Conselhos para melhorar a saúde da visão

· 11 de setembro de 2013
Para cuidar da saúde da visão, recomenda-se consultar um oftalmologista e realizar exames periodicamente, além de informá-lo sobre o histórico ocular da sua família.

A visão é um dos cinco sentidos do corpo humano. Com o passar dos anos, acaba ficando desgastada de forma natural com o envelhecimento. Com cuidados bem simples, podemos retardar alguns problemas e melhorar a saúde da visão.

Conselhos para melhorar a saúde da visão

Cuide da sua alimentação

É muito importante manter uma alimentação saudável. Deixe de lado frituras, gorduras, excesso de açúcar e sal, por exemplo. Opte por verduras e legumes.

Beber bastante líquido hidrata o corpo e ajuda na produção de lágrimas.

Controle sua pressão arterial

O ideal é que ela seja de 120/80. Há fortes indícios de que a degeneração macular, que prejudica sua visão, está diretamente relacionado a problemas cardiovasculares.

Coloque seu sono em dia

É recomendável dormir em média oito horas por dia, pois ao dormir, os olhos acabam ficando umedecidos.

Poucas horas de sono pode ressecar as vistas e causar inflamações desagradáveis.

Pode te interessar: 5 técnicas para dormir melhor

Nunca utilize maquiagens velhas

Utilizar produtos com prazo de validade vencido pode gerar problemas como irritação, vermelhidão, sensação de areia nos olhos e ardência.

Evite telas e monitores por várias horas seguidas

Evitar telas e monitores por várias horas seguidas pode favorecer uma visão saudável

Se você trabalha diretamente com computador, deixe o monitor à altura de seus olhos e com uma distância adequada. É necessário realizar pequenos intervalos a cada duas horas para descansar os olhos.

Enquanto estiver descansando, pisque seus olhos de forma acelerada a fim de evitar uma crise conhecida como síndrome do olho seco.

Caso sinta que seus olhos estão muito secos, use colírios que são vendidas em qualquer farmácia.

Mantenha-se longe da televisão sempre que estiver ligada. A distância deve ser de pelo menos dois metros da tela. Evite também ficar muito tempo em frente ao televisor.

Cuidado com a iluminação do ambiente em que você estiver

Não pode ser muito fraca, nem muito forte. Para favorecer a saúde da sua visão, use sempre óculos de sol de boa procedência, que contenham proteção UVA e UVB mesmo em dias nublados.

A exposição aos raios ultravioletas acarreta em uma doença que agride a parte central da retina.

Não deixe de ler: Problemas que podem ser notados pela visão

Tratamento caseiro

Há uma ótima receita caseira para melhorar a saúde de sua visão. Consiste em molhar um pano com água fria e colocar sobre os olhos. Com isso, ocorrerá a contração dos vasos sanguíneos a partir do frio presente no pano e a umidade encontrada nele lubrificará sua vista.

  • Temporini, E. R. (1999). Promoçäo da saúde ocular. Arq Bras Oftalmol62(1), 82-4.
  • Kanski, J. J. (2004). Olho seco. In Oftalmologia Clínica.