10 dicas para economizar no casamento

· 30 de março de 2019
Embora existam alguns aspectos, como o vestido da noiva, em que não queremos economizar, há certamente outros elementos nos quais podemos economizar se fizermos as escolhas certas.

É possível economizar no casamento e ter a festa dos seus sonhos com um pouco de tempo e criatividade. Inclusive, vocês podem até aproveitar mais os preparativos como casal e com alguns parentes.

No entanto, é preciso tomar decisões inteligentes, fazer uma lista e distinguir em quais coisas você pode poupar dinheiro e em quais não pode. Com uma boa organização, se consegue um casamento econômico e fantástico.

10 dicas para economizar no casamento e viver a melhor festa de suas vidas

1. Tempo

A primeira coisa é pensar na data da cerimônia e não deixar que a ansiedade de viver esse momento os conquiste. Por isso, é aconselhável ter tempo suficiente para organizar com tranquilidade. Se decidirem se casar em um mês, é quase certo que gastarão o dobro de dinheiro.

Ter vários meses de antecedência possibilita, por um lado, poupar dinheiro dos salários mensais. Por outro lado, você pode comparar fornecedores, procurar ideias econômicas e preparar as coisas em casa. Não é difícil confeccionar certos elementos para o casamento e, assim, economizar ao comprá-los.

2. Economizar no casamento, demanda menor, preços mais baixos

Assim como os lugares turísticos, os cerimoniais também mudam seus preços de acordo com a estação. Honestamente falando, a diferença é geralmente bem ampla e é uma ótima maneira de economizar no casamento.

Assim, encontrar uma data na baixa temporada favorece a redução de despesas em buffet e outros serviços. Quando não há tanta demanda, surgem ofertas especiais ou pacotes que podemos aproveitar. Além disso, fica claro que a atenção e a qualidade são exatamente as mesmas dos outros meses mais solicitados.

Descubra: Bufê para casamentos: 8 ideias originais

3. Os convidados certos

Formas de economizar no casamento: convide a quantdade certa de pessoas

A lista de convidados é um dos tópicos que você precisa ver e rever várias vezes antes de enviar os convites. Um dos maiores gastos advém da comida, bebida e atenção aos participantes. Assim, você pode economizar muito mais do que pensa se reduzir o número de convidados.

Um grande erro é anotar todas as pessoas com quem você tem algum tipo de relacionamento, por mínimo que seja. Tente cortar dessa data os parentes que vocês não veem a mais de 20 anos. Alguns vocês sequer conhecem bem, mas parece uma obrigação adicioná-los.

É preciso ser consciente e restringir a lista a parentes e amigos que realmente gostem dessa ligação que vocês tem. Além disso, uma noite íntima permite que vocês economizem dinheiro no casamento e celebrem com aqueles que estão sempre por perto.

4. Impressões domésticas

Contratar empresas de design gráfico para confeccionar os convites, agradecimentos e outros exige um alto orçamento. Diminuir esses valores pela metade ou até menos é tão simples quanto sentar no computador e clicar em “imprimir”.

Existem centenas ou milhares de modelos na internet para se inspirar e fazer seus próprios convites. Inclusive, os noivos podem personalizá-los o quanto quiserem, juntos.

Formas de economizar no casamento: convites feitos em casa

5. Trajes mais econômicos

Dependendo da personalidade e do estilo de vida do casal, podem economizar no casamento limitando o dinheiro destinado aos trajes. Talvez o noivo nunca mais volte a usar o terno, e nesse caso um aluguel é suficiente. Assim, permanecerá nas fotos e não guardado em um armário.

Quanto à noiva, existem empresas de vestidos de noiva que têm modelos muito econômicos. A tendência é escolher na internet e comparar preços de casa. Além disso, parece incrível a diferença de preço que pode ser encontrada em vestidos com qualidade semelhante, embora sem muita popularidade.

Descubra: Penteados para noivas, fáceis e bonitos

6. A decoração

Reciclar elementos antigos ou que já parecem inúteis, como frascos e garrafas de vidro, é uma tendência muito econômica. Com eles podemos obter recursos decorativos elegantes, simples e baratos. Peça ajuda aos membros da sua família mais próximos e deixe todos começarem a guardar os recipientes para depois trabalhá-los.

Há também grandes feiras de casamento ou locais de decoração para visitar onde você obtém produtos bonitos e ao mesmo tempo práticos. Com a ajuda da internet, é muito fácil encontrar ideias para todos os gostos.

7. As flores do casamento

Formas de economizar no casamento: biscar preços nas flores

As flores estão muito presentes nas festas e têm alto impacto visual em cada setor. Para economizar no casamento, é aconselhável escolher flores sazonais e evitar importações. Os custos, entre eles, variam muito e o resultado pode ser o mesmo com bons arranjos.

Outra maneira de baratear com as flores é reutilizá-las. Quando a cerimônia civil ou religiosa terminar, os pais do casal podem remover essas flores e levá-las para o cerimonial. Colocá-las lá, nos cantos em vasos já prontos para recebê-las, é rápido e sutil.

8. Bolo de Casamento

A ideia é ter um bolo simbólico e simples com o qual tirar a foto e fazer o primeiro corte. Posteriormente, para servir, os garçons levam para a cozinha e lá você pode ter outros bolos caseiros. Claro, isso é fácil se houver alguém na família disposto a prepará-los no dia anterior.

  • A mesa de doces também é uma maneira de complementar o bolo e existem diferentes variedades que podem ser preparadas em casa com ajuda. Assim, não é necessário gastar o dobro ou mais contratando fornecedores.

9. As alianças

Os anéis de casamento tradicionais são de ouro e, quanto maior a quilatagem, melhor. No entanto, esse costume mudou ao longo dos anos. Há belas alianças no mercado, feitas em outros materiais, como a prata, que economizam muito dinheiro no casamento.

10. O carro

Alugar uma limusine ou um carro especial para levar a noiva até o local é um detalhe possível de evitar. Afinal, há sempre um amigo ou membro da família que empresta seu carro para a ocasião. A única despesa será para decorar o mesmo com um grande buquê, fitas e, problema resolvido.

Por fim, quanto dinheiro você acha que pode economizar no casamento se seguir estas dicas? Certamente, é muito mais, e sem deixar de fora nenhum detalhe.