O que os cereais fornecem ao nosso organismo?

Os cereais são uma fonte de energia que podemos aproveitar para começar o dia com o pé direito. E se forem naturais, sem açúcar ou adoçantes de qualquer tipo (como a aveia), melhor ainda.
O que os cereais fornecem ao nosso organismo?
Sergio Alonso Castrillejo

Revisado e aprovado por o farmacêutico Sergio Alonso Castrillejo.

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 20 dezembro, 2022

É sabido que os cereais são alimentos que fazem parte de qualquer dieta equilibrada. Trigo, arroz, aveia, milho, cevada e centeio são alguns dos mais consumidos no mundo todo, embora outros também sejam consumidos, como o painço e o alpiste, por exemplo.

É provável que, em algumas ocasiões, já tenhamos ouvido falar que os cereais são um alimento necessário para a saúde. Mas por quê? O que exatamente eles podem nos fornecer? Em que quantidade e frequência devemos consumi-los para obter benefícios?

A seguir, resolveremos essas dúvidas e comentaremos alguns aspectos interessantes sobre esse assunto.

O que os cereais contêm?

Aqueles feitos a partir de sementes são ricos em vários nutrientes que nosso corpo precisa para que possa desempenhar suas funções diárias de acordo.

Também são são ricos em carboidratos, minerais, vitaminas e fibras alimentares. Os carboidratos são essenciais na alimentação, pois oferecem a energia necessária para realizar diferentes atividades todos os dias.

O que os cereais contêm?

Os carboidratos que fornecem são denominados “complexos”, e ajudam a liberar lentamente a glicose no organismo. Dessa forma, são adequados para manter a energia e a saciedade durante o dia.

Tanto as vitaminas quanto os minerais, como ferro, zinco ou selênio, entre muitos outros, contribuem para múltiplos processos e funções, contribuindo para que tenhamos um melhor desempenho na escola, na academia ou no trabalho. Por outro lado, também nos ajudam a permanecer saudáveis e ter um bom desenvolvimento.

Os celíacos devem se abster de consumi-los?

Segundo os especialistas da Associação Espanhola de Fabricantes de Cereais, “os celíacos têm intolerância às proteínas que formam o glúten, a gliadina e a glutenina. Estes existem em todos os cereais, com exceção do milho, do arroz, do sorgo e do painço”.

E acrescentam que “os mais utilizados para a fabricação de cereais matinais são o trigo, o milho, o arroz e a cevada. Portanto, um celíaco pode comer cereais matinais“.

A seu critério, você deve apenas tentar escolher aqueles que não possuem as proteínas que constituem o glúten, como cereais matinais de milho ou arroz.

Os cereais comerciais são uma boa opção?

Cereais com açúcar
Alguns tipos incluem muitos açúcares prejudiciais à saúde.

Eles costumam fazer parte do café da manhã de muitas pessoas. Entretanto, nem todos os cereais são saudáveis. Os comerciais, ricos em açúcares e outras substâncias artificiais, embora frequentemente consumidos, não são a melhor opção. Já os integrais são recomendados, conforme indicado por especialistas em Saúde e Nutrição. A aveia é um dos mais recomendados.

Há uma grande quantidade de cereais e precisamos saber como escolher o que funciona melhor para nós.

Como consumir os cereais para obter benefícios?

Podemos incluir esses alimentos em suas formas variadas, desde saladas até ensopados, ​​e desde o café da manhã ao jantar. Eles nos fornecerão energia e saciedade para aguentar o ritmo do dia a dia. Assim, incluí-los na dieta habitual ajudará a criar bons hábitos alimentares e uma dieta variada e equilibrada, se forem consumidos junto com carnes, peixes, legumes, laticínios, etc.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Mora, R. J. F. (2002). Evaluación nutricional. In Soporte nutricional especial.

  • Vera. (2008). Cereales, Legumbres, Leguminosas y Productos Proteínicos Vegetales. Organización de las Naciones Unidas para la Alimentaciòn y la Agricultura.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.