Como preparar leite de alpiste e quais são seus benefícios?

· 17 de janeiro de 2018
O leite de alpiste é uma bebida vegetal que pode nos trazer grandes benefícios e até favorecer a perda de peso, se a incluirmos em nossa rotina diária.

Saiba como preparar leite de alpiste, uma bebida vegetal com poucas calorias que se tornou popular em todo o mundo por seu alto teor de nutrientes essenciais e pelos benefícios que oferece para a saúde.

Apesar das sementes serem conhecidas como um alimento exclusivo para aves, na atualidade ganharam um lugar importante na alimentação humana, sobretudo por seu alto teor de enzimas e aminoácidos.

Quando secas, as sementes contêm muitos nutrientes, mas quando colocadas em água, ocorre uma série de processos químicos que aumentam a sua concentração de fibras, celulose e proteínas de alto valor biológico.

Além disso, graças ao aporte de nutrientes, é ideal para melhorar a digestão, estimulando o funcionamento do fígado e desintoxicando o corpo.

Como sabemos que muitos ainda não o experimentaram, neste artigo queremos contar como preparar leite de alpiste e listar seus principais benefícios para o organismo.

Como preparar leite de alpiste?

Como preparar leite de alpiste

O leite de alpiste é uma das bebidas vegetais com menos calorias que existem. Por isso, você pode consumi-lo todos os dias, sendo um bom complemento para manter um peso saudável.

O processo de preparação é bastante simples, mas deve ser iniciado na noite anterior.

Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de sementes de alpiste (90 g)
  • 4 copos de água (1 litro)

Preparação

  • Deixe as sementes de alpiste de molho em um copo com água e durante toda a noite.
  • Na manhã seguinte, retire o excesso da água e coloque as sementes no liquidificador, junto com o restante da água.
  • Bata na velocidade máxima, até obter uma bebida de cor esbranquiçada.
  • Coe com um filtro de pano e retire os restos das cascas.

Modo de consumo

  • Beba um copo de leite de alpiste em jejum e repita o consumo 2 ou 3 vezes ao longo do dia.

Benefícios do leite de alpiste

A semente de alpiste é composta de 16,6 % de proteínas de alta qualidade e 11,8 % de fibra dietética.

Quando as sementes se transformam em leite, aumenta o seu teor de enzimas, que servem para melhorar a utilização da glicose por parte das células.

Estas qualidades, além de suas vitaminas e minerais, permitem que o seu consumo regular melhore vários aspectos da saúde.

Melhora a digestão

Digestão, mulher com as mãos na barriga

As enzimas do leite de alpiste ajudam o processo de digestão e a transformar os amidos em glicose.

  • Suas propriedades anti-inflamatórias aliviam a irritação da mucosa do estômago e, portanto, evitam a azia e a gastrite.
  • Contribui para restabelecer o movimento intestinal e previnem tanto a diarreia quanto a prisão de ventre.

Protege a saúde cardiovascular

Este leite vegetal se tornou um dos melhores remédios para lutar contra o acúmulo do colesterol LDL (colesterol ruim) nas artérias.

  • Seus compostos antioxidantes ajudam a evitar a formação de placa e favorecem a eliminação dos lipídios, evitando doenças como a aterosclerose.
  • Entre outras coisas, melhora a circulação do sangue e ajuda a equilibrar o nível de sódio para evitar a hipertensão arterial.

Ajuda a perder peso

Mulher se pesando na balança

Por suas propriedades desintoxicantes e digestivas, esta bebida foi considerada um bom complemento para aqueles que estão tentando perder peso de forma saudável.

  • Ainda que não seja um remédio milagroso ou algo semelhante, seus compostos ajudam a limpar o organismo de toxinas para evitar interferências na atividade do metabolismo.
  • Por outro lado, sua fibra dietética aumenta a sensação de saciedade e reduz a necessidade de “beliscar” alimentos calóricos.

Combate a retenção de líquidos

O alpiste tem um efeito diurético no organismo. Ao melhorar o funcionamento dos rins, ajuda a filtrar os líquidos para eliminá-los através da urina.

Esta qualidade beneficia os pacientes com edema ou distúrbios inflamatórios, já que, ao impulsionar a expulsão dos fluidos, evita complicações e doenças.

Purifica o fígado

Saúde do fígado

Os antioxidantes e enzimas naturais do leite de alpiste são grandes aliados para purificar o fígado e otimizar o seu funcionamento.

Essas substâncias detêm a deterioração causada pelos radicais livres e, além disso, favorecem a decomposição das gorduras, evitando digestões pesadas.

Combate as infecções urinárias

Os nutrientes contidos nesta bebida vegetal ajudam a fortalecer o sistema imunológico, melhorando a resposta do corpo contra os agentes infecciosos que afetam a saúde do trato urinário.

Sua ação diurética também limpa os dutos urinários e a bexiga, facilitando a eliminação dos micróbios que causam estas doenças.

Já provaram esta deliciosa bebida? Agora que você conhece os seus benefícios, não hesite em preparar leite de alpiste em casa para aproveitar ao máximo suas propriedades.

Você vai adorar!