Quanto tempo seu filho pode assistir TV

· 18 de outubro de 2018
Se você está preocupado com o tempo que seu filho pode assistir TV, procure alcançar um equilíbrio com seu pequeno, incluindo atividades e cumprindo obrigações; tenha em mente que ele vai seguir o exemplo dos mais velhos.

Seu filho pode assistir TV, sim, mas isso não pode se tornar um problema. Em pleno século 21, e em um ambiente mais globalizado, a presença da tecnologia está se tornando mais forte. Essa situação nos leva a nos preocupar com o tempo diário gasto por nossos filhos assistindo TV.

A televisão é um dos objetos mais comuns de entretenimento em residências hoje em dia. Além disso, hoje é possível conectar a TV à internet. Sentar-se com a família para assistir ao programa noturno depois do jantar é a tradição de muitas pessoas.

Seu filho pode assistir TV? Perguntas frequentes

É difícil definir qual é o limite de tempo para o seu filho assistir TV. Como em tudo, no papel dos pais, o mais importante é observar quando a televisão se torna um problema.

Leia também: Qual é o tempo mais adequado para que seus filhos assistam televisão?

Por quanto tempo seu filho pode ver TV?

Embora hoje a televisão tenha se tornado um substituto quase perfeito para as babás, é aconselhável estabelecer um horário no qual a criança possa assistir programas. Tente incluir conteúdo educacional na programação, que irá enriquecer o aprendizado constante da criança. Algumas horas depois de fazer a lição de casa seria um bom estímulo para a criança cumprir todas as suas tarefas diariamente.

Quais são as consequências de ver TV em excesso?

Menino que não consegue assistir TV

Uma criança deve ter a presença constante de seus pais, e assim, ambos devem vigiar e supervisionar o que a criança assiste. Uma criança deixada à uma educação através da televisão será uma criança exposta a todos os tipos de programas, tanto positivos como negativos.

Você deve estar alerta sobre a mensagem que os programas oferecem. Estes irão exercer uma influência muito forte sobre o pequeno. Atualmente existem muitos programas com conteúdo valioso para o seu filho. Adapte a programação ao seu gosto.

É importante que você estabeleça limites, regras claras, e o tempo que seu filho pode assistir TV; este dispositivo não precisa ser um tema de discussão. Você pode usá-la para recompensar seu filho quando ele cumpre suas obrigações, e reforçar a educação recebida em casa e na escola.

Veja também: Os perigos de se alimentar em frente à televisão

Como fazer seu filho parar de ver TV em excesso?

Há uma série de alternativas para regular o uso excessivo da televisão, as quais você deve saber como escolher, dependendo do gosto do seu filho. É importante que você saiba que não deve forçar seu filho a fazer coisas que não lhe agradem. Sempre tente mediar e negociar, para chegar a um acordo.

Exija responsabilidade com seus deveres

Seu filho pode assistir TV e ter responsabilidade com seus deveres

Seu filho pode ver TV se cumprir seus deveres; a responsabilidade o ensinará a atingir suas metas ao longo da vida. Quanto menores forem as crianças, mais fácil será inculcar hábitos e valores.

Ensine e exija que seu filho cumpra integralmente as tarefas. Mostre a ele que, se for uma criança responsável obterá resultados positivos em tudo que fizer. Quanto mais tempo estiver ocupado, menos tempo terá para se dedicar ao ócio.

Inscreva seu filho em qualquer atividade esportiva ou artística que gostar

As crianças são seres cheios de energia. Tente fazer com que a invistam em diferentes atividades que enriqueçam o seu crescimento e sejam úteis para a sua vida. Além disso, pergunte ao seu filho o que ele gosta de fazer: este poderá considerar atividades artísticas ou esportivas que desenvolverão seus talentos, e também serão uma boa oportunidade para fazer novos amigos.

Incentive a leitura em casa

É essencial que você tire meia hora do seu dia para ler com o seu pequeno. O tempo que seu filho pode perder assistindo televisão é um tempo que você também pode usar para compartilhar com ele e ensinar-lhe o valor de ler um bom livro. Isso irá estimular sua imaginação e amor pelos livros.

Conclusões

Seu filho pode assistir TV, sim, mas com moderação. Para reduzir o uso desse aparelho, não o ligue durante o horário de almoço, nem permita que ele passe de sua hora de dormir para assistir o seu programa favorito. As crianças aprendem do exemplo dos adultos, por isso sugerimos que você não abuse do uso da televisão, ou de qualquer outro dispositivo tecnológico.

Além disso, reserve um tempo para estar com seus filhos. Lembre-se de que você deve manter a família unida, por isso não se permita ser vencido pelo cansaço, para aproveitar cada minuto com seus pequenos. Valorize esses momentos, converse com eles. Use dinâmicas diárias para envolver o seu filho em atividades em família, e desconecte-se por um tempo.