O que os cereais fornecem ao nosso organismo?

· 22 de abril de 2019
Consumir cereais com frequência pode lhe trazer grandes vantagens, criando um estilo de vida saudável para crianças e adultos.

Nós sempre ouvimos que os cereais são um alimento muito importante para o nosso organismo, mas o que esse alimento realmente nos fornece? Mas por que é tão importante para a nossa saúde?

Os cereais, o que são e como podemos encontrar o equilíbrio em nossa dieta?

Os cereais à base de sementes são ricos em muitos nutrientes que o nosso corpo necessita para poder desenvolver suas funções diárias. Há uma grande quantidade de cereais e devemos saber como escolher qual deles é o melhor para nós, em cada caso.

Por exemplo, para as crianças é muito importante que tenham sido feitos especialmente para elas. Embora devamos evitar muitos dos comercializados que contêm grandes quantidades de açúcares e gorduras extras.

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O que os cereais contêm?

Os cereais são ricos em vitaminas do complexo B, entre outros
Os cereais são ricos em vitaminas do complexo B, entre outros

Os cereais são ricos em carboidratos, minerais e vitaminas. Os carboidratos são essenciais na alimentação, pois oferecem a energia necessária para aguentar o dia todo.

Os minerais, como o ferro, o zinco ou selênio, entre muitos outros, ajudam nas funções cognitivas, ajudando-nos a ter um melhor desempenho na escola ou no trabalho. Enfim, as vitaminas, ajudam a não adoecer, e a ter energia e melhor desenvolvimento.

Os carboidratos que fornecem são denominados “complexos”, e ajudam a liberar lentamente no organismo a glicose. Desta forma, são adequados para manter a energia e a saciedade durante o dia.

Além disso, são benéficos para pacientes diabéticos, melhorando a tolerância à insulina. Por outro lado, contribuem positivamente para a flora intestinal, melhorando as digestões e regulando o trânsito do intestino.

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Que consequências negativas tem abusar dos cereais?

Cereais com açúcar
Alguns tipos de cereais incluem muitos açúcares não saudáveis.

Os cereais não têm efeitos negativos dentro de uma dieta, embora sejam consumidos diariamente. No entanto, devemos ter em mente que os cereais comercializados são ricos em açúcares e gorduras adicionais. Opte pelas fontes mais naturais e simples possíveis.

Por outro lado, é um alimento ao qual você pode ser alérgico, como é o caso da doença celíaca, para alguns tipos. Nesse caso, evite-os, ou substitua-os por aqueles aos quais tenha uma boa tolerância e complemente sua dieta.

Podemos incluir esses alimentos em suas formas variadas, desde saladas até ensopados, ​​e desde o café da manhã ao jantar. Estes nos fornecerão energia e saciedade para aguentar o ritmo do dia a dia. Assim, incluí-los na dieta habitual ajudará a criar bons hábitos alimentares e uma dieta variada e equilibrada, se forem consumidos junto com carnes, peixes, legumes, laticínios, etc.

 

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