Tratamento com tomate para a pele oleosa e com acne

25 Agosto, 2020
Os tratamentos com tomate podem ser um bom adjuvante para combater a acne e a produção excessiva de gordura. Como usar? O que você deve considerar? Neste espaço, damos mais detalhes.

O tratamento com tomate para a pele oleosa e com acne é uma preparação de origem natural que, aparentemente, ajuda a manter a pele suave e livre de impurezas. Embora todos os problemas de pele devam ser tratados por um dermatologista, esse tipo de produto natural pode ser útil como complemento ao tratamento.

A pele oleosa e a acne podem aparecer devido a descontroles hormonais, certos medicamentos, estresse e muitos outros fatores. Portanto, como destaca uma publicação do Canadian Medical Association Journal, a escolha de uma terapia eficaz pode não ser muito fácil.

Assim, atualmente temos muitos produtos tópicos e terapia sistêmica que podem favorecer um melhor aspecto da pele. No entanto, devem ser prescritos por um profissional, levando em consideração a causa da acne e o tipo de pele. Então, é útil fazer um tratamento com tomate?

Tratamento de pele com tomate: quais são os benefícios?

A aplicação do tomate como tratamento de pele provém principalmente da cultura popular. Embora alguns estudos tenham sido realizados para conhecer os efeitos do tomate na pele, as evidências são limitadas. De fato, não há pesquisas para provar que seja eficaz para problemas de pele como a acne.

No entanto, devido ao seu alto teor de água e antioxidantes, parece ser uma boa opção para regular a produção excessiva de gordura e impedir a obstrução dos poros. Dessa forma, reduzimos o aspecto de cravos e espinhas.

Além disso, de acordo com uma pesquisa publicada em Scientific Reports, seu conteúdo de licopeno pode ser benéfico para mitigar os efeitos do estresse oxidativo e dos raios UV. Portanto, o uso constante de um tratamento de tomate também pode ajudar a reduzir o risco de envelhecimento prematuro.

Recomendamos que você leia: Cremes caseiros para Reduzir manchas na pele

Tratamento de tomate para limpar os poros

Os poros dilatados podem ter várias causas. Embora não possam ser “fechados” como tal, é possível amenizar  seu aspecto com uma limpeza adequada. Nesse caso, além dos produtos convencionais, sugerimos o uso de máscara de tomate.

O tomate não fecha os poros. Porém, devido ao seu teor de água e antioxidantes, ajuda a melhorar o aspecto da pele com poros dilatados.

Ingredientes 

  • 1 colher de chá de polpa de tomate (16 g)
  • 2 colheres de chá de mel (10 g)
  • 1 disco de algodão

Instruções

  • Devemos fazer a mistura dos ingredientes em um pequeno recipiente. Depois, basta molhar o algodão e aplicá-lo no rosto com movimentos circulares.
  • Deixe agir por 15 minutos e, depois, enxágue com água fresca. Podemos repetir esse processo todas as manhãs.

Saiba Como cultivar tomates com apenas 4 fatias

Tratamento contra a acne

A acne é uma doença com múltiplas causas. Portanto, para encontrar um tratamento eficaz, uma consulta dermatológica é imprescindível. Naturalmente, para complementar o tratamento convencional, é possível experimentar alguns remédios tradicionais de origem natural. Como já mencionamos, o tomate, devido a suas propriedades, parece ser uma boa opção.

Ingredientes

  • Um tomate cortado ao meio

Instruções

  • Passe o tomate em todo o rosto ou nas áreas afetadas, deixando agir por 10 a 15 minutos.
  • Lave com água fria.

Nota: devemos usar protetor solar após a aplicação desse tipo de tratamento.

Tratamento com tomate para a pele oleosa

A produção excessiva de gordura pode ocorrer devido a distúrbios hormonais, genética ou fatores ambientais. Embora a aplicação de uma máscara com tomate não sirva para curar essa condição, pode ser um bom coadjuvante para dar uma aparência mais fresca à pele, pelo menos temporariamente.

A pele oleosa deve ser tratada por um dermatologista. No entanto, uma máscara de tomate ajuda a amenizar temporariamente seu aspecto.

Leia também Suco de tomate de manhã. Você conhece todos os seus benefícios?

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de polpa de tomate (16 g)
  • 10 fatias de pepino  (50 g)

Preparo

  • O que vamos fazer primeiro é remover a pele externa do tomate. Depois, também descasque o pepino e bata essas dez fatias no liquidificador, junto com o tomate.
  • Deixe essa combinação em uma tigela pequena e, com a ajuda de um algodão, umedeça o rosto com pequenos toques, para que a mistura fique bem impregnada.
  • Deixe agir por 20 minutos e depois enxágue com água fria.
  • Você pode usar esse preparo 3 vezes por semana.

Suspender se houver uma reação desfavorável

A aplicação tópica de tomate na pele ainda carece de evidências sólidas. Portanto, como qualquer outro produto, é aconselhável usá-lo com precaução. Nesse sentido, antes de aplicá-lo em sua totalidade, é conveniente fazer um pequeno teste em alguma área da pele.

Se houver uma reação desfavorável, é melhor interromper o uso. Em qualquer caso, para a maioria das pessoas é um ingrediente seguro, que pode ser usado regularmente.

  • Kraft J, Freiman A. Management of acne. CMAJ. 2011;183(7):E430–E435. doi:10.1503/cmaj.090374
  • Emma, E. (2007). Acné y Estrés. Dermatol Perú. https://doi.org/10.1002/pri.1589
  • Groten K, Marini A, Grether-Beck S, et al. Tomato Phytonutrients Balance UV Response: Results from a Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Study. Skin Pharmacol Physiol. 2019;32(2):101–108. doi:10.1159/000497104
  • Cooperstone JL, Tober KL, Riedl KM, et al. Tomatoes protect against development of UV-induced keratinocyte carcinoma via metabolomic alterations. Sci Rep. 2017;7(1):5106. Published 2017 Jul 11. doi:10.1038/s41598-017-05568-7