É possível queimar calorias bebendo água gelada?

Todos nós concordamos que é importante manter-se bem hidratado durante e após a prática de exercícios. No entanto, as opiniões variam sobre a temperatura em que a água deve estar.
É possível queimar calorias bebendo água gelada?

Última atualização: 01 Fevereiro, 2021

Você pode ter ouvido falar que é possível queimar calorias bebendo água gelada. No entanto, até o momento, não há evidências ou estudos conclusivos que sustentem esse fato. Até as opiniões a respeito do assunto estão divididas e pesquisas ainda estão sendo feitas.  

De qualquer forma, neste artigo apresentaremos o que há de verdade nisso, assim como algumas curiosidades da água gelada e seu papel na prática esportiva. Continue lendo!

Queimar calorias bebendo água gelada

Queimar calorias bebendo água gelada: mito ou verdade?

O manual de medicina esportiva de Oxford nos diz que, ao beber um copo de água fria, estaríamos queimando aproximadamente de 4 a 7 calorias. Portanto, isso representa quase nada.

Beber água o suficiente é necessário para o corpo. Por isso, se quisermos perder peso, a hidratação será muito importante. De acordo com um estudo publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, isso acontece porque o consumo de água contribui para acelerar o metabolismo em até 30%. No entanto, o fato de ser gelada não tem relação.

Além disso, também pode haver uma perda de peso significativa quando as bebidas calóricas são substituídas por água. Renunciar ao refrigerante e substituí-lo por água pode economizar, aproximadamente, 330 calorias por dia.

Leia também: Alimentos ricos em água para deter a desidratação

Beber água como método para controlar a ingestão de alimentos

Outra opção saudável seria beber água antes das refeições, não importa se fria ou em temperatura ambiente. Mas, como dissemos antes, isso não ocorre porque estamos queimando calorias tomando água gelada, mas sim porque, dessa forma, ficaremos saciados antes da refeição e não comeremos tanto.

Beber água como método para controlar a ingestão de alimentos

Um copo grande de água te ajuda a não beliscar a qualquer hora do dia. De fato, estudos sugerem que pessoas que bebem um copo de água meia hora antes de comer costumam perder mais peso do que aquelas que não bebem.

Enfim, como foi comentado, é um assunto que ainda está sendo investigado. Embora algumas evidências associem a água potável à perda de peso, dizer que ela contribui para a queima de calorias é um exagero que carece de respaldo científico. 

Em resumo

Se tivermos alguma dúvida sobre a correta hidratação do nosso corpo no momento do exercício, sempre é aconselhável consultar um especialista

Todos nós concordamos que é importante se manter bem hidratado durante e após a prática de exercícios. No entanto, as opiniões variam sobre a temperatura em que a água deve estar. O que é claro é que a desidratação pode levar à uma diminuição do nível de desempenho e a um aumento da sensação de esforço.

Pode te interessar: O que acontece no seu corpo ao beber água de coco regularmente

Em suma, a melhor solução pode ser se limitar a beber água morna ou fresca, o que pode nos ajudar a manter uma hidratação adequada antes, durante, e depois do exercício físico. No entanto, como vimos, a ideia de queimar calorias bebendo água gelada é bastante incerta.

Em qualquer caso, se tivermos alguma dúvida sobre a correta hidratação do nosso corpo no momento do exercício, sempre é aconselhável consultar um especialista.

Pode interessar a você...
5 erros de hidratação mais comuns
Mejor con SaludLeerlo en Mejor con Salud
5 erros de hidratação mais comuns

É possível que, em vez de estarmos nos hidratarmos corretamente, estejamos cometendo alguns erros de hidratação. Saiba quais são!



  • Brown, C. M., Dulloo, A. G., & Montani, J. P. (2006). Water-induced thermogenesis reconsidered: The effects of osmolality and water temperature on energy expenditure after drinking. Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism91(9), 3598–3602. https://doi.org/10.1210/jc.2006-0407
  • Eugene Sherry, Stepahm F. Wilson. Manual oxford de medicina deportiva. Editorial Paidotribo, 2002.
  • Diego Bellido Guerrero. Manual de nutrición y metabolismo. Ediciones Díaz de Santos, 2006.
  • David Grotto. Lo mejor que puedes comer (Colección Vital): De la A a la Z, la guía nutricional definitiva para llenarte de energía, de salud. Penguin Random House Grupo Editorial México, 2014.
  • Dennis, E. A., Dengo, A. L., Comber, D. L., Flack, K. D., Savla, J., Davy, K. P., & Davy, B. M. (2010). Water consumption increases weight loss during a hypocaloric diet intervention in middle-aged and older adults. Obesity18(2), 300–307. https://doi.org/10.1038/oby.2009.235
  • Boschmann, M., Steiniger, J., Franke, G., Birkenfeld, A. L., Luft, F. C., & Jordan, J. (2007). Brief report: Water drinking induces thermogenesis through osmosensitive mechanisms. Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism92(8), 3334–3337. https://doi.org/10.1210/jc.2006-1438