6 truques para remover manchas de óleo nas roupas

· 24 de junho de 2018
O aparecimento de manchas de óleo na roupa pode significar muito trabalho no momento da lavagem. No entanto, aplicando alguns truques de limpeza naturais, essa situação não precisa se tornar um problema.

Remover manchas de óleo nas roupas é uma tarefa que pode levar muito tempo. Embora atualmente existam produtos químicos que facilitem o processo, é melhor procurar alternativas menos agressivas para cuidar da roupa e da saúde.

O problema com este tipo de substância é que ela penetra facilmente nos tecidos e é resistente aos produtos de lavagem habituais. Portanto, outros ingredientes complementares são quase sempre necessários para eliminar as manchas de óleo completamente.

Felizmente, os velhos “truques da vovó” que propõem o uso de elementos ecológicos para eliminar as manchas ainda são válidos hoje em dia. Quais são eles e quais são os mais eficazes? Aqui nós falaremos sobre eles em detalhes.

Truques caseiros para remover manchas de óleo nas roupas

Uma das maiores dores de cabeça ao lavar roupas são aquelas peças de vestuário que, por algum motivo, foram manchadas com resíduos de óleo. Embora às vezes elas sejam removidas durante o ciclo de lavagem normal, outras vezes a tarefa vira um desafio.

Este tipo de mancha é comum ao manusear alimentos na cozinha ou devido a algum tipo de derramamento acidental quando você está comendo. Elas também são comuns para quem quem trabalha com compostos oleosos, como os mecânicos.

Um dos principais truques para eliminar as manchas com sucesso é agir o mais rápido possível para que a gordura não tenha tempo de ser absorvida no tecido. No entanto, nem sempre há uma situação em que você possa agir imediatamente. Então, o que podemos fazer?

1. Aplicar sal

Sal grosso

Quando a mancha é formada em tecidos aveludados, como a camurça, é melhor aplicar um pouco de sal para facilitar a lavagem. Devido à sua ação absorvente, este ingrediente evita que os óleos penetrem no tecido.

Como usá-lo?

  • Esfregue bastante sal sobre as manchas de óleo nas roupas e deixe agir por duas a três horas.
  • Após o tempo recomendado, esfregue com cuidado com uma escova e elimine os resíduos na lavagem.

2. Vinagre branco

O “rei” dos produtos de limpeza orgânicos tem uma das melhores fórmulas para remover todas as manchas de óleo. Graças aos seus ácidos orgânicos, ele decompõe os resíduos que aderiram na roupa e deixa uma sensação de suavidade.

Como usá-lo?

  • Despeje um pouco de vinagre branco na mancha e deixe agir por 30 minutos.
  • Depois deste tempo ter passado, lave com água morna e sabão regular.

3. Farinha de milho

Farinha de milho

A farinha de milho é um ingrediente natural que pode remover manchas de óleo nas roupas quando elas são recém-formadas. Embora nem sempre seja eliminada em sua totalidade, sua aplicação direta “suaviza” e permite que ela saia mais facilmente durante a lavagem.

Leia também: Branqueie suas roupas preferidas com estas 5 dicas de lavagem

Como usá-lo?

  • Polvilhe a farinha de milho sobre a área manchada e deixe agir por alguns minutos.
  • Esfregue com uma escova e introduza a roupa na máquina de lavar.

4. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto multiuso que tem sido usado desde os tempos antigos em muitos truques de limpeza da casa. Visto que ele é um branqueador e adstringente, é uma ótima opção contra manchas difíceis, como a mancha de óleo.

Como usá-lo?

  • Despeje sobre a roupa manchada e distribua uniformemente com uma escova.
  • Deixe agir por 40 minutos e enxágue.

5. Talco

Talco

Embora alguns talcos não sejam recomendados devido aos seus componentes químicos, a maioria pode ser usada de forma alternativa na remoção de manchas de óleo. Considerando que ele atua como um absorvente, pode ser usado para absorver o óleo das roupas.

Como usá-lo?

  • Esfregue uma quantidade abundante de talco na roupa e deixe agir por dez minutos.
  • Em seguida, esfregue vigorosamente com uma escova e lave os resíduos.

6. Suco de limão

Um dos produtos naturais que não podemos deixar de usar quando se trata de remover as manchas de óleo nas roupas é o suco de limão. Seu ácido cítrico é um dos melhores compostos ativos “desengordurantes” que podemos encontrar.

Como usá-lo?

  • Extraia o suco de um limão fresco e esfregue na mancha.
  • Deixe agir por dez minutos e mergulhe a roupa em água quente.
  • Adicione sabão em pó e faça a lavagem habitual.

Não se preocupe mais! Como você pode ver, existem vários truques naturais que podem remover as manchas de óleo nas roupas quando parece que ela está arruinada. Escolha o método que mais chamar a sua atenção e comprove seus benefícios.