O uso adequado da internet melhora o seu bem-estar

· 14 de janeiro de 2019
A internet mudou a maneira de nos informarmos e de nos comunicarmos com os demais. De fato, um bom uso desta ferramenta pode vir a melhorar o seu bem-estar.

A internet é uma ferramenta poderosa que nos permite encontrar informações de todo o tipo. Um uso adequado da internet melhora o seu bem-estar, apesar de nem todas as pessoas se aproveitarem disso.

Com sua chegada, os usuários passaram a encontrar todo o tipo de informação. É que a internet fomentou o desenvolvimento de um grande número de novas atividades e serviços destinados a facilitar novos tipos de interações sociais que antes não eram possíveis.

O uso da internet oferece uma variedade de benefícios para todos os que estão dispostos a usá-la. A enorme quantidade de informação disponível oferece um novo paradigma.

Saiba como usar a internet adequadamente para melhorar o seu bem-estar

A internet é uma ferramenta única e excepcional. Apesar de tudo, seu uso deve ser feito com moderação. A seguir, te oferecemos algumas das razões que justificam porque a internet é ideal para melhorar seu bem-estar. Anote!

1. Uma fonte de informação sobre dieta e nutrição

A internet te permite encontrar dicas de especialistas sobre como se alimentar de forma mais saudável. Além disso, você também pode encontrar todo tipo de receitas, conteúdo nutricional de alimentos e planos de alimentação.

  • Este tipo de dieta ou conselhos de nutrição podem te mostrar o caminho correto para controlar seu peso.
  • Desta forma, você pode evitar o desenvolvimento de doenças crônicas.

Você sabia? Alimentação saudável e atividade física são a chave para perder peso

2. Um recurso para temas de saúde

Para melhorar o seu bem-estar, a internet pode ser de grande ajuda, já que permite tirar suas dúvidas sobre temas de saúde.

O uso adequado da internet pode te dar informações sobre sua saúde

A internet certamente abriu a capacidade de pesquisar. Considere que você pode aprender sobre os sintomas e tratamentos de doenças muito particulares. Inclusive, pode ver vídeos que mostram como são realizados procedimentos, ler estudos médicos ou procurar informações sobre os efeitos secundários e interações medicamentosas.

Apesar de tudo, você deve saber que nem sempre o que reluz é ouro, já que existe uma grande quantidade de informações na internet que não são verificadas e nas quais não podemos confiar. Para remediar isto, te aconselhamos comprar dados e se informar através de fontes verídicas e objetivas.

Além disso, é importante usar a internet com moderação. Infelizmente, ela também pode ter o efeito oposto e piorar a saúde. O fato de passar muito tempo pesquisando as condições e, em alguns casos, temendo o pior, pode fazer com que tenha problemas de ansiedade.

3. Uma forma de se conectar socialmente

A internet, como facilitador da comunicação online, tem um tremendo potencial para melhorar o bem-estar mental. Sem dúvida alguma, a função comunicativa é um dos recursos mais destacados.

De fato, facilita a comunicação com as pessoas que gostamos através das diferentes redes sociais ou por e-mail. Nesta linha, deve-se saber que aquelas pessoas que estão em contato com amigos e familiares tendem a ter uma saúde melhor.

O uso adequado da internet envolve uma forma saudável de se conectar socialmente

Foi demonstrado que os usuários de sites de redes sociais como o Facebook e o Instagram aumentaram seu capital social, o sentido de comunidade e, além disso, melhoraram seu bem-estar. Apesar de a Internet ter sido usada inicialmente para entrar em contato com desconhecidos, mais tarde se transformou em uma plataforma onde as pessoas desenvolvem e cultivam suas relações já existentes.

Não deixe de ler: Deveres: que limite devemos impor

Ainda, através das redes sociais você pode seguir o rastro de seus amigos e familiares graças às fotos e atualizações que publicam em seus perfis sociais. Também te oferece a possibilidade de conhecer a outras pessoas. Trata-se de algo positivo, já que a conexão com outros indivíduos online evita a solidão ou a depressão.

Só tenha em conta que o uso da internet não deve substituir as interações cara a cara, mas sim deve ser um complemento para enriquecer as relações já existentes ou para fomentar novas.

Em conclusão, as dicas anteriores demonstram que a internet pode melhorar notavelmente o seu bem-estar. Você só precisa fazer um uso moderado e desfrutar do amplo leque de informação que contém. Lembre-se que um uso excessivo pode afetar a sua saúde mental.

  •  Santiago Yubero Jiménez et al. “Padres, hijos e internet. Socialización familiar de la red”, Universitas psychologicaISSN 1657-9267, Vol. 17, Nº. 2, 2018
  • Irma Fernanda Camargo Barreras, “Usos de la Internet y su impacto en las formas de socialización del niño contemporáneoel caso de un grupo de niños en Zapopan, Jalisco, México”, Actas II Congreso Internacional Sociedad Digitalespacios para la interactividad y la inmersión / coord. por Manuel Gértrudix Barrio, Felipe Gértrudix Barrio; Francisco García García (dir. congr.), Vol. 1, 2011, ISBN 978-84-939077-5-4, págs. 369-384
  • Jerjes Loayza Javier, “UNA APROXIMACIÓN AL IMPACTO DE INTERNET EN LAS INTERACCIONES JUVENILES EN LIMA, PERÚ”, prismasocial – Nº 3 | diciembre 2009
  • Francisco Labrador Encinas, Ana Requesens Moll, Mayte Helguera Fuentes, “Guía para padres
    y educadores sobre el uso seguro de Internet, móviles y videojuegos”, Fundación Gaudium , s.f.
  • Gómez Mena, Carolina (30 de abril de 2015). «La adicción a Internet puede destruir relaciones sociales, alerta especialista». La Jornada. Sociedad y Justicia: Grupo Demos, Desarrollo de Medios, S.A. de C.V. p. 30
  • Arturo Torres, “Hipocondríacos digitales: el peligro de usar Internet para autodiagnosticarse”, en web https://psicologiaymente.com/clinica/hipocondriacos-digitales-internet-autodiagnosticarse";>psicologiaymente