Como preparar leite de alpiste e quais são seus benefícios?

O leite de alpiste contém nutrientes que ajudam a melhorar a qualidade da dieta. Por isso, combinado com uma alimentação saudável e variada, seu consumo pode ajudar a cuidar da saúde.
Como preparar leite de alpiste e quais são seus benefícios?

Última atualização: 02 Novembro, 2020

Você tem interesse em aprender a preparar leite de alpiste? Caso você não saiba, o leite de alpiste é uma bebida vegetal de baixa caloria que se tornou popular em todo o mundo por sua concentração significativa de nutrientes essenciais e benefícios à saúde. 

Embora as sementes fossem conhecidas como alimento exclusivo para pássaros, agora ganharam um lugar importante na alimentação humana. De fato, existem pessoas que a consomem regularmente, pois é muito leve e ajuda a manter a sensação de saciedade.

Propriedades nutricionais da semente de alpiste

Segundo informações publicadas no Journal of Agricultural and Food Chemistry, as sementes de alpiste (Phalaris canariensis L.) contêm aproximadamente 61% de amido, 20% de proteína, 8% de gordura bruta e 7% de fibra alimentar total. 

Comparado a outros cereais, como a aveia, a cevada, o trigo e o centeio, essa semente é rica em proteínas. Ela também contém micronutrientes como potássio, magnésio, cálcio e ácido fólico e têm atividade antioxidante.

Como preparar o leite de alpiste?

O leite de alpiste é uma das bebidas vegetais com menos calorias que existem. Por isso, você pode consumi-lo todos os dias. Seu consumo pode ser um bom complemento para manter um peso saudável e promover a saúde, sempre em conjunto com uma alimentação saudável e balanceada. O processo de preparo é bastante simples, mas deve ser iniciado na noite anterior.

O leite de alpiste pode complementar a dieta. No entanto, não é um superalimento nem tem propriedades curativas.

Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de sementes de alpiste (90 g).
  • 4 copos de água (1 litro).

Preparo

  • Para começar, deixe as sementes de alpiste de molho em uma xícara com água durante toda a noite.
  • Na manhã seguinte, retire o excesso da água e coloque as sementes no liquidificador, junto com o restante da água.
  • Bata na velocidade máxima, até obter uma bebida de cor esbranquiçada.
  • Coe com um filtro de pano e retire os restos das cascas.
  • Beba um copo de leite de alpiste em jejum e repita o consumo 2 ou 3 vezes ao longo do dia.

Benefícios da preparação do leite de alpiste

As pesquisas sobre os benefícios do leite de alpiste para a saúde ainda são limitadas. No entanto, estudos que foram realizados nesse sentido foram utilizados para determinar que esse ingrediente tem potencial como alimento funcional e que o seu consumo é benéfico para o organismo.

No entanto, antes de tudo é importante desmentir muitas das alegações feitas sobre seu consumo e que podem levar os consumidores a ter ideias falsas sobre esse alimento. Nesse sentido, os seguintes esclarecimentos devem ser feitos:

  • O leite de alpiste não serve para perder uma certa quantidade de quilos em questão de dias ou semanas. Embora seja um alimento que pode contribuir para manter um peso saudável, por si só não possui propriedades de “queima de gordura" ou semelhantes. Simplesmente por ser um alimento nutritivo e satisfatório, incluído em uma dieta saudável, pode ajudar.
  • Essa bebida não é capaz de purificar ou desintoxicar o fígado. Esse órgão tem a capacidade de se purificar sozinho e não há evidências que comprovem que este ou outros alimentos ajudem a limpá-lo.
  • Não é um remédio para curar o colesterol. colesterol alto pode ser causado por muitos fatores. Por esse motivo, seu tratamento pode variar entre um paciente e outro. Embora esses tipos de bebidas possam ser um complemento para o seu controle, elas não representam uma cura e muito menos uma substituição ao tratamento médico.
O leite de alpiste fornece nutrientes que contribuem para o bem-estar. Acredita-se que ajude a regular os níveis de glicose e melhorar a saúde cardiovascular.

O que dizem as pesquisas?

Como podemos ver, o leite de alpiste não é um alimento “super poderoso" ou com propriedades milagrosas. Ele não tem a capacidade de curar doenças e não é uma fórmula para perda de peso. No entanto, isso não significa que não contribua com nada para a saúde. De fato, muitas de suas propriedades são respaldadas por alguns estudos.

Por exemplo, uma pesquisa recente publicada na revista Nutrients, que compila os principais benefícios desse alimento, destaca que o leite de alpiste pode ser útil para:

  • Favorecer o controle dos níveis elevados de açúcar no sangue e prevenir o diabetes.
  • Regular a pressão arterial alta em pacientes com hipertensão.
  • Fortalecer o sistema imunológico.
  • Proteger a saúde cardiovascular.
  • Combater a inflamação.
  • Inibir os efeitos dos radicais livres.
  • Inibir o crescimento de algumas bactérias nocivas.

O leite de alpiste não é curativo

Preparar o leite de alpiste é fácil e representa uma boa opção para promover a saúde. No entanto, deva ficar claro que não é um alimento curativo. Incluído no quadro de uma alimentação saudável e variada, seu consumo pode ajudar a obter nutrientes benéficos para o organismo. Consequentemente, está associado à prevenção de doenças não transmissíveis.

Pode interessar a você...
Emagreça com leite de alpiste
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Emagreça com leite de alpiste

O alpiste é um alimento muito famoso no mundo pelo simples fato de ser a comida dos pássaros que muitos têm em casa. Saiba que pode ajudar a peder peso?



  • Abdel-Aal, E. S. M., Hucl, P. J., & Sosulski, F. W. (1997). Structural and Compositional Characteristics of Canaryseed (Phalaris canariensis L.). Journal of Agricultural and Food Chemistry45(8), 3049–3055. https://doi.org/10.1021/jf970100x
  • Mason E, L’Hocine L, Achouri A, Karboune S. Hairless Canaryseed: A Novel Cereal with Health Promoting Potential. Nutrients. 2018;10(9):1327. Published 2018 Sep 19. doi:10.3390/nu10091327
  • Abdel-Aal, E. S. M., Hucl, P., Patterson, C. A., & Gray, D. (2010). Fractionation of hairless canary seed (Phalaris canariensis) into starch, protein, and oil. Journal of Agricultural and Food Chemistry58(11), 7046–7050. https://doi.org/10.1021/jf100736m
  • Valverde, M. E., Orona-Tamayo, D., Nieto-Rendón, B., & Paredes-López, O. (2017). Antioxidant and Antihypertensive Potential of Protein Fractions from Flour and Milk Substitutes from Canary Seeds (Phalaris canariensis L.). Plant Foods for Human Nutrition, 72(1), 20–25. https://doi.org/10.1007/s11130-016-0584-z