Rotina básica de cuidados com a pele

Na hora de adotar uma rotina de cuidados com a pele, devemos levar em conta qual é o nosso tipo de pele para adaptar o tratamento às suas características.
Rotina básica de cuidados com a pele

Última atualização: 05 Janeiro, 2021

Você segue uma rotina de cuidados com a pele? Caso contrário, você deve começar a adotar uma, pois é necessário prestar atenção à saúde desse importante órgão que está exposto a uma ampla variedade de fatores todos os dias.

Pense que, com uma boa rotina básica de cuidados com a pele, você não apenas terá uma boa aparência no dia a dia, como também poderá prevenir o envelhecimento prematuro. Então, para ajudar você a começar, vamos apresentar uma proposta abaixo.

Proposta de uma rotina básica de cuidados com a pele

Mulher limpando a pele do rosto

Etapa 1: limpe sua pele 1 ou 2 vezes ao dia

Muitas pessoas costumam limpar a pele com água e sabão, toalhas úmidas ou inclusive só água. Contudo, o ideal é usar produtos específicos, com composições suaves e especializadas para o cuidado do tipo de pele.

Além desses produtos, veja algumas recomendações a levar em conta para manter uma higiene correta:

  • Você deve fazer a limpeza da pele preferencialmente 2 vezes por dia. Assegure-se de que uma dessas vezes seja logo depois de levantar pelas manhãs, já que o corpo produz a maior quantidade de oleosidade durante a noite.
  • Não limpe sua pele mais de duas vezes por dia, a menos que seja necessário (porque você suou em excesso ou se sujou com alguma coisa). Se o fizer, estará estimulando excessivamente as glândulas sebáceas e, por isso, seu corpo produzirá ainda mais gordura do que o normal.
  • Caso você tenha pele seca, aconselhamos limpá-la só uma vez por dia. Além disso, é conveniente usar produtos ideais para esse tipo de pele, como géis limpadores.
  • As mãos são o instrumento perfeito para limpar a sua pele. Esqueça as toalhas ou esponjas, pois elas tendem a acumular um excesso de sujeira, causando irritações na pele e piorando o problema.
  • Nunca deixe de tirar a maquiagem antes de dormir. Dessa forma, você evita que o óleo se acumule em sua pele e provoque desgaste durante a noite.

2º Passo: use um tonificante depois da limpeza (opcional)

Depois de remover toda a maquiagem e lavar o rosto com água e sabão, é recomendável aplicar um tônico. Esse produto nos ajuda a fechar os poros depois de uma limpeza, prevenindo as infecções por bactérias.

  • Caso sua pele seja seca, não recomendamos o uso desse tipo de produto, já que o sabonete ou limpador será mais do que suficiente.
  • Pelo contrário, se sua pele for oleosa, não seria exagero aplicar um tonificante adstringente, com um teor de álcool de 20% a 60%.

3º Passo: umedeça sua pele 1 ou 2 vezes por dia

Mulher aplicando creme na pele

Umedecer sua pele nunca é demais em uma rotina básica de cuidados com a pele. Principalmente depois de passar por um processo de limpeza que elimina praticamente toda a sua oleosidade natural.

Umedecer a pele logo depois de fazer a limpeza e aplicar um tônico ajuda a mantê-la jovem por muito mais tempo. Da mesma forma, uma pele corretamente hidratada é menos propensa a sofrer de ressecamento e acne.

Embora seja bom hidratar a sua pele, aconselhamos não fazer isso em excesso (no máximo duas vezes ao dia). Caso contrário, poderia obstruir os poros e causar infecções futuras.

4º Passo: esfolie sua pele

Os tratamentos esfoliantes ajudam a eliminar as células mortas e, por isso, fazem com que a pele fique mais jovem. Também previnem o surgimento precoce de rugas, o desenvolvimento de acne e o aparecimento de manchas decorrentes da velhice.

Se você decidir fazer o tratamento em casa, recomendamos o seguinte:

  • Faça a esfoliação logo depois da limpeza. Faça isso com a ponta dos dedos, aplicando movimentos circulares leves. Não há necessidade de esfregar com força. Se for esfoliar a pele com uma toalha, certifique-se de que ela esteja limpa.
  • Em caso de reação adversa, suspenda o uso do esfoliante e consulte seu dermatologista.
  • Depois que a esfoliação estiver concluída, lave bem o rosto e aplique um hidratante não comedogênico.

5º Passo: faça uma massagem facial

Mulher cuidando da sua pele

O cuidado básico com a pele consiste na limpeza, esfoliação e umectação. Porém, uma massagem facial pelo menos uma vez ao mês é uma opção maravilhosa para manter a pele muito mais viva e jovem.

A massagem ajudará a estimular a circulação sanguínea e deixará sua pele radiante. E, embora você possa fazer isso em casa diariamente, se estiver entre as suas possibilidades, recomendamos que você procure uma esteticista especializada em massagens faciais.

Não pode faltar a proteção solar diária

Em uma boa rotina básica de cuidados com a pele, a proteção solar diária não pode ser esquecida. Vale ressaltar que em vez de aplicar diretamente na pele recém-lavada, o ideal é fazer isso após a aplicação de uma leve loção hidratante. Dessa forma, a pele fica protegida de forma adequada.

No caso de peles com tendência a ressecar, o problema da aplicação direta do filtro solar é que ele deixa de oferecer a hidratação de que a pele precisa, podendo deixá-la seca em pouco tempo.

Como você pode ver, manter uma rotina básica de cuidados com a pele não requer uma estratégia complexa, apenas a adoção de pequenos hábitos que, no dia a dia, são muito positivos. Vamos colocar essas dicas em prática?

Pode interessar a você...
7 recomendações para cuidar das mãos e prevenir o envelhecimento
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 recomendações para cuidar das mãos e prevenir o envelhecimento

Neste artigo, falaremos sobre algumas recomendações para cuidar das mãos e prevenir os sinais de envelhecimento precoce. Confira!