Limpeza facial caseira com produtos naturais

· 7 de janeiro de 2014
A pele é o maior órgão do nosso corpo e merece muita atenção. Aprenda a fazer uma limpeza facial adequada na pele.

Antes de mais nada, não devemos nos esquecer da pele, pois este é um órgão sensível que cobre quase todo o nosso corpo. Sendo assim, devemos nos preocupar com seus cuidados não apenas por uma questão de estética, mas também por uma questão de saúde e limpeza facial.

Partindo deste princípio, daremos atenção especial aos cuidados da delicada pele do rosto neste artigo.

Não há necessidade de ir a um salão de beleza e usar produtos químicos caros para fazer um tratamento de limpeza e renovação da pele do rosto. Dessa forma, é possível fazer isso em casa e utilizando apenas produtos naturais.

Não se trata apenas de uma necessidade de higiene, mas, também, de uma excelente maneira de rejuvenescer a pele. Afinal de contas, quem não quer ter uma pele saudável? Por isso, propomos os seguintes passos para realizar uma limpeza simples, natural e eficiente.

Abrindo os poros

Em primeiro lugar, lave o rosto com água morna e sabão facial adequado para o seu tipo de pele.

Uma vez que toda a sujeira e as impurezas superficiais que aderiram durante o dia tenham sido extraídas, é possível abrir os poros antes de aplicar a máscara de limpeza facial. Este é um passo fundamental para preparar o rosto para absorver os produtos que serão aplicados.

Feito isso, coloque água em uma panela e leve ao fogo até ferver. Retire a panela do fogo e acrescente algum tipo de erva: lavanda, camomila ou chá verde, por exemplo. Em seguida, proceda colocando o rosto sobre a panela e se cubra com uma toalha para receber os vapores no rosto.

O tempo entre 2 e 5 minutos é suficiente para que a pele transpire bastante. Além disso, não é recomendado o uso de lentes de contato durante este procedimento.

Esfoliação ou peeling de limpeza facial

Esta etapa tem como objetivo eliminar as células mortas que estão obstruindo a pele, bem como favorecer a regeneração celular. Da mesma forma, também vai ajudar a eliminar cicatrizes, a evitar a descamação e favorecer a circulação na pele.

Ela deve ser feita sempre quando a pele estiver bem limpa e com os poros abertos. E mais, não é conveniente pular nenhuma etapa. Sendo assim, este peeling ou esfoliação pode ser feito com diferentes receitas caseiras: 

As amêndoas são boas para fazer uma limpeza facial adequada para a pele
Cada 100g de amêndoas comuns oferece uma importante quantidade de vitamina E (26,22mg)

Peeling de amêndoas

Ingredientes

  • ½ xícara de sal marinho
  • ½ colher de extrato puro de amêndoa
  • ½ xícara de grãos de café
  • ½ xícara de açúcar mascavo
  • ½ xícara de óleo de amêndoa doce

Como fazer: Misture os ingredientes e guarde-os em um recipiente de vidro bem limpo para aplicar sempre ter o produto à mãos. O tratamento pode ser feito uma vez por semana.

Peeling de coco e chocolate

Ingredientes

  • ½ xícara de óleo de coco líquido
  • 3 colheres de cacau em pó puro sem açúcar
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • ½ colher de extrato puro de coco
  • 1 colher de extrato de baunilha

Como fazer: misture bem o óleo com o açúcar e os extratos, até que forme uma mistura homogênea, em seguida, adicione o cacau em pó e guarde-o em um recipiente para o uso. 

Peeling de limão e amêndoa

Ingredientes

  • ½ colher de raspas de limão
  • ½ xícara de sal marinho
  • ½ xícara de óleo de amêndoa doce

Como fazer: Esta mistura não pode ter contato com líquidos, por isso, misture-a com as mãos antes de aplicá-la.

Antes de tudo, cabe dizer que é muito importante fazer uma suave massagem ao aplicar o esfoliante.

Sendo assim, utilize movimentos circulares em toda a pele do rosto, fazendo, assim, uma pequena pressão, usando uma almofada antisséptica de maquiagem. Isso eliminará toda a sujeira e células mortas para poder continuar com o tratamento natural.

