Mejor con Salud
 

O que é a aveia coloidal e quais são os seus benefícios?

A aveia coloidal se tornou popular como um ingrediente ideal para cuidar da saúde da pele. Devido à sua composição, é um bom complemento para algumas condições dermatológicas.
O que é a aveia coloidal e quais são os seus benefícios?

Última atualização: 06 Janeiro, 2021

A aveia coloidal é um ingrediente de origem natural que se tornou popular por seus benefícios para a saúde da pele. De acordo com um artigo de revisão publicado no Journal of Drugs in Dermatology, trata-se de um produto calmante, regulamentado pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos devido aos seus usos farmacológicos.

Na verdade, atualmente podemos encontrar esse produto em uma variedade de apresentações, desde produtos pós-banho a xampus, géis de barbear e hidratantes. Por que ela é benéfica? Quais são os principais usos? A seguir, contamos tudo a você.

O que é a aveia coloidal?

A aveia coloidal é o produto obtido após moer os grãos de aveia (Avena sativa) até conseguir um pó fino. Hoje, é utilizado na indústria cosmética na formulação de uma ampla gama de produtos para o cuidado pessoal, principalmente no que diz respeito à pele.

Um estudo divulgado pela Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology afirma que a sua composição química é complexa, pois concentra polissacarídeos, lipídios, proteínas, flavonoides, minerais e vitaminas. Além disso, é um ingrediente valorizado pela sua capacidade hidratante e por sua ação anti-inflamatória e antioxidante.

Aveia coloidal
A aveia coloidal possui estudos científicos a seu favor que justificam seu uso em dermatologia.

Benefícios da aveia coloidal

A composição nutricional da aveia coloidal lhe confere vários benefícios, principalmente no tratamento de condições dermatológicas. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e emolientes, ajuda a reparar a barreira cutânea e favorece o alívio de doenças como as seguintes:

  • Erupções cutâneas.
  • Eritema.
  • Coceira e eczema.
  • Pele seca.
  • Dermatite atópica.
  • Queimaduras.
  • Assaduras em bebês.

Os emolientes são substâncias que têm a capacidade de suavizar e hidratar a pele para reduzir sintomas como coceira e descamação. Embora estejam disponíveis em várias apresentações, a aveia coloidal se destaca por ser adequada para todos os tipos de pele.

Estudos sugerem que esta aveia também é útil para combater os sintomas da xerose ou pele excessivamente seca. Em geral, os profissionais a consideram um produto seguro. Além disso, é bem tolerado e pode reduzir a dependência de corticosteroides tópicos e seus potenciais efeitos adversos.

Convém esclarecer que, logicamente, não é um tratamento de primeira linha contra doenças de pele. Em caso de queimaduras, acne e dermatites, é fundamental ir ao dermatologista para conhecer outras opções terapêuticas. A aveia costuma ser um complemento para aliviar o desconforto.

Isso pode te interessar: 4 dicas para evitar a dermatite de fralda

Como se usa esse produto?

A maneira mais comum de usar a aveia coloidal para a pele é incorporando o pó fino à água do chuveiro. No entanto, como já comentamos, também está disponível em géis, hidratantes, pomadas e uma variedade de outros produtos.

É imprescindível utilizá-la de acordo com as indicações que constam na embalagem do produto escolhido. Além disso, em caso de dúvidas, deve-se antes de mais nada, consultar o seu médico ou farmacêutico. Geralmente, os cremes de aveia coloidal são aplicados nas áreas afetadas da pele, conforme necessário. Em casos de mãos secas, é aconselhável utilizá-la sempre que as lavarmos.

No caso de assaduras em bebês, a aveia deve ser aplicada após a limpeza adequada da área afetada. Deve-se ter cuidado com áreas sensíveis como os olhos, o interior da boca, o nariz e a região genital. Também deve ser utilizada com cuidado em caso de pele rachada, raspada ou ferida.

É seguro usar este produto?

A aveia coloidal é segura para a maioria das pessoas. Até o momento, não há informação sobre efeitos colaterais relevantes ao usar este produto.

Mesmo assim, não se aconselha a sua aplicação se você tiver uma alergia conhecida à aveia. Sugere-se também suspender o seu uso se sentir ardência ou apresentar erupção cutânea após a aplicação.

Como preparar a aveia coloidal em casa?

Embora seja possível comprar a aveia coloidal pronta para usar, também podemos prepará-la em casa em etapas simples. O produto obtido é ideal para adicionar na banheira ou para preparar máscaras naturais.

Você precisa

  • 1/2 xícara de grãos de aveia (ou avena sativa) (125 gramas).
  • Um processador de alimentos ou liquidificador.

Preparação

  • Em primeiro lugar, coloque os grãos de aveia inteiros no processador de alimentos.
  • Bata até conseguir um pó claro a fino esbranquiçado.
  • Em seguida, misture com um pouco de água para ver se a quantidade é suficiente. Se a água ficar branca leitosa, ela está pronta.

Aveia para a pele
A aveia pode ser adicionada à banheira ou usada como uma máscara.

Não deixe de ler: 3 máscaras naturais para atenuar rugas profundas

A aveia coloidal é um ingrediente suave para a pele

Existem muitas razões para usar a aveia coloidal como adjuvante para o cuidado da pele. É um ingrediente suave que até pessoas com sensibilidade podem usar. Devido à sua composição, ajuda a proteger a barreira cutânea e combate o ressecamento.

O mais interessante é que está disponível em várias apresentações e pode ser preparada em casa a partir de flocos de aveia integral. Você se anima a experimentar? Não se esqueça de tirar todas as suas dúvidas com um dermatologista.

Como preparar máscaras naturais para a pele seca

Como preparar máscaras naturais para a pele seca

Saiba como preparar máscaras naturais para a pele seca, que tende a apresentar sinais de envelhecimento precoce se não for tratada corretamente.



  • Kurtz ES, Wallo W. Colloidal oatmeal: history, chemistry and clinical properties. J Drugs Dermatol. 2007 Feb;6(2):167-70. PMID: 17373175.
  • Criquet M, Roure R, Dayan L, Nollent V, Bertin C. Safety and efficacy of personal care products containing colloidal oatmeal. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2012;5:183-193. doi:10.2147/CCID.S31375}
  • Reynertson KA, Garay M, Nebus J, Chon S, Kaur S, Mahmood K, Kizoulis M, Southall MD. Anti-inflammatory activities of colloidal oatmeal (Avena sativa) contribute to the effectiveness of oats in treatment of itch associated with dry, irritated skin. J Drugs Dermatol. 2015 Jan;14(1):43-8. PMID: 25607907.
  • Fowler JF Jr. Colloidal oatmeal formulations and the treatment of atopic dermatitis. J Drugs Dermatol. 2014 Oct;13(10):1180-3; quiz 1184-5. PMID: 25607551.
  • Diluvio L, Dattola A, Cannizzaro MV, Franceschini C, Bianchi L. Clinical and confocal evaluation of avenanthramides-based daily cleansing and emollient cream in pediatric population affected by atopic dermatitis and xerosis. G Ital Dermatol Venereol. 2019 Feb;154(1):32-36. doi: 10.23736/S0392-0488.18.06002-9. Epub 2018 Sep 12. PMID: 30207438.