Dietas para crianças com sobrepeso ou obesidade

A obesidade infantil é um problema global que pode causar doenças na idade adulta. Hoje vamos propor dietas saudáveis ​​para crianças com sobrepeso.
Dietas para crianças com sobrepeso ou obesidade

Última atualização: 21 Fevereiro, 2021

Nos últimos anos, o número de crianças com sobrepeso ou obesidade tem aumentado significativamente. Muitos pais tentam encontrar soluções para alimentar seus filhos que evitem complicações de saúde futuras. Para isso, é fundamental estimular uma vida mais ativa e aplicar dietas para crianças com problemas de sobrepeso ou obesidade.

A obesidade infantil é um dos problemas de saúde pública mais graves do século XXI. O problema é global e está afetando progressivamente muitos países de renda baixa e média. O problema é que crianças com problemas de peso tendem a continuar a manter essa condição até a idade adulta e, além disso, têm maior probabilidade de sofrer de problemas cardíacos, diabetes, asma e até mesmo problemas de discriminação social em idades mais jovens.

Sobrepeso, obesidade e doenças relacionadas são amplamente evitáveis. Portanto, uma alta prioridade deve ser dada à prevenção da obesidade infantil.

Como saber se uma criança está com sobrepeso ou obesidade?

As crianças crescem em ritmos diferentes, e a sua quantidade de gordura corporal varia com a idade e o sexo. Portanto, nem sempre é fácil determinar que uma criança está acima do peso. Apesar disso, é possível dizer se uma criança está com sobrepeso ou obesidade medindo seu índice de massa corporal (IMC).

No caso particular das crianças, o IMC é específico para a idade e o sexo, sendo conhecido como “IMC para idade”. Ele pode ser estabelecido por meio de gráficos de crescimento desenvolvidos pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, que usam um número denominado percentil que estabelece:

  • Peso saudável: 5º ao 84º percentil.
  • Excesso de peso: percentil 85 a 94.
  • Obesos: percentil 95 ou superior.

Ajude crianças com sobrepeso a adotarem hábitos saudáveis

Ajude crianças com sobrepeso a adotarem hábitos saudáveis
Em vez de proibir alimentos sem explicação, é importante explicar às crianças por que elas devem dar prioridade a certos alimentos para que aprendam a fazer escolhas saudáveis.

Para obter resultados da dietas para crianças com problemas de obesidade, é fundamental equilibrar a ingestão calórica por meio de uma alimentação adequada. A base desta dieta será a seguinte:

  • Estimule o consumo de frutas, vegetais e produtos integrais, evitando os refinados. Esse padrão ajudará a reduzir o risco de adoecer, de acordo com um estudo publicado no International Journal of Epidemiology.
  • Também será importante incluir produtos lácteos com baixo teor de gordura na dieta.
  • Reduza o consumo de carne vermelha em favor de carnes magras, aves ou peixes.
  • Os legumes também devem ser um componente essencial dessas dietas para crianças com problemas de obesidade, pois são uma grande fonte de proteína. Por outro lado, têm fibras, uma substância que demonstrou aumentar a sensação de saciedade.
  • As quantidades devem ser moderadas, para evitar a ingestão excessiva de calorias
  • Claro, limitar consideravelmente o consumo de açúcar e gorduras trans. Há evidências de que ambas as substâncias são capazes de promover inflamação e aumentar o risco de desenvolvimento de patologias.
  • Um dos segredos dessas dietas será evitar que as crianças bebam muitas bebidas açucaradas ou doces industrializados.

É preciso criatividade e encontrar maneiras de fazer versões mais saudáveis ​​dos pratos favoritos das crianças. Procure também maneiras criativas de incorporar alimentos menos saborosos para as crianças, como vegetais.

Modelos de dieta para crianças com problemas de obesidade

Para oferecer algumas ideias de dietas adequadas para crianças com problemas de obesidade, mostraremos alguns exemplos de menus diários.

  • Café da manhã: para o café da manhã, será essencial apresentar versões desnatadas. Podemos oferecer torradas integrais com azeite e um suco natural de frutas.
  • Almoço: uma salada verde com sementes e alguns legumes fornecerá energia e proteína. Também podemos preparar massa com legumes ou peixe grelhado. Na sobremesa, será muito importante reduzir o consumo de açúcar e oferecer fruta ou iogurte desnatado.
  • Lance: não deve ser muito pesado. Nesse sentido, podemos dar às crianças um prato à base de frutas ou uma tigela de cereais integrais com leite desnatado.
  • Jantar: podemos incluir mais vegetais na dieta, com um purê de batata ou um prato de frango com legumes. Para a sobremesa, uma banana ou um pêssego pode terminar de cobrir o consumo diário de frutas.
Menu
Muitos alimentos podem ser apresentados de forma divertida para motivar as crianças a escolhê-los.

Esta é outra alternativa para expandir as possibilidades da dieta:

  • Café da manhã: pode ser uma batida de frutas com leite desnatado, grãos integrais ou torradas com geleia light. Um iogurte desnatado também pode ser um laticínio adequado ou, para adicionar um possível toque salgado, torradas com abacate, azeite e sal. Desta forma, podemos incorporar uma boa quantidade de gorduras naturais saudáveis ​​na dieta das crianças.
  • Almoço: um prato de arroz integral com legumes ou cogumelos, ervilhas com batata ou um creme de abobrinha podem fornecer às crianças uma boa quantidade dos vegetais necessários diariamente.
  • Lanche: no meio da tarde, podemos dar às crianças um lanche com base em frutas ou laticínios desnatados. Para recompensá-los e incentivá-los a seguir a dieta, outra opção é oferecer pão com chocolate amargo ou queijo light com mel. Desta forma, elas poderão comer algo doce, mas sem um consumo excessivo de açúcar.
  • Jantar: para terminar a dieta diária com uma refeição leve, podemos preparar uma salada de frutas com massa, aspargos gratinados ou um espeto de queijo muçarela.

Monitore a dieta para evitar crianças com sobrepeso e obesidade

Em última análise, a chave para essas dietas para crianças com sobrepeso ou obesidade é reduzir a ingestão de açúcar. Também será importante evitar que as crianças comam fast food, muitas vezes à base de alimentos de conveniência.

Devemos evitar que elas comam de forma distraída, como doces, enquanto assistem televisão e, é claro, incentivar a prática de exercícios físicos regulares.

Lembre-se sempre de consultar um médico para combinar a dieta alimentar e se certificar de não privá-la de nenhum nutriente. 

Pode interessar a você...
7 dicas para prevenir a obesidade
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
7 dicas para prevenir a obesidade

A prevenção é a chave para qualquer questão relacionada à saúde, principalmente para prevenir a obesidade. Não deixe de ler este artigo e se inform...



  • Aune D., Giovannucci E., Boffetta P., Fadness LT., et al., Fruit and vegetable intake and the risk of cardiovascular disease, total cancer and all cause mortality a systematic review and dose response meta analysis of prospective studies. Int J Epidemiol, 2017. 46 (3): 1029-1056.
  • Warrilow A., Mellor D., McKune A., Pumpa K., Dietary fat, fibre, satiation, and satiety a systematic review of acute studies. Eur J Clin Nutr, 2019. 73 (3): 333-344.
  • Wilczek MM., Olszewski R., Krupienicz A., Trans fatty acids and cardiovascular disease: urgent need for legislation. Cardiology, 2017. 138 (4): 254-258.