Tratamento com tomate para a pele oleosa e com acne

25 Novembro, 2019
Os tratamentos com tomate podem ser um bom adjuvante para combater a acne e a produção excessiva de gordura. Como usá-lo? O que você deve ter em mente? Neste espaço, detalharemos.
 

O tratamento com tomate para a pele oleosa e a acne é uma solução alternativa que visa ajudar a manter a pele suave e livre de impurezas. Embora todos os problemas de pele devam ser tratados por um dermatologista, esse tipo de auxílio natural pode ser útil como complemento ao tratamento.

A pele oleosa e a acne podem aparecer devido a descontroles hormonais, certos medicamentos, estresse e muitos outros fatores. Portanto, como destaca uma publicação do Canadian Medical Association Journal, a escolha de uma terapia eficaz pode não ser muito fácil. 

Assim, atualmente temos muitos produtos tópicos e terapia sistêmica que podem favorecer uma melhor aparência da pele. No entanto, estes devem ser prescritos pelo profissional, levando em consideração a causa da acne e o tipo de pele. Então, é útil fazer um tratamento com tomate?

Tratamento de pele com tomate: Quais são seus benefícios?

A aplicação do tomate como tratamento de pele provém principalmente da cultura popular. Embora alguns estudos tenham sido realizados para conhecer os efeitos do tomate na pele , as evidências são limitadas. De fato, não há pesquisas para provar que ele é eficaz para problemas de pele como a acne.

No entanto, devido ao seu alto teor de água e antioxidantes, parece ser uma boa opção para regular a produção excessiva de gordura e impedir o entupimento dos poros. Dessa forma, reduzimos a aparência de cravos e espinhas.

Além disso, seu conteúdo de licopeno pode ser benéfico para mitigar os efeitos do estresse oxidativo e dos raios UV. Portanto, o uso constante de um tratamento de tomate também pode ajudar a reduzir o risco de envelhecimento prematuro. Ficou com vontade de experimentar?

 

Recomendamos que você leia: Cremes caseiros para Reduzir manchas na pele

Tratamento de tomate para limpar os poros

tratamento com tomate

Se há algo que incomoda as mulheres, são os poros grandes na área do nariz, testa e bochechas que elas sempre tentam esconder com uma boa camada de maquiagem.

A sujeira ambiental, a pele oleosa e até o uso de certos cosméticos tornam esses poros mais visíveis porque eles ficam saturados. Uma maneira rápida e eficaz para acabar com os poros sujos é fazer uma limpeza facial com tomate.

Ingredientes 

  • 1 colher de sopa de polpa de tomate (16 g)
  • 4 gotas de suco de limão
  • 1 chumaço de algodão

Como proceder

  • Faremos a mistura em um pequeno recipiente. Depois, basta molhar o chumaço de algodão e aplicá-lo no rosto com movimentos circulares.
  • Deixe agir por 15 minutos e depois enxague com água fresca. Lembre-se de realizar este simples ritual de beleza todas as manhãs.

Saiba Como cultivar tomates com apenas 4 fatias

Tratamento de acne com tomate

Se você decidir usar o tomate como um aliado no combate à acne, tente este truque simples. No entanto, lembre-se de que você não verá resultados instantâneos e provavelmente deverá fazer várias aplicações por semana para perceber alguma mudança.

 

Ingredientes

  • Um tomate cortado ao meio

Como proceder

  • Para melhorar o aspecto da acne inflamada, basta aplicar meio tomate no rosto e fazer uma pequena massagem circular, para que ele fique bem impregnado.
  • Deixe agir por 15 minutos, enxague com água fria e depois use um bom hidratante.

Como melhorar a pele oleosa com tomate

Pele úmida

Algo que queremos lembrá-los é que o tomate é um adstringente natural, capaz de reduzir o excesso de óleo na pele. Nós explicaremos como realizar este tratamento.

Leia também Suco de tomate de manhã. Você conhece todos os seus benefícios?

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de polpa de tomate (16 g)
  • 10 fatias de pepino  (50 g)

Preparação

  • O que vamos fazer primeiro é remover a casca externa do tomate. Depois, também descascaremos o pepino e levaremos essas dez fatias para o liquidificador, junto com o tomate.
 
  • Você pode bate-los para deixar tudo mais fácil e rápido; no entanto, você também pode amassar os dois ingredientes com a ajuda de um garfo.
  • Deixaremos essa combinação em uma tigela pequena e, com a ajuda de um algodão, umedecemos o rosto com pequenos toques, para que a mistura fique bem impregnada.
  • Deixe agir por 20 minutos e depois enxague com água fria . O segredo deste tratamento de tomate é ser constante e realizá-lo todos os dias. Você verá o quão boa sua pele ficará a partir de agora.

Por fim

Lembre-se sempre que esses tratamentos naturais não funcionam da mesma maneira em todas as pessoas. Se, ao aplicar este tratamento com tomate, você notar que ele arde muito, remova-o com bastante água fresca antes que isso cause qualquer tipo de reação alérgica. E lembre-se de que quem pode lhe dar boas indicações sobre a causa da acne é o seu dermatologista; em caso de dúvida, ele o ajudará.

 

 

  • Kraft J, Freiman A. Management of acne. CMAJ. 2011;183(7):E430–E435. doi:10.1503/cmaj.090374
  • Emma, E. (2007). Acné y Estrés. Dermatol Perú. https://doi.org/10.1002/pri.1589
  • Groten K, Marini A, Grether-Beck S, et al. Tomato Phytonutrients Balance UV Response: Results from a Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Study. Skin Pharmacol Physiol. 2019;32(2):101–108. doi:10.1159/000497104
  • Cooperstone JL, Tober KL, Riedl KM, et al. Tomatoes protect against development of UV-induced keratinocyte carcinoma via metabolomic alterations. Sci Rep. 2017;7(1):5106. Published 2017 Jul 11. doi:10.1038/s41598-017-05568-7