Hábitos que engordam e você não sabia

30 Outubro, 2020
Para não nos excedermos na hora de comer, é fundamental planejar nosso cardápio e contar com os ingredientes certos. Assim, não teremos a tentação de comer alimentos pouco saudáveis.

Faz tempo que você tem feito dietas e exercícios mas não consegue alcançar o peso desejado? Talvez você esteja mantendo alguns hábitos que engordam sem saber.

Você variou a alimentação e mudou a rotina de exercícios, eliminou muito alimentos considerados “negativos” e continua seguindo ao pé da letra as indicações do médico e do instrutor da academia. Então, qual é o problema?

Maus hábitos que engordam

Digamos que você esteja seguindo a dieta e fazendo os exercícios com o objetivo de emagrecer e, mesmo assim, não consegue. Você já se perguntou por que isso acontece? Certamente, alguns hábitos não estão permitindo que você atinja seu objetivo.

Leia também: Como preparar o alpiste para emagrecer?

Não saber as calorias consumidas

É claro que não podemos passar o dia todo lendo rótulos e fazendo contas de calorias na calculadora, mas o fato de não conhecermos sequer o valor aproximado de calorias que consumimos pode ser perigoso.

O bom é que atualmente existem aplicativos que nos ajudam muito nessa tarefa. Basta especificar o que você está comendo e em qual porção e pronto, no fim do dia ele lhe dirá o quanto você consumiu em calorias. Você pode inclusive olhar as somas intermediárias para saber em que momento você se excedeu além do aconselhável.

Comer sozinho e distraído

Mulher comendo na frente da televisão

Ver televisão enquanto jantamos é uma péssima ideia, porque o cérebro não tem a capacidade de indicar quando o estômago está satisfeito. O mesmo acontece se estivermos lendo um jornal ou um livro. Se possível, devemos nos afastar dessas distrações na hora das refeições.

Ainda que seja verdade que em certas ocasiões especiais existe muita comida e nos excedemos, a verdade é que os especialistas apontam que comer em casa com a família é positivo para a saúde ao promover, em grande parte, o consumo de alimentos mais saudáveis.

Consumir tudo com teor reduzido de calorias

Você vai ao supermercado e escolhe tudo que tenha menção a “saudável” e diga “0%”, “light” ou “sem gorduras”? Talvez seja isso o que está impedindo que você emagreça. Acredita-se que pessoas que consomem produtos “para dieta” ingerem quase 30% mais calorias do que se escolhessem produtos normais ou regulares.

Em uma parte desses alimentos a gordura é substituída por açúcar ou aditivos químicos. Assim, é melhor uma pequena porção de um alimento “comum” do que várias de um “dietético”.

Comer em pratos grandes

Salada saudável e nutritiva

Você já pensou que servir comida em pratos gigantes pode ser contraproducente? Os bons modos indicam que você deve comer tudo que está no prato e, portanto, servir porções grandes fará você comer mais.

Dormir pouco (ou mal)

A insônia e o estresse são os piores inimigos das dietas. Quanto menos dormimos, mais comemos. Não apenas porque ficamos mais tempo acordados (e podemos atacar a geladeira mais vezes), mas porque o corpo precisa do descanso para se restabelecer e se recuperar do que você fez durante o dia.

E há ainda outra coisa interessante: o metabolismo energético e a produção de certos hormônios relacionados ao sono e à vigília podem ser os culpados por termos fome o tempo todo.

Cercar-se de pessoas obesas

Pessoa obesa caminhando na rua

Assim como um jantar em família pode ser benéfico, as relações pessoais podem nos trazer consequências positivas ou negativas. Por exemplo, se nosso parceiro, nossos melhores amigos e nossos colegas de trabalho estão com excesso de peso, é mais provável que você compartilhe maus hábitos com eles.

Não tomar café da manhã

Pular o café da manhã pode ser outro dos hábitos que engordam, mesmo que você pense o contrário, de acordo com a Harvard Health Publishing. Experimente tomar um bom café da manhã antes de sair de casa e você verá que não sentirá fome até o meio-dia.

Um bom café da manhã deve ser composto por:

  • Uma xícara de qualquer infusão.
  • Uma porção de carboidratos.
  • Laticínios, cereais e frutas.

Leia também: Não tomar café da manhã engorda

Não planejar as refeições

Ir ao supermercado com fome: hábitos que engordam

Se você está indo ao nutricionista e já preparou um cardápio semanal, ótimo! Uma boa forma de respeitar isso é preparar comida para vários dias e colocá-la no congelador. Não cozinhe em cima da hora e tenha diferentes ingredientes naturais disponíveis.

Além disso, é importante variar o menu para não enjoar e para que o corpo não se acostume. Se você comer um prato diferente a cada dia, o organismo terá que trabalhar mais para aproveitar cada um dos componentes.

Por último, quando for fazer a compra, leve uma lista e cumpra-a à risca. Não se deixe levar pela tentação! E lembre-se de que, se você for ao supermercado com fome, terá mais chances de comprar alimentos não saudáveis.

Descubra: Dieta saciante para emagrecer sem passar fome

Diga adeus aos hábitos de engordam

Você descobriu que alguns de seus hábitos que podem estar prejudicando seus esforços para perder peso? Em caso afirmativo, comece a trabalhar e diga adeus a eles. Está na hora da dieta e dos exercícios darem resultados.

Tenha sempre à mão alimentos saudáveis para quando estiver com fome, preste atenção nas porções e evite pular refeições. Você vai perceber a diferença em breve. Siga essas dicas e comece a viver uma vida com hábitos saudáveis, quer seu objetivo seja perder peso ou não.

  • Hollands GJ, Shemilt I, Marteau TM, et al. Portion, package or tableware size for changing selection and consumption of food, alcohol and tobacco. Cochrane Database Syst Rev. 2015;2015(9):CD011045. Published 2015 Sep 14. doi:10.1002/14651858.CD011045.pub2
  • Di Milia, L., Vandelanotte, C., & Duncan, M. J. (2013). The association between short sleep and obesity after controlling for demographic, lifestyle, work and health related factors. Sleep Medicine. https://doi.org/10.1016/j.sleep.2012.12.007
  • Hairston KG, Bryer-Ash M, Norris JM, Haffner S, Bowden DW, Wagenknecht LE. Sleep duration and five-year abdominal fat accumulation in a minority cohort: the IRAS family study. Sleep. 2010;33(3):289–295. doi:10.1093/sleep/33.3.289
  • Pediatrics. 2011 Jun; 127(6): e1565–e1574. Is Frequency of Shared Family Meals Related to the Nutritional Health of Children and Adolescents? doi: 10.1542/peds.2010-1440
  • American Journal of Epidemiology, Volume 164, Issue 10, 15 November 2006, Pages 947–954, Association between Reduced Sleep and Weight Gain in Women. https://doi.org/10.1093/aje/kwj280
  • Harvard Health Publishing. Eating breakfast won’t help you lose weight, but skipping it might not either. https://www.health.harvard.edu/blog/eating-breakfast-wont-help-you-lose-weight-but-skipping-might-not-either-2019041916457