Obesidade infantil: exercícios divertidos para combatê-la

18 de fevereiro de 2019
O combate à obesidade infantil e ao estilo de vida sedentário desde cedo será essencial para evitar que, quando adultos, as  crianças desenvolvam diferentes problemas de saúde. Além disso, a atividade física também fortalecerá sua autoestima.

Certamente, a obesidade infantil tornou-se um dos grandes problemas sociais que continua a aumentar ano após ano. É necessário estar ciente da gravidade do problema para evitar muitas doenças derivadas do excesso de peso. Neste artigo apresentamos alguns exercícios divertidos para combater a obesidade infantil.

Exercícios para combater a obesidade infantil

1. As artes marciais

Em primeiro lugar, uma das atividades que muitos pais escolhem como esporte para seus filhos é a arte marcial. Existem diversos estilos de artes marciais, que dependem da idade e do propósito a ser alcançado. Com esse tipo de exercício, além de se divertir e perder peso a criança aprende disciplina, respeito, perseverança, controle do corpo, e defesa pessoal.

Mas, é conveniente incutir a importância de alongamentos e aquecimentos antes de iniciar qualquer atividade física (neste caso, a arte marcial). Desta forma, as lesões serão evitadas, e ajudam a maximizar o esforço e os resultados. As artes marciais são esportes de alto rendimento, que ajudam a queimar calorias e a perder peso naturalmente, dentro de alguns meses.

Leia também: O que fazer com uma criança preguiçosa? Descubra os melhores conselhos

2. O futebol

O futebol é o esporte e passatempo por excelência das crianças. Basta dar uma olhada nos horários de recreio em qualquer pátio de escola para ver como elas desfrutam dessa atividade física. Embora existam outras alternativas muito boas, o futebol é um esporte muito eficaz para combater a obesidade infantil.

Além disso, o futebol incentiva o trabalho em equipe, a velocidade e a destreza, o esforço, a estratégia, e a inteligência. Outra vantagem é que geralmente é praticado em espaços abertos ao ar livre. Desta forma as atitudes sedentárias são evitadas, e as crianças são convidadas a deixar o sofá de casa. Uma bola de futebol sempre será um grande presente para qualquer criança.

Exercícios divertidos para combater a obesidade infantil

3. Natação

Com certeza, a natação é um esporte ideal para qualquer idade, mas em crianças é especialmente recomendada. O fato de transformar atividade física em um jogo significa que não é uma obrigação e, portanto, haverá mais motivação para praticá-la.

É essencial que um adulto qualificado supervisione continuamente a atividade aquática, especialmente se for uma piscina particular, onde não há monitores.

  • Por outro lado, a natação é um dos esportes mais completos, no qual todo o corpo é exercitado. Além de perder peso, ajuda você a ter mais autoconfiança quando usar o traje de banho com o resto das crianças.

4. Pular corda

Um dos jogos tradicionais que mais queima calorias é pular corda. Não é à toa que os boxeadores de todo o mundo incluem a corda em seus treinos. Através dos saltos contínuos com a corda se trabalha os músculos abdominais, as pernas, a resistência, e melhora o desempenho do coração.

Surpreendentemente, este jogo evoluiu muito nos últimos anos. O uso da música para acompanhar a atividade ajuda a torná-la mais agradável, e motiva a se identificar com a música. O senso de ritmo, coordenação, resistência física, e psicomotricidade são trabalhados ao mesmo tempo.

Exercícios divertidos para combater a obesidade infantil: pular corda

5. Brincar com bambolê

Sem dúvida alguma, este é um dos jogos mais conhecidos em todo o mundo. Consiste em fazer um anel de plástico girar ao redor da cintura, sem cair no chão. Para isso, você só pode usar o movimento do quadril. E é justamente esse movimento que faz desse jogo um exercício muito interessante para combater a obesidade infantil.

Não perca: Dois modelos de dieta para crianças com problemas de obesidade

Embora seja um jogo muito associado às meninas, a verdade é que é benéfico para qualquer um. Há também modalidades de ginástica rítmica nas quais  usa-se um aro similar para fazer os exercícios. Com o bambolê trabalhamos especialmente a coordenação, a flexibilidade, a resistência, o ritmo e o equilíbrio, ao mesmo tempo em que perdemos peso brincando.

 

  • Centers for Disease Control. (2014). Childhood Obesity Facts | Overweight & Obesity | CDC. https://doi.org/10.1016/j.nanoen.2017.02.004
  • Birch, L. L., & Ventura, A. K. (2009). Preventing childhood obesity: What works? International Journal of Obesity. https://doi.org/10.1038/ijo.2009.22
  • Parsons, T. J., Power, C., Logan, S., & Summerbell, C. D. (1999). Childhood predictors of adult obesity: a systematic review. International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders : Journal of the International Association for the Study of Obesity. https://doi.org/10.1038/sj.ijo.0801139