele, já que é hidratante e não produz alergias. É cheio de nutrientes que, depois de serem assimilados, promovem a regeneração dos tecidos para evitar as rugas prematuras.

Ainda que estas propriedades vem sendo aproveitadas na indústria cosmética há décadas, seu uso em seu estado natural continua vigente como uma das melhores opções para embelezar a pele, sem correr o risco de reações indesejadas.

Como preparar em casa um sabonete natural de aveia? Seja porque quer evitar os químicos ou porque quer economizar, existe uma maneira muito simples de fazer um sabonete artesanal econômico e cheio de benefícios. Não hesite em testá-lo!

Benefícios do sabonete natural de aveia para esfoliar a pele

O sabonete natural de aveia é um produto que tem ganhado fama nos últimos anos. Sua fórmula suave e livre de substâncias químicas prejudiciais permite sua aplicação até em peles sensíveis ou suscetíveis a secura.

Nas lojas de cosméticos e supermercados existem muito sabonetes que tem características similares. O inconveniente é que vários contém aditivos que alteram o pH ou produzem reações alérgicas.

Por isso, apesar de ser necessário investir um pouco de tempo em seu preparo, muitos estão optando por usar esta opção natural. Deste modo podemos esfoliar a pele regularmente e, ainda, obter outros interessantes benefícios.

Leia também: Descubra como esfoliar a pele com produtos caseiros

Pele livre de células mortas

O sabonete de aveia serve para limpar bem a pele

A qualidade mais destacada do sabonete natural de aveia é sua capacidade para remover as células mortas que vão ficando retidas na pele. Devido aos seus compostos adstringentes, limpa profundamente os poros e melhora a textura cutânea.

Seus nutrientes minimizam o impacto negativo dos radicais livres e, ao promover a oxigenação dos tecidos, ajudam a prevenir o aparecimento de sinais prematuros da idade e imperfeições.

Calmante para a irritação e coceira

Diferente de muitos ingredientes de origem química, a aveia não altera o pH cutâneo. Na verdade, sua aplicação tem um efeito positivo no tratamento das reações alérgicas que produzem irritação e coceira.

Suas propriedades ajudam a restaurar a umidade natural da pele e promovem o alívio do excesso de secura, queimaduras e hematomas. Conta com um efeito cicatrizante e anti-inflamatório que, além disso, favorece a cura de pequenas feridas.

Solução contra o excesso de gordura

O sabonete de aveia serve para tratar cravos

As propriedades adstringentes do sabonete natural de aveia são uma solução alternativa para a produção excessiva de gordura. Sua aplicação direta age de maneira positiva sobre a atividade das glândulas sebáceas.

Como resultado a pele fica com uma aparência fresca por mais tempo e sem esse aspecto brilhante que o excesso de sebo traz. Além disso, são retirados muitos resíduos dos poros e reduz o aparecimento de acne e cravos.

Confira mais dicas para cuidar de sua pele aqui: Limpeza facial caseira com produtos naturais

Como preparar um sabonete natural de aveia em casa?

Sabonete de aveia embrulhado para presente

Para potencializar os benefícios da aveia sobre a pele podemos adicionar ao sabonete outros ingredientes saudáveis como o mel de abelhas e o óleo de vitamina E. Logicamente, se preferir usar somente a aveia, pode fazê-lo.

Ingredientes

  • 1 barra de sabonete de glicerina (300 g).
  • 3 colheres de aveia em flocos (45 g).
  • 4 colheres de mel (80 g).
  • 1 cápsula de vitamina E.

Utensílios

  • Recipiente apto para micro-ondas.
  • Colher de madeira.
  • Moldes para sabonete.

Modo de preparo

  • Rale uma barra de sabonete de glicerina e coloque-a em um recipiente apto para micro-ondas.
  • Derreta o sabonete colocando-o um par de minutos no calor e, depois, misture-o com os flocos de aveia e as colheres de mel.
  • Mexa por alguns minutos com uma colher de madeira, até que tudo fique bem misturado.
  • Adicione o conteúdo de uma cápsula de vitamina E e siga mexendo.
  • Depois de obter um produto uniforme, verta-o sobre os moldes para sabonete e deixe repousar.

Modo de uso

  • Desmolde o sabonete quando adquirir a textura desejada.
  • Umedeça a pele e esfregue o produto com suaves massagens circulares.
  • Deixe agir entre 5 ou 8 minutos e enxágue.
  • Repita sua aplicação pelo menos 3 vezes durante a semana para manter a pele limpa.

Como você pode notar, preparar seu próprio sabonete natural de aveia não é complicado nem caro. Siga as instruções e desfrute todos os seus benefícios para a pele.