Rotina básica para o cuidado da pele
Na hora de adotar uma rotina para o cuidado da pele, devemos levar em conta qual é o nosso tipo de pele para adaptar o tratamento às suas características.
Você está seguindo uma rotina de cuidados com a pele? Caso contrário, você deve começar a adotar uma, pois é necessário prestar atenção à saúde desse importante órgão que está exposto a uma ampla variedade de fatores todos os dias.
Proposta de uma rotina básica de cuidados com a pele
Etapa 1: limpe sua pele 1 ou 2 vezes ao dia
Muitos de nós costumamos limpar nossa pele com água e sabão, toalhas úmidas ou inclusive só água.
O ideal é usar produtos específicos, com composições suaves e especializadas para o cuidado da pele.
Além destes produtos, estas são algumas recomendações a levar em conta para manter sua pele corretamente limpa:
- Você deve fazer a limpeza da pele preferencialmente 2 vezes por dia. Assegure-se de que uma dessas vezes seja logo depois de levantar pelas manhãs, já que nosso corpo produz a maior quantidade de oleosidade durante a noite.
- Suas mãos são o instrumento perfeito para limpar a sua pele. Esqueça as toalhas ou esponjas, pois desta forma evita que sua pele possa se irritar.
- Ainda que saibamos que é chato, nunca deixe de tirar a maquiagem antes de dormir. Desta forma, você evita que o óleo se acumule em sua pele e provoque desgaste durante a noite.
- Não limpe a sua pele mais de duas vezes por dia, a menos que seja necessário. Se o fizer, estará superestimulando as glândulas sebáceas, por isso seu corpo produzirá ainda mais gordura do que o normal.
- Caso sua pele sofra de ressecamento, aconselhamos limpá-la só uma vez por dia. Além disso, é conveniente usar produtos ideais para este tipo de pele, como géis limpadores.
2º Passo: use um tonificante depois da limpeza (opcional)
Depois de remover toda a maquiagem e lavar o rosto com água e sabão, é recomendável aplicar um tônico. Eles nos ajudam a fechar os poros depois de uma limpeza, prevenindo as infecções por bactérias.
- Caso tenha a pele seca, recomendamos que não use este tipo de produto, já que o limpador será mais do que suficiente.
- Pelo contrário, se sua pele é oleosa, não seria demais aplicar um tonificante adstringente, com um teor de álcool de 20% a 60%.
3º Passo: umedeça sua pele 1 ou 2 vezes por dia
Umedecer sua pele nunca é demais, principalmente depois de passar por um processo de limpeza que elimina praticamente toda a sua oleosidade natural.
Umedecer a sua pele logo depois de fazer sua limpeza e aplicar um tônico ajuda a mantê-la jovem por muito mais tempo. Da mesma forma, uma pele corretamente hidratada é menos propensa a sofrer de ressecamento e acne.
- Ainda que seja bom hidratar a sua pele, aconselhamos que não faça isso em excesso (no máximo duas vezes ao dia), já que poderia obstruir os poros e causar infecções futuras.
4º Passo: Esfolie sua pele de 1 a 3 vezes por semana
Os tratamentos esfoliantes ajudam a eliminar as células mortas e, por isso, fazem com que a nossa pele fique mais jovem. Previnem o surgimento precoce de rugas, o desenvolvimento de acne, e evitam o surgimento de manchas decorrentes da velhice.
Se você decide fazer o tratamento em casa, recomendamos o seguinte:
- Faça a esfoliação logo depois da limpeza. Recomendamos que depois de esfoliar a pele, você aplique um produto umectante.
- Em caso de reação adversa, pare de usar o esfoliante e consulte seu dermatologista.
- Depois que a esfoliação estiver concluída, lave bem o rosto e aplique um hidratante não comedogênico.
5º Passo: Faça uma massagem facial
O cuidado básico de nossa pele consiste na limpeza, esfoliação e umectação. Porém, uma massagem facial pelo menos uma vez ao mês é uma opção maravilhosa para manter nossa pele muito mais viva e jovem.
A massagem ajudará a estimular a circulação sanguínea e a parecer radiante. E, embora você possa fazer isso em casa diariamente, se estiver entre as suas possibilidades, recomendamos que você procure uma esteticista especializada em massagens faciais.