Quantas madrinhas e padrinhos ter no casamento?

· 10 de maio de 2019
No seu casamento, você precisará de ajuda em todas as etapas, portanto, padrinhos e madrinhas são importantes e devem ser escolhidos sabendo o que esperar deles.

Uma figura essencial ao se casar são os padrinhos e as madrinhas, que ajudam a noiva e o noivo durante a cerimônia.

Os padrinhos não são apenas responsáveis ​​pelo acompanhamento do casal. Sua função vai muito além, é por isso que eles são sempre escolhidos entre o círculo mais próximo do casal.

Os padrinhos são conselheiros durante todo o processo de preparação. Eles devem participar de todos os detalhes e ser uma voz de encorajamento e apoio.

Suas obrigações incluem acompanhar a noiva e o noivo às provas de vestido e terno, ajudando a coordenar o cortejo, as damas de honra, a decoração, a festa e até mesmo organizar as despedidas de solteiro, entre outros. Eles podem até ser responsáveis ​​por levar a noiva e o noivo à igreja.

De quantos padrinhos de casamento você precisa?

Casal de noivos e padrinhos posando na porta da igreja

Realmente, um casamento pode ter tantos padrinhos e madrinhas quanto o casal considerar necessário. O vínculo também não está determinado, podem ser os pais, os irmãos ou os melhores amigos. Fundamentalmente, eles devem ser pessoas próximas e confiáveis ​​por toda a responsabilidade que têm.

Os padrinhos da vigília

Eles são os mais importantes de todos e os únicos necessários. Como o nome diz, eles estão encarregados de vigiar o casal. Eles também são conhecidos como “padrinhos sacramentais”, uma vez que devem assinar a certidão de casamento como testemunhas.

Esses padrinhos devem ser casados ​​pela igreja, o que exigirá sua certidão de casamento para provar isso. Os padrinhos de vigília estão ao lado da noiva e do noivo no início da cerimônia, muitas vezes com uma vela, como símbolo de sua vigília.

Pode lhe interessar também: 10 dicas para economizar no casamento

De alianças

Eles são responsáveis ​​por entregar as alianças ao casal quando chegar a hora. Além disso, podem ser duas pessoas, homem e mulher, ou uma única pessoa.

De arras

Padrinhos e madrinhas de arras

São eles que passam as arras ao noivo para que ele as entregue à noiva. Também pode ser um casal ou uma pessoa solteira. Quando este ritual termina, a noiva lhe dá as arras novamente para que ele possa mantê-las enquanto o casamento continua.

De laço

São eles que amarram o laço que une o casal. Nesse caso, precisam ser duas pessoas, embora não precisem ter um vínculo entre si. No entanto, a tradição diz que se for um casal que se ama, eles darão boa sorte aos novos cônjuges.

Dama de honra

É a pessoa que segura o buquê durante toda a cerimônia de casamento. Essas flores são oferecidas à noiva e pelo noivo, e quando o padre indica, a madrinha se aproxima da noiva e troca o buquê. Normalmente, é uma mulher amiga íntima da noiva, embora possa ser um membro da família.

Leia também: Músicas para casamento: confira as melhores!

Padrinhos de Bíblia e rosário

Durante o casamento, o padre também abençoa uma Bíblia e um rosário. Seus padrinhos são responsáveis ​​por guardá-los durante toda a cerimônia, para entregá-los ao casal quando esse momento chegar e, em seguida, pegá-los novamente pelo resto da liturgia.

Padrinhos de almofadas

São menos comuns que os anteriores, mas, quando são designados, têm a tarefa de colocar, no início do casamento, as almofadas sobre as quais a noiva e o noivo se ajoelham diante do altar.

As testemunhas

Casal de noivos beijando no casamento com padrinhos e parentes

Além dos padrinhos, você precisará ter testemunhas. Existem testemunhas da igreja e testemunhas civis. Os primeiros devem dar fé diante da paróquia sobre o relacionamento e comportamento do casal para que a igreja autorize o casamento. Os civis devem assinar o contrato de união dos noivos perante um juiz civil.

Normalmente, o casal não cobra dos padrinhos a responsabilidade adicional de serem testemunhas, embora não haja nada escrito e tudo dependa da escolha pessoal que eles querem fazer.

Por fim, como você vê, há muitas coisas que acontecem quando você se casa, por isso é aconselhável ter tantos noivos de casamento quanto possível para ajudá-lo.

Você também terá que se certificar que seus lugares estão reservados na fila da frente, porque eles precisam estar por perto quando tiverem que te ajudar.