Alimentos e plantas medicinais que ajudam a limpar o fígado

· 21 de agosto de 2013
O organismo elimina as toxinas principalmente através do fígado, que ajuda a desintoxicar e limpar o corpo ao filtrar continuamente o sangue de toxinas que entram através do trato digestivo, da pele e do sistema respiratório.

Quando o fígado tem um excesso de trabalho como resultado de estresse ou exposição excessiva a toxinas, o sistema pode perder o equilíbrio e afetar seriamente a saúde. Portanto, veja alimentos e plantas medicinais que ajudam a limpar o fígado.

Alimentos que ajudam a limpar o fígado

Verduras de folhas verdes

As verduras de folhas verdes ajudam tanto a curar quanto a limpar o fígado devido à sua enorme quantidade de clorofila, que ajuda a eliminar as toxinas acumuladas no fígado e neutralizam as impurezas para proteger esse órgão.

Além disso, esse tipo de verdura tem a capacidade de neutralizar metais pesados, produtos químicos e pesticidas e oferece um mecanismo de proteção de grande alcance para o fígado.

Dentre essas verduras, podemos citar alcachofras, rúcula, espinafre, folhas de mostarda, chicória e abóbora amarga, que ajudam a aumentar a criação e o fluxo de bile, cuja substância elimina os rejeitos provenientes dos órgãos e do sangue.

Rábano-picante

O rábano-picante ajuda na digestão de gorduras para manter o fígado saudável e estimular a ação digestiva.

Além disso, ajuda a regenerar e cicatrizar o fígado, ao mesmo tempo em que limpa as toxinas acumuladas.

Você também vai gostar de ler: Tônico digestivo, adelgaçante e revitalizador de vinagre, gengibre e mel

 

Frutas

Comer frutas frescas ajuda igualmente a se desfazer das toxinas graças à presença de fibras, as quais aceleram o sistema digestivo e o metabolismo de forma rápida.

Alguns bons exemplos são: maçãs, peras, toranjas, kiwis, figos, mamão papaia, cerejas e ameixas dentre outras.

Plantas medicinais para ajudar a limpar o fígado

Raiz de dente-de-leão

A raiz de dente-de-leão ajuda a limpar e desintoxicar o fígado. Além disso, é benéfica quando existem problemas causados especificamente por deficiências no fígado, como dores de cabeça, prisão de ventre, fatiga, gota ou problemas de pele, entre outros.

Ademais, possui um efeito diurético e pode ajudar a aumentar a secreção de bile.

Raiz de bardana

A raiz de bardana pode proteger as membranas mucosas e melhorar irritações devido ao seu teor de inulina.

Essa erva pode ajudar a reduzir a toxidade, principalmente de metais pesados, e pode estimular a produção de bile no fígado, eliminando as toxinas do organismo.

Alcachofra

As folhas de alcachofra podem melhorar as funções de eliminação do fígado e estimular a produção de bile, que ajuda a transportar as toxinas para fora do fígado e do intestino.

Leia também: 9 sinais de um acúmulo de toxinas no fígado

Leite de cardo

Essa planta pode regenerar e proteger as células do fígado.

Além disso, graças ao seu componente ativo, a silimarina, pode ajudar a regular as enzimas hepáticas. Também pode tratar a hepatite e a cirrose hepática e prevenir a formação de cálculos biliares.

Evite

Evite comidas gordurosas e não saudáveis enquanto estiver limpando a vesícula biliar e o fígado. Não consuma álcool, leite, bebidas com gás, frituras e alimentos processados.

Imagem oferecida por M.Martin Vicente