Como tratar o fígado gorduroso?

· 5 de outubro de 2013
O fígado é um dos principais órgãos do nosso corpo e, além disso, é o que mais funções desempenha. Veja como tratar o fígado gorduroso.

O fígado é um dos principais órgãos do nosso corpo e, além disso, é o que mais desempenha funções dentro do organismoPensando nisso, hoje falaremos sobre como tratar o fígado gorduroso.

Se algo não funciona bem, é possível que apareçam certas complicações as quais, sem dúvidas, podem afetar gravemente nossa saúde.

A doença do fígado gorduroso é uma delas e pode ser causada pelos maus hábitos alimentares, em que predominam as comidas rápidas ou muito gordurosas.

Para este problema, existem vários tratamentos que podem funcionar muito bem e acabar com a gordura que se acumula neste órgão. A seguir, trataremos de um tratamento em especial.

Recomendamos a leitura: Tudo que você precisa saber sobre a dieta para desintoxicar o fígado

Benefícios do cardo mariano (cardo santo) para tratar o fígado gorduroso

O tratamento à base de cardo mariano é especial porque ajuda a regenerar os tecidos do fígado e funciona como um antioxidante, ajudando a neutralizar os radicais livres.

A silimarina é um componente antioxidante que está presente no leite do cardo mariano, e que ajuda a desinflamar o fígado, já que em geral as pessoas que sofrem de fígado gorduroso sofrem também de inflamação no mesmo depois de ingerir qualquer tipo de alimento.

Depois de diversas pesquisas realizadas, ficou evidente que o leite extraído do cardo mariano impede a liberação de citocinas, que são compostos que tornam a inflamação no fígado mais aguda.

A planta do cardo mariano tem uma ação benéfica para o fígado, já que ajuda na cura deste importante órgão e também o desintoxica, eliminando a gordura acumulada no órgão.

Essa gordura, por sua vez, é produto de uma alimentação pouco saudável e o cardo mariano é capaz de melhorar a circulação do sangue no organismo, portanto, permite o ótimo funcionamento deste órgão tão vital.

Como utilizar o cardo mariano para tratar o fígado gorduroso?

chá. MrsMama

Para os afortunados que podem ter acesso a esta planta, é possível preparar infusões com algumas folhas e tomar em forma de chá. Este procedimento pode ser realizado pelo menos 2 vezes ao dia.

Para obter bons resultados com este tratamento natural e eliminar toda a gordura depositada no fígado, é indispensável acompanhar o tratamento com uma boa rotina de exercícios.

Leia também: Alimentos e plantas medicinais que ajudam a limpar o fígado

Claro que não é necessário passar horas e horas em uma academia, mas é necessário realizar caminhadas de uma hora diariamente. O que será mais que o suficiente para manter nosso corpo em constante atividade.

O cardo mariano pode ser encontrado à venda em lojas que distribuem produtos naturais. Lembre-se de que é muito importante cuidar de nosso corpo, em sua totalidade.

Neste caso em particular, devemos cuidar do fígado diariamente e se, ainda assim, este órgão estiver saudável, o melhor que podemos fazer é prevenir qualquer doença que possa por em risco seu bom funcionamento.

Uma boa recomendação é tomar uma infusão de cardo mariano, já que é um tratamento natural que não tem nenhum efeito negativo para outros órgãos.

  • Bedossa, P. (2017). Pathology of non-alcoholic fatty liver disease. Liver International. https://doi.org/10.1111/liv.13301
  • Hevia, F., Wilckens, R. L., Berti, M. T., & Fischer, S. U. (2007). Calidad de cardo mariano (Silybum marianum (L.) Gaertn.) cosechado en diferentes estados fenológicos. Informacion Tecnologica. https://doi.org/10.4067/S0718-07642007000500009