Tarefas do noivo e da noiva para o dia do casamento

1 de julho de 2019
Quando a noiva e o noivo organizam o casamento, podem ter dúvidas sobre quais tarefas cada um deve realizar. Mas, neste artigo tiraremos estas dúvidas.

Quando se está organizando um casamento, pode haver dúvidas sobre as tarefas do noivo e da noiva para que tudo corra como esperado. É um momento importante e uma boa preparação é fundamental.

Saber o que cada um deve fazer é algo que deve estar claro desde o começo. O estado de nervos pode causar tensões e discussões que afetam o momento em que se reafirma esse laço. Portanto, vejamos o que precisa ser considerado.

Tarefas do noivo e da noiva para o dia do casamento

Antes de começar, é essencial ressaltar que é muito importante que haja uma comunicação positiva entre o casal. Isso é algo exposto no artigo “Comunicação e satisfação: analisando a interação do casal”.

Assim, pode-se chegar a um entendimento melhor sobre com o que cada um vai se ocupar. Agora, vamos ver como as tarefas do noivo e da noiva podem ser organizadas.

O que o noivo faz para o dia do casamento?

Noivo se preparando

O noivo deve se ocupar de procurar um terno que lhe convenha e com o qual ele se sinta confortável. Além disso, não pode esquecer os acessórios (sapatos, abotoaduras, etc.). Para isso, você pode pedir ajuda a amigos e familiares.

Além disso, é necessário planejar com antecedência o fato de cortar o cabelo, fazer a barba ou acertá-la, até mesmo fazer um tratamento facial. Assim, nenhum imprevisto surgirá.

Finalmente, o noivo deve escolher a pessoa que irá acompanhá-lo ao altar. Esta é uma decisão que só diz respeito a ele.

Pode te interessar ler também: Como escolher o look ideal para um casamento

O que a noiva faz para o dia do casamento?

Noiva feliz no dia do casamento

Como o noivo, a noiva deve procurar seu vestido. Ele pode ser curto ou longo, mas o importante é que ela se sinta confortável. Também pode escolher quem serão suas damas de honra e o que elas usarão. Estas podem ajudá-la com o vestido e acessórios.

Outro aspecto que deve pensar é o tipo de penteado que vai usar. Por isso, é importante conversar com antecedência com o cabeleireiro e fazer vários testes. Caso queira fazer um tratamento facial, fazer as unhas ou outros, este é o momento de organizar isso.

Por fim, não podemos esquecer que a noiva também deve escolher uma pessoa para acompanhá-la ao altar. Isso, como o noivo, deve ser uma escolha individual.

Talvez te interesse ler ademais: 6 dicas para vestidos de madrinha de casamento

Tarefas conjuntas para noivo e noiva

Estas são tarefas do noivo e da noiva que devem ser realizadas separadamente. No entanto, existem algumas tarefas em que a colaboração dos dois é essencial. Vamos ver alguns casos:

  • Local: é importante que noivo e noiva concordem com o local onde desejam celebrar a união. Além disso, é importante não esquecer a decoração e os presentes para os convidados.
  • Bolo: o bolo também é um elemento que requer a opinião dos dois. O menu que será servido (opções para celíacos, vegetarianos ou intolerantes) e sobremesas.
  • Alianças: isso é algo que devem escolher entre eles para ver se encaixam bem e se o estilo é o que eles estão procurando.
  • Lista de convidados: sem dúvida, a tarefa mais tediosa de se pensar, bem como sua distribuição no momento do banquete.
  • Fotografia e música: a música que tocará, se haverá um DJ, o fotógrafo e a opção de um photocall são aspectos em que os dois também devem pensar.
  • Lua de Mel: é essencial prepará-la com antecedência. Podem-se tirar uns dias de folga, ir diretamente para a viagem depois de terminar o casamento ou deixar este evento para mais tarde.

Considerações finais

Com tudo isso, devemos também pensar se o casal quer um casamento cuja cerimônia seja feita no civil ou na igreja. Como vemos, há vários aspectos em que as tarefas do noivo e da noiva devem andar juntas. Mas, não é prudente que eles se esqueçam do orçamento disponível!

Esperamos que este artigo tenha sido capaz de lançar mais luz para que o dia tão esperado seja livre de imprevistos. Além disso, queremos lembrar a todos que se casarão da importância de planejar tudo com antecedência. Esta é uma obrigação.

  • Botton Beja, Flora. (2017). Tendencias actuales en el matrimonio en China. Estudios de Asia y África, 52(3), 535-566. https://dx.doi.org/10.24201/eaa.v52i3.2301
  • Figueroa Weitzman, Rodrigo. (2014). Kierkegaard y el matrimonio. Veritas, (30), 83-104. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-92732014000100005
  • Magallón Gómez, María Antonieta. (2013). La dignidad del matrimonio en el siglo XXI: Amor como paradigma. Boletín mexicano de derecho comparado, 46(138), 1025-1056. Recuperado en 01 de mayo de 2019, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0041-86332013000300006&lng=es&tlng=es.
  • Salinas Araneda, Carlos. (2010). EL RECONOCIMIENTO DEL MATRIMONIO RELIGIOSO EN EL DERECHO POSITIVO DEL ESTADO DE CHILE: UN VIEJO TEMA AÚN PENDIENTE. Revista de derecho (Valdivia), 23(1), 59-78. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-09502010000100003