Dieta hipercalórica: ganhe peso de forma saudável

10 de outubro de 2019
A dieta hipercalórica é ideal para ganhar peso de forma saudável e evitar problemas pelo consumo indiscriminado de gorduras prejudiciais que, apesar de nos ajudarem a engordar, também colocam em risco a nossa saúde.

Se o seu problema não for sobrepeso, mas magreza, você deve mudar a sua forma de se alimentar. Nesse caso, a melhor opção é seguir uma dieta hipercalórica. Trata-se de começar a comer alimentos ricos em calorias, para promover um aumento contínuo e controlado do seu peso.

Com esta dieta, você deve prestar mais atenção às refeições. Lembre-se de que existem produtos muito prejudiciais que, embora possam ajudá-lo a combater a magreza, também causariam doenças crônicas.

A magreza é um problema muito comum

Dieta para ganhar peso.

Embora seja difícil de acreditar, a magreza é um problema que ocorre junto com a obesidade. Sempre que existe um indivíduo com essas características, é essencial avaliar as causas que o levaram a reduzir seu peso. As origens podem ser encontradas em:

  • Problemas psicológicos
  • Perda contínua de apetite
  • Má alimentação
  • Problemas intestinais que dificultam a absorção de nutrientes
  • Doenças como, por exemplo, diabetes, hipertireoidismo, câncer ou AIDS
  • Atividade física excessiva
  • Estresse

Nessas situações, é melhor consultar um especialista, que pode detectar as causas da sua magreza e corrigi-la com uma dieta melhor. Neste caso, uma dieta hipercalórica.

Leia mais: Como neutralizar a obsessão pela magreza

Dados a considerar sobre a dieta hipercalórica

Com uma dieta rica em calorias, você conseguirá que as poucas células adiposas do corpo aumentem de tamanho, ganhando assim alguns quilos. Para que o objetivo seja alcançado, considere o seguinte:

Na dieta hipercalórica, os alimentos são uma ferramenta

O grau de apetite da pessoa será aquele que indica quando está saciado ou não. Não é necessário gerar essa sensação através dos alimentos. O indivíduo deve comer quando sentir vontade de fazê-lo.

Esclarecemos isso porque são as gorduras que proporcionam a maior saciedade e, se todo o trabalho for deixado para elas, o dano secundário será maior.

As proteínas devem ser consumidas de maneira controlada

Contribuição de proteínas.

Lembre-se de que comê-las em excesso pode levar à sobrecarga hepática e renal. Mas, em vez disso, os carboidratos devem ser nossos melhores aliados.

Cuide das proporções

A dieta hipercalórica deve contribuir com 20% ou 50% da ingestão calórica da sua dieta habitual. Em situações normais, uma pessoa deve consumir cerca de 2000 calorias. Com esta dieta, você deve cobrir pelo menos 3000 calorias, de acordo com suas necessidades e características.

Erros que você deve evitar ao fazer a dieta hipercalórica

Muitas vezes, as pessoas costumam usar esse tipo de plano de plano alimentar como desculpa para comer qualquer tipo de alimento, sem prestar atenção às suas contribuições nutricionais. Os maus hábitos são muito frequentes, diremos em seguida quais são:

Usar suplementos vitamínicos

suplementos vitamínicos dieta hipercalórica

Quando a magreza é constitucional, ou seja, não é causada por nenhuma doença, não podemos falar em desnutrição. Por isso, não é aconselhável consumir suplementos vitamínicos.

Consumir fast food

Você pode pensar que esses tipos de produtos o ajudarão a ganhar peso mais rapidamente. No entanto, eles são apenas uma fonte de gorduras saturadas, açúcares, colesterol e sódio.

Nesse sentido, não melhorará sua saúde, mas poderá fazer com que você desenvolva:

Exercitar-se imediatamente após comer

Perder peso de manhã

É preferível descansar após as refeições. Assim, a digestão será feita corretamente e você evitará distúrbios gastrointestinais ou acúmulo de gases.

Não controlar o estresse

Quando o corpo está em alerta, há um gasto calórico maior. Em uma dieta hipercalórica, você deve relaxar. Assim, você não queima energia e ganha peso.

6 dicas para ganhar peso com uma dieta hipercalórica

Aumente o consumo de hidratos de carbono

Com esse plano alimentar, a ideia é ganhar peso, mas consumindo calorias saudáveis ​​em combinação com exercícios. Você deve acompanhar sua dieta com:

1. Carboidratos

Sem dúvida alguma, é importante que eles estejam presentes em todas as refeições. Escolha carboidratos complexos, pois são os mais saudáveis.

Podem ser:

  • Massas
  • Arroz
  • Cereais integrais
  • Pão
  • Batatas

2. As proteínas também devem fazer parte da dieta hipercalórica

Favorecem a geração de novos tecidos musculares. Além disso, te ajudarão a ganhar peso e volume. Evite as carnes vermelhas e adicione mais peixe e legumes.

Também pode incluir frutos secos, porque farão você se sentir satisfeito.

3. Gorduras

Te dão energia. Escolha gorduras saudáveis ​​como o azeite de oliva.

Descubra: Gorduras saudáveis para aumentar a massa muscular

4. Queijos

Tipos de queijo e seu valor nutricional.

Eles são uma rica fonte de calorias, gorduras e proteínas. Os queijos duros são a melhor opção, pois possuem mais calorias e o dobro de gordura.

5. Em uma dieta hipercalórica, coma 6 vezes ao dia

Não pule nenhuma das refeições principais. Cada prato é vital para ganhar peso. Planeje três refeições principais e três lanches.

Você pode optar por nozes, frutas ou pão mergulhado em um pouco de azeite. Estas são opções saudáveis ​​com alto valor calórico.

6. Não elimine a ceia

Ela deve fazer parte dos lanches. Você deve jantar antes das oito da noite. Isso é, três horas depois, faça a ceia, que pode ser um iogurte acompanhado de biscoitos ou pão.

Como você pode ver, é tudo sobre como escolher os alimentos. Em caso de dúvida, procure o conselho de um profissional.

Em conclusão, ganhar peso é um processo lento e difícil, mas com uma dieta hipercalórica você pode atingir o objetivo. Por fim, acompanhe-a com exercícios para ganhar massa muscular, moldar e tonificar seu corpo.

  • Nettleton JA, Brouwer IA, Geleijnse JM, Hornstra G. Saturated Fat Consumption and Risk of Coronary Heart Disease and Ischemic Stroke: A Science Update. Ann Nutr Metab. 2017 Apr; 70(1): 26–33

  • eresmama.com Vigila tu tiroides durante tu embarazo. [Online] Available at: eresmama.com/vigila-tiroides-embarazo/