Deixe o esfoliante agir por cerca de vinte minutos e, então, lave o rosto com água morna. Após esta etapa, você pode aproveitar para retirar as espinhas e cravos na pele. Mas, atenção! Este é o único momento adequado para fazer isso caso queira evitar ferir a pele e causar infecções.

Leia também: Experimente este peeling feito naturalmente

Máscara facial

Mulher fazendo máscara facial após fazer uma limpeza facial

Uma vez que a pele estiver bem limpa, esfoliada e com todas as impurezas retiradas, é hora de aplicar a máscara natural, de acordo com a necessidade pessoal.

Existem máscaras para hidratar a pele seca, outras para eliminar o excesso de oleosidade, bem como para eliminar manchas, fechar os poros ou prevenir a aparição de rugas.

Deixe o produto agir até que ele fique bem seco, ou deixe entre vinte a trinta minutos. Então, após este tempo, lave o rosto com água morna, secando suavemente a pele com pequenos toques.

Receitas de máscaras naturais

Seguem abaixo algumas máscaras naturais, mais fáceis e eficazes de desenvolver e aplicar:

  • Máscara antirrugas: Adicione a uma tigela meia taça de polpa de pepino sem sementes e um ovo cru e misture bem. Em seguida, aplique a mistura por todo o rosto e deixe agir por no mínimo meia hora.
  • Máscara restauradora do pH: utilize um pacote de gelatina com uma xícara de polpa de tomate. Aqueça a gelatina e adicione a polpa para fazer uma massa compacta.
    Uma vez que a máscara estiver fria, aplique no rosto deixando agir por pelo menos 20 minutos, até que o tomate equilibre o pH, enquanto a gelatina equilibra os tons da pele.
  • Máscara hidratante: retire a polpa de metade de um abacate, pegue duas colheres de mel e dois ovos. Bata os ovos até conseguir uma espuma e, então, acrescente os demais ingredientes.
    Quando todos os ingredientes formarem uma pasta fina, aplique-a sobre a pele. Além de hidratar, o abacate também ajuda a tratar de cicatrizes e a hiperpigmentação. Deixe agir por pelo menos meia hora.

Como você pôde observar, não existe a necessidade de muitos ingredientes para preparar uma máscara caseira, e, além disso, a grande vantagem está em ser natural e sem contraindicações.

Finalmente, lembre-se de remover as máscaras com água morna, secando com toques leves.

Fechar os Poros

Após terminar a limpeza facial, o ideal é fazer algo para fechar os poros e evitar que as impurezaas entrem.

Desse modo, é possível obter este resultado aplicando água bem gelada no rosto, após derreter um pouco de gelo nela. No entanto, caso você tenha usado uma máscara de tomate ou pepino, este trabalho de fechamento dos poros já foi feito.

Outros produtos que ajudam a fechar os poros, devido o seu poder adstringente, são o chá verde, a menta e o suco de cidra da maçã. Coloque uma toalha molhada para umedecer todo o rosto e, então, espere que seque bem, antes de lavar novamente o rosto com água fria.

Leia também: 8 remédios caseiros para os “poros dilatados”

Manutenção da pele

Após terminar a limpeza facial e para que ela dure ao longo do tempo, é importante manter a pele hidratada corretamente, nem seca, nem com excesso de oleosidade.

Para isso, é bom usar um creme hidratante que seja mais adequado para cada caso e, assim, evitar rigidez, secura, coceira ou envelhecimento da mesma. Devemos hidratar nossa pele todos os dias para mantê-la lisa e suave.

Creme hidratante caseiro

Elabore também um creme hidratante caseiro antirrugas para pele seca, que se conservado na geladeira, dura cerca de três meses. Entretanto, não aconselhamos esperar tanto tempo, pois existem mais propriedades nos primeiros dias após a elaboração do mesmo. Os ingredientes são os seguintes:

  • 25g de purê de pepino
  • 25g de água destilada
  • 25g de óleo de jojoba
  • 25g de óleo de semente de uva
  • 25g de óleo essencial de rosa

Misture todos os ingredientes, batendo-os em um recipiente amplo, para misturar bem o óleo com a água e os demais ingredientes. Guarde em um pote de vidro e já estará pronto para começar a aplicar diariamente, a fim de aproveitar suas propriedades desde o primeiro dia.

É aconselhável aplicar o produto após o banho, já que a pele vai estar bem limpa e os poros mais abertos para receber seus valiosos efeitos.