Como preparar o alpiste para emagrecer?

26 de janeiro de 2020
A inclusão de alpiste na dieta pode ser uma boa maneira de obter nutrientes essenciais para o nosso bem-estar. Neste artigo, mostraremos como preparar a água de alpiste.

Muitas pessoas começaram a consumir alpiste para emagrecer. Ainda que até algum tempo acreditássemos que este ingrediente era um alimento para as aves, hoje ele ganhou muita fama por suas interessantes propriedades para a saúde humana.

Esta pequena semente provém da planta Phalaris canariensis. Diz-se que pelo seu alto teor de enzimas e aminoácidos contribui para melhorar as funções de vários dos sistemas principais do corpo.

De fato, o alpiste é um grande aliado para estimular a eliminação dos depósitos de gordura e colesterol, e seus nutrientes ajudam a melhorar o gasto energético do corpo para evitar transtornos metabólicos como a diabetes.

Além disso, várias propriedades foram atribuídas ao alpiste na medicina tradicional (redução de lipídios, demulcente e diurético). No entanto, especialistas apontam que não há evidências científicas suficientes disso.

Apesar disso, há cada vez mais interessados em adicioná-lo à dieta, não só com o objetivo de perder peso, mas também com a intenção de aproveitar todos estes nutrientes que promovem o bem-estar.

Está interessado em começar a consumir alpiste para emagrecer? A seguir vamos contar em detalhes como prepará-lo. Confira!

Benefícios do alpiste para quem quer emagrecer

Mulher feliz por ter perdido peso

As aves não são a única espécie que pode se beneficiar das propriedades do alpiste. Nesse caso, pode nos ajudar a perder peso.

Há muitos motivos pelos quais o alpiste é recomendado para emagrecer. Apesar de alguns subestimarem o poder que estas pequenas sementes têm, trata-se de uma importante fonte de nutrientes essenciais que apoiam as funções do metabolismo. Entre as suas principais características podemos destacar as seguintes:

  • Graças ao seu teor de lipase e outras enzimas digestivas, este alimento ajuda a quebrar as células de gordura que se encontram no sangue. Ou seja, o seu consumo ajuda a transportar os lipídios até as células para gastá-los como energia.
  • Contém uma quantidade importante de proteína vegetal, recomendada para aumentar o rendimento esportivo e a massa muscular.
  • Tem propriedades diuréticas e depurativas que otimizam o processo de eliminação de líquidos e toxinas retidos no corpo.
  • Os seus antioxidantes aceleram o metabolismo celular e previnem danos nos tecidos ao criar uma barreira contra os radicais livres do ambiente.
  • É uma fonte de fibra dietética que, além de melhorar a digestão, prolonga a sensação de saciedade e diminui o excesso de colesterol.
  • Ajuda a melhorar a circulação do sangue e minimiza a presença de celulite e varizes.

Leia também: Como preparar leite de alpiste e quais são seus benefícios?

Valores nutricionais do alpiste

Os nutrientes que o alpiste contêm são ideais para complementar um plano de alimentação balanceado.

Uma porção de meia xícara de alpiste (112 g) pode oferecer ao organismo aproximadamente:

  • 831 mg de potássio
  • 236 mg de cálcio
  • 431 mg de magnésio
  • 112 mg de ácido fólico

Além disso, cada 100 gramas da semente contêm poucas calorias:

  • 8 g de carboidratos
  • 13 g de proteínas
  • 2 g de gordura

Como preparar o leite de alpiste para emagrecer?

Leite de alpiste

Podemos preparar uma bebida saudável com alpiste para completar a nossa dieta de emagrecimento.

As sementes de alpiste têm muitos nutrientes em seu estado seco. No entanto, quando são colocadas em água, uma série de processos químicos se iniciam e aumentam o seu teor de fibra, celulose e proteínas de alto valor biológico.

Por este motivo, se o objetivo é emagrecer, o melhor é preparar a receita de leite de alpiste. Trata-se de uma bebida pobre em calorias que podemos adicionar com facilidade em nossa dieta, porque tem um sabor suave e agradável.

Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de sementes de alpiste (90 g)
  • 4 xícaras de água (1 litro)

Preparo

  • Coloque as sementes de alpiste em uma xícara com água e deixe-as de molho a noite toda.
  • No dia seguinte, retire a água que sobrar e adicione as sementes que estavam de molho no liquidificador com o resto da água.
  • Bata por alguns instantes, até obter um leite vegetal homogêneo.
  • Coe com um coador de pano fino e jogue os resíduos fora.

Modo de consumo

  • Beba com moderação no café da manhã ou lanche.
  • Guarde o leite restante em um recipiente de vidro e conserve em geladeira por 2 ou 3 dias.

Veja também: Emagreça com leite de alpiste

Que tipo de semente de alpiste devemos usar?

Como preparar alpiste para emagrecer

Nem todas as sementes são adequadas para o consumo humano; portanto, certifique-se de escolher a variedade apropriada e livre de sílica.

É muito importante aprender a diferenciar as sementes de alpiste aptas para o consumo humano daquelas que são para aves. Apesar de suas propriedades nutricionais serem parecidas, as sementes para aves contêm uma substância chamada sílica, que pode ser prejudicial para a saúde.

A variedade de sementes recomendadas para qualquer remédio com alpiste são as de apresentação “livre de sílica”. Estas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e supermercados a preços bem acessíveis.

  • Cuidado! A fibra de sílica é muito pequena e às vezes não é detectada facilmente a olho nu. É primordial evitar o alpiste que a contém, já que o seu consumo pode causar danos à mucosa digestiva.

Você está pronto para preparar esta bebida com alpiste para emagrecer? Se ainda não a incluiu em sua dieta, experimente esta receita para comprovar por si mesmo o quanto ela é benéfica.

  • Perez Gutierrez, R. M., Madrigales Ahuatzi, D., Horcacitas, M., Garcia Baez, E., Cruz Victoria, T., & Mota-Flores, J. M. (2014). Ameliorative Effect of Hexane Extract of Phalaris canariensis on High Fat Diet-Induced Obese and Streptozotocin-Induced Diabetic Mice. Evidence-based complementary and alternative medicine : eCAM, 2014, 145901.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3912641/