É possível queimar calorias bebendo água gelada?

6 de janeiro de 2019
Todos nós concordamos que é importante manter-se bem hidratado durante e após a prática de exercícios. No entanto, as opiniões variam sobre a temperatura em que a água deve estar.

Você pode ter ouvido falar que é possível queimar calorias bebendo água gelada. Existem opiniões que apoiam esta versão e outras que a rejeitam. Além disso, geralmente há um grande número de razões “científicas” que não costumam ter muito fundamento.

De qualquer forma, neste artigo apresentamos o que há de verdade nisso, assim como algumas curiosidades da água gelada e seu papel na prática esportiva. Continue lendo!

Queimar calorias bebendo água gelada: mito ou verdade?

Queimar calorias bebendo água gelada: mito ou verdade?

O manual de medicina esportiva de Oxford nos diz que, ao beber um copo de água fria, estaríamos queimando aproximadamente de 4 a 7 calorias. Portanto, isso representa quase nada.

Beber água o suficiente é necessário para o corpo. Por isso, se quisermos perder peso, a hidratação será muito importante. De acordo com um estudo publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, isso acontece porque o consumo de água contribui para acelerar o metabolismo em até 30%. No entanto, o fato de ser gelada não tem relação.

Além disso, também pode haver uma perda de peso significativa quando as bebidas calóricas são substituídas por água. Renunciar ao refrigerante e substituí-lo por água pode economizar, aproximadamente, 330 calorias por dia.

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Beber água como método para controlar a ingestão de alimentos

Outra opção saudável seria beber água antes das refeições, não importa se fria ou à temperatura ambiente. Mas, como dissemos antes, isso não ocorre porque se queimam calorias tomando gelada, mas que, dessa forma, ficaremos saciados antes e não comeremos tanto.

Beber água como método para controlar a ingestão de alimentos

Um copo grande de água te ajuda a não beliscar a qualquer hora do dia. De fato, estudos mostram que pessoas que bebem um copo de água meia hora antes de comer costumam perder mais peso do que aquelas que não bebem.

Em resumo

Se tivermos alguma dúvida sobre a correta hidratação do nosso corpo no momento do exercício, sempre é aconselhável consultar um especialista

Todos nós concordamos que é importante manter-se bem hidratado durante e após a prática de exercícios. No entanto, as opiniões variam sobre a temperatura em que a água deve estar. O que é claro é que a desidratação pode levar à uma diminuição do nível de desempenho e a um aumento da sensação de esforço.

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Em suma, a melhor solução pode ser limitar-se a beber água morna ou fresca, o que pode nos ajudar a manter uma hidratação adequada antes, durante, e depois do exercício físico. No entanto, a ideia de queimar calorias bebendo água gelada é bastante incerta.

Em qualquer caso, se tivermos alguma dúvida sobre a correta hidratação do nosso corpo no momento do exercício, sempre é aconselhável consultar um especialista.

  • Eugene Sherry, Stepahm F. Wilson. Manual oxford de medicina deportiva. Editorial Paidotribo, 2002.
  • Diego Bellido Guerrero. Manual de nutrición y metabolismo. Ediciones Díaz de Santos, 2006.
  • David Grotto. Lo mejor que puedes comer (Colección Vital): De la A a la Z, la guía nutricional definitiva para llenarte de energía, de salud. Penguin Random House Grupo Editorial México, 2014.