Como cultivar tomates com apenas 4 fatias

28 de janeiro de 2019
Cultivar tomates é sumamente simples. Além disso, trata-se de uma fruta muito deliciosa e nutritiva. Com apenas algumas fatias, você pode conseguir uma planta bonita e frutífera para fazer as suas saladas.

Você sabia que apenas quatro fatias deste fruto são o suficiente para cultivar tomates que te abastecerão ilimitadamente? O processo é econômico e nada complexo: confira e descubra como cultivar tomates de maneira ilimitada.

Além de ser um ingrediente essencial de muitas receitas, o tomate é um fruto porque é a parte da planta que contém as sementes com uma série de propriedades benéficas para o organismo. Dentre elas, podemos enumerar sua importante contribuição em vitaminas A, C e K e minerais como o ferro e potássio.

Além disso, também se destaca por conter fibras, o que o torna mais eficaz contra a prisão de ventre e também um diurético natural. Além disso, não podem ser deixadas de lado suas consequências positivas para a circulação sanguínea e manutenção da pele.

Como cultivar tomates

Corte apenas quatro fatias de tomate, você pode obter uma plantação caseira desta fruta com um investimento verdadeiramente baixo. Quer saber mais?

Procedimento

Pessoa cultivando tomates

A primeira coisa que você precisa fazer é, naturalmente, encher um vaso grande com terra. Em seguida, corte quatro fatias finas de um tomate e coloque-as diretamente na terra, de preferência separados um do outro. Assim, você garante que todas as sementes farão contato com o solo.

Antes de prosseguir, deixamos uma recomendação muito útil: para não desperdiçar comida, você pode pegar um tomate que estiver muito maduro, ou mesmo um em mau estado. Isso não afeta em nada o cultivo de uma planta saudável, que é o que queremos aqui.

Em seguida, despeje uma outra camada de terra sobre as fatias de tomate. Não deve ser muito grossa, pois queremos que as mudas brotem depois de um tempo.

Justamente, esse crescimento deveria começar a aparecer a partir de algumas semanas do plantio. A partir daí, tudo o que resta é transplantar as mudas que crescerem mais a um vaso separado ou diretamente para o chão. O objetivo é que elas não disputem pelos nutrientes com plantas menos saudáveis.

Também pode te interessar: Como construir uma horta orgânica em casa?

Cuidados que o tomate requer

A partir do momento em que semeamos, a planta do tomate precisa de rego diário, especialmente no início e durante seu crescimento. Então, quando começar a dar frutos, é aconselhável diminuir um pouco o rego para que se concentre melhor o sabor; logicamente, devemos evitar que a planta murche.

Além disso, o transplante que é feito quando brotam as primeiras mudas é extremamente importante; as raízes dos tomates exigem muito espaço para se expandir.

Por outro lado, lembre-se que este tipo de cultivos precisa da luz solar para crescerem saudáveis. Portanto, colocando-os no lugar mais iluminado de seu jardim.

Quanto ao substrato, devemos optar por um orgânico para cumprir com nossa meta de  cultivar tomates ilimitados. O nitrogênio é um nutriente essencial para este tipo de cultivos; algumas maneiras de adicioná-los são:

  • Adicionar esterco compostado.
  • Com borras de café ou plantas fixadoras como o feijão.
  • Retire a camada superior da terra e coloque húmus de minhoca.

Em última instância, vale a pena a remarcar a necessidade das plantas de tomate de receber a luz solar. Por essa razão, não é a melhor ideia cobrir a terra com um colchão de folhas de outras plantas, como se costuma fazer.

Se você decide fazer isso de qualquer maneira, já que é prático para conservar a umidade e evitar doenças nas plantas, faça depois que a terra receber uma boa dose de sol.

Leia também: 10 plantas que você pode facilmente cultivar em seu jardim

Vantagens de cultivar tomate em casa

Tomates cultivados em casa

Cultivar tomates de maneira ilimitada pode ser uma atividade que, além de ser uma excelente introdução ao mundo da jardinagem, pode ajudar à família a manter uma dieta saudável e equilibrada. Como já dissemos, trata-se de um fruto muito nutritivo.

Além disso, existem fatores econômicos que emergem de cultivar tomates em casa: especialmente no inverno, este fruto costuma alcançar preços elevados. Então, que maneira melhor de obtê-la de graça, se não nossa própria horta? Sem ter investido quase nada em seu plantio.

Finalmente, também pode tornar-se um ótimo passatempo e uma forma de ensinar às crianças valores como a responsabilidade, a importância de fazer economia e como levar um estilo de vida saudável. Para onde olhar, cultivar tomates em casa de maneira ilimitada traz benefícios.