6 dicas para cuidar as roupas de algodão

30 de setembro de 2019
Um truque simples e eficaz para cuidar de nossas roupas de algodão é separar as coloridas das brancas ao lavá-las.

As roupas evoluem e sempre há novas técnicas de criação das peças. Muitas vezes, não pensamos em como lavaremos a roupa quando a compramos na loja, simplesmente vemos como ela é bonita e como fica bem no corpo. Roupas de algodão, lã, linho, seda…a variedade de tecidos é grande.

Esses avanços na indústria têxtil tornam as roupas mais funcionais do que nunca, embora seus cuidados sejam um pouco confusos. As etiquetas mostram várias maneiras de lavar cada peça de roupa: a uma baixa temperatura, com água fria, a 30 ºC, a 40 ºC, lavar à mão, evitar alvejantes, lavar a seco ou passar. Existem muitas variantes e podemos ficar um pouco loucos.

No entanto, existem métodos para lavar adequadamente e sem medo de errar. Nesse caso, nos referimos ao material mais utilizado por sua excelência: o algodão.

Roupas de algodão são muito confortáveis, elegantes e frescas. É um dos materiais que dão menos problemas à nossa pele e é o mais utilizado. No entanto, com o passar do tempo, a camiseta que tanto usamos começa a ficar feia. O que podemos fazer?

Se você quiser que suas roupas de algodão permaneçam novas por mais tempo, mostramos como você pode lavá-las.

Lavar as roupas de algodão na máquina

Métodos para lavar roupas de algodão

O ideal e o mais conveniente é separar as roupas com manchas mais rebeldes e lavá-las em primeiro lugar. Adquira qualquer produto de limpeza ou prepare um limpador caseiro para remover manchas difíceis antes de colocar a roupa na máquina de lavar.

Temos que deixar claro que não é o mesmo tratar a mancha de uma camiseta de algodão de cor clara, do que uma de cor escura. Temos que impedir que roupas brancas se misturem com as de cor.

Descubra: 6 truques para remover manchas de óleo nas roupas

1. Temperatura e tipo de detergente

Temos que prestar atenção especial à temperatura da água com a qual lavamos, além de verificar que tipo de sabão usaremos. Nunca devemos usar água quente para lavar roupas de algodão, pois elas podem desbotar e até encolher o tecido e prejudicá-lo.

Se a sua máquina de lavar roupa tiver uma opção de lavagem delicada, seria a melhor opção. Além disso, não se esqueça de que a lavagem excessiva dos tecidos de algodão pode causar dano às fibras. Tente lavar as roupas de algodão todas juntas, para dar-lhes o mesmo cuidado.

2. Secadora

A secadora pode ser uma invenção fantástica, no entanto, pode fazer com que certos tipos de peças sejam rasgadas e danificadas. Se você quiser usá-la, mantenha o ciclo de secagem no mínimo.

Se você preferir pendurar roupas no varal, faça-o em um local fresco e que o sol não incida diretamente sobre elas. O sol pode danificar as roupas, pois também enfraquece as fibras.

3. Engome as roupas de algodão

O uso de goma faz com que as roupas de algodão durem mais. No entanto, não deve ser aplicado após cada lavagem. Faça-o de vez em quando para fazer com que a peça dure mais.

4. Atenção ao ferro de passar

Organizar o armário para as roupas não amassarem

O ferro é essencial em algumas roupas, como camisas ou certos tipos de camisetas ou calças. Se você quiser usá-lo, faça-o em alta temperatura, pois esse tipo de tecido amassa bastante.

Não deixe de ler: O que fazer para manter a cor das roupas?

5. Como guardar as roupas de algodão

As traças adoram o algodão, por isso, preste atenção e guarde suas roupas em um local seco, limpo e livre desses insetos.

Mantenha um armário organizado para que a roupa não amasse nem estrague. Se você quiser usar uma peça de algodão que tenha sido guardada por um longo tempo, seria ideal retirá-la por algumas horas para ventilar.

6. Deixe de molho as roupas de algodão

É conveniente deixar de molho as roupas de algodão antes de lavá-las, sempre dependendo da sujeira que apresente. Entretanto, se estiver muito suja, é ideal deixá-la de molho durante a noite com um detergente adequado.

O algodão é um material muito resistente e é um dos tecidos favoritos de todos pela comodidade e conforto que sentimos quando vestimos esse tipo de roupa. Agora você sabe como lavar suas roupas de algodão preferidas. E lembre-se de evitar altas temperaturas principalmente se houver roupas coloridas e separe-as para que não fiquem manchadas.

Esse artigo ajudou? Sendo assim, não hesite em compartilhar as dicas com seus amigos e familiares.