Os melhores truques para melhorar o desempenho na academia

Se você quiser conseguir um maior rendimento na academia, deve levar em consideração alguns conselhos que ajudarão a deixar o desempenho muito mais efetivo. Saiba mais abaixo.
Os melhores truques para melhorar o desempenho na academia

Última atualização: 21 Maio, 2021

Agora que o verão está chegando, são muitos os que começam suas sessões de treinamento para chegar no seu melhor tônus ​​muscular para o encontro com o sol. Para dar o seu melhor, considere os truques que o ajudarão a ter um melhor desempenho na academia que apresentaremos a seguir.

Manter algumas dicas em mente pode ajudá-lo a melhorar o desempenho. Por outro lado, lembre-se de pensar no treinamento como um momento de relaxamento que oferece uma pausa da agitação diária. Além disso, é uma forma eficaz de reduzir os níveis de ansiedade e aliviar o estresse. Experimente!

Os melhores truques que ajudarão a melhorar o desempenho na academia

Sem dúvida alguma, para poder dar 100% na sessões de treinamento na academia, é necessário levar em consideração alguns conselhos:

1. Comece com alongamentos dinâmicos

Os melhores truques que ajudarão a melhorar o desempenho na academia

Os alongamentos dinâmicos são um componente central de praticamente qualquer aquecimento, como indica uma publicação da Mayo Clinic.

Com esses movimentos suaves, você aumenta gradualmente a temperatura corporal e a frequência cardíaca, permitindo que você comece a aquecer os músculos e a preparar o corpo para a atividade.

Um aquecimento dinâmico também ajuda a melhorar a amplitude de movimento, portanto, você pode usá-lo como uma preparação para seus próximos exercícios. Os alongamentos exatos que você deve fazer para o aquecimento dependerão do tipo de exercício que deseja fazer.

Por exemplo, a citada publicação da Mayo Clinic aconselha fazer os gestos do esporte ou exercício a ser realizado, mas com menor intensidade e sem peso.

2. Alterne os músculos de trabalho

Alterne os músculos de trabalho

Uma das dicas mais importantes para realizar na academia é alternar ao trabalhar diferentes grupos musculares. Também conhecida como “treinamento cruzado”, essa técnica ajuda a manter um nível de intensidade mais alto por mais tempo do que você faria se se limitasse a trabalhar apenas uma área do corpo.

  • Portanto, tente passar para os exercícios para a parte superior do corpo assim que suas pernas estiverem cansadas de estocadas.
  • Depois que suas pernas se recuperarem, você pode retomar de onde parou com uma série de agachamentos, saltos de caixa ou outra forma de tonificação que considere apropriada para treinar a parte inferior do corpo.

“Manter o nosso corpo em boa saúde é um dever. Caso contrário, não seremos capazes de manter nossas mentes fortes e claras”
—Buddha—

3. Estabelecer horários de treinamento

O mais importante é que você seja realista sobre a frequência dos treinamentos e sua duração. Portanto, não deve estabelecer rotinas de exercícios que não pode cumprir. 

Nem sempre é necessário dedicar uma hora ao treinamento. Na verdade, 30 minutos de exercício podem ser suficientes se você seguir um programa de atividade física estruturado.

Quanto à frequência, o ideal é treinar de 3 a 4 vezes por semana, a atividade física mínima semanal para um adulto é de 150 minutos moderados ou 75 minutos intensos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Recomendamos que você estabeleça uma rotina quanto aos dias e horários dos seus treinamentos. Depois que as sessões estiverem programadas, será mais fácil lidar com a preguiça e reconciliar a vida pessoal com a profissional.

4. Música para melhorar o desempenho na academia

Para melhorar o desempenho na academisa deve fazer o que o professor mandar

Ouvir música na hora de ir à academia como recurso para melhorar seu desempenho não é exatamente um conceito novo. Na verdade, um estudo publicado pelo International Journal of Sports Medicine demonstrou  que é possível manter uma taxa de treinamento mais elevada graças à música. Isso ajuda as pessoas a permanecerem conscientes durante os exercícios.

Componentes da música, desde a letra até o tempo, podem afetar o desempenho. Na verdade, elas são capazes de estender o tempo e a intensidade do treinamento, pelo menos em mulheres, de acordo com pesquisa publicada pela Perceptual and Motor Skills.

Além disso, para obter outra fonte de motivação e aumentar sua adrenalina, recomendamos criar uma lista de reprodução das suas músicas favoritas, ideal para treinar na academia.

5. Descanso de qualidade

O último truque para ter mais desempenho na academia é ter um descanso de qualidade. Segundo um estudo publicado pela revista Sleep, para treinar com mais vigor e melhores resultados, é muito importante que você desfrute de um sono profundo, longo e interrompido que inclui de 6 a 8 horas.

Se for para a cama tarde ou ficar acordado à noite, você se sentirá cansado ao acordar. Consequentemente, isso afetará sua energia ao realizar o treinamento.

Portanto, para um descanso de qualidade, recomendamos:

  • Não usar dispositivos eletrônicos à noite.
  • Não beber álcool.
  • Evitar cafeína por algumas horas antes de ir para a cama.
  • Defina os horários de vigília e sono de acordo com o ciclo natural do sol.

Mude seus hábitos para ter mais um melhor desempenho na academia

Quando você é capaz de perceber mudanças físicas e psicológicas específicas, os esforços de treinamento são mais fáceis de aceitar. Para fazer isso, recomendamos que você execute os truques que o ajudarão a ter mais desempenho na academia que discutimos anteriormente.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de que a motivação vem de várias fontes, mas certamente da obtenção de resultados!

Pode interessar a você...
8 coisas que você nunca deveria fazer na academia
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
8 coisas que você nunca deveria fazer na academia

A academia é um lugar público, onde as pessoas vão se exercitar em conjunto, e precisam seguir algumas regras de conduta. Confira as principais.