2 receitas de sushi vegano

Você já experimentou sushi vegano? Vamos apresentar algumas alternativas para que você possa preparar este prato de forma caseira.
2 receitas de sushi vegano

Última atualização: 08 Agosto, 2021

O sushi é um dos alimentos da moda. Tem o peixe como ingrediente principal, mas também é possível fazer um sushi vegano para quem não consome alimentos de origem animal. Porém, não é um prato simples e será necessário tentar várias vezes até dominar o seu preparo.

Lembre-se de que o sushi vegano pode ser benéfico para a saúde se os ingredientes usados forem bem escolhidos. As algas, via de regra, fornecem fitonutrientes com alta capacidade antioxidante. Além disso, a presença de ácidos graxos de qualidade pode ser garantida, por exemplo, incluindo abacate.

É difícil preparar sushi?

O sushi é considerado uma preparação difícil. No entanto, o processo se torna mais fácil se algumas etapas básicas forem sistematizadas e se você tiver os materiais necessários. Seguir o método clássico de preparação japonês pode não ser fácil para muitos cozinheiros, mas existem maneiras de tornar os processos mais fáceis e alcançar um resultado aceitável.

Agora, você não deve tentar preparar sushi sem uma esteira de bambu. Para facilitar o enrolamento, você pode comprar uma série de instrumentos de plástico em muitos supermercados. Com eles, será necessário apenas introduzir o arroz e depois proceder a uma prensagem que molde a forma desejada.

Da mesma forma, também é essencial obter algas marinhas adequadas para o preparo de sushi. O mais comum é o tipo nori. Elas podem ser compradas em quase qualquer mercado. Não é mais necessário recorrer a lojas exóticas ou especializadas em produtos gourmet.

Lembre-se de que as algas são produtos de origem marinha capazes de trazer benefícios. Elas contêm compostos antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar a formação de radicais livres e a reduzir o risco de doenças, de acordo com um estudo publicado no Infectious Disorders Drug Targets .

Alga Nori para sushi vegano
A alga Nori é a mais utilizada para fazer sushi. Ela pode ser obtida facilmente em diversos supermercados.

1. Receita de sushi com pimentão e abacate

Para fazer esta receita você deve ferver 2 xícaras de arroz por 20 minutos em fogo médio, até que esteja bem macio. Deixe esfriar completamente e proceda ao corte dos vegetais.

Os escolhidos serão o pimentão, a abobrinha, a cenoura, a beterraba e o abacate. Você deve cortar todos eles em palitos.

O arroz deve ser temperado com 1 colher de sopa de açúcar, 3 colheres de sopa de vinagre de arroz e uma colher de chá de sal, mexendo muito bem para conseguir uma textura homogênea e distribuir bem os ingredientes.

Concluída essa etapa, você deverá prosseguir com a montagem do sushi. Para fazer isso, coloque um pedaço de filme plástico sobre uma esteira de bambu para cobri-la. Posicione a alga nori sobre ele e uma camada de arroz por cima, deixando uma linha de 1 centímetro de alga descoberta.

Coloque os palitos de vegetais sobre o arroz, sendo o abacate o último ingrediente a ser incorporado. Uma vez que todos os vegetais estejam no lugar, enrole a esteira firmemente para formar um cilindro coberto pelas algas marinhas.

Para finalizar, corte com uma faca umedecida em água. Estará pronto para servir, acompanhado de molho de soja.

Lembre-se de que, com esta versão com abacate, você estará garantindo o consumo de uma boa quantidade de ácidos graxos de qualidade. Eles demonstraram ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

2. Receita de sushi com pepino e cenoura

Vamos lhe dar outra opção para preparar sushi vegano em casa. Nesse caso, você deve começar lavando uma xícara de arroz em água fria para remover o amido. Lave-o quantas vezes forem necessárias até que a água corra límpida.

Em seguida, coloque o arroz em uma panela e cubra com água fria. Cozinhe em fogo médio, mexendo ocasionalmente até atingir o ponto de ebulição. Uma vez neste ponto, reduza o fogo e cozinhe tampado por 20 minutos, até secar o líquido.

Após esse tempo, deixe o arroz descansar por mais 10 minutos, sem retirar a tampa em nenhum momento. Adicione 2 colheres de sopa de vinagre de arroz e um quarto de colher de chá de vinho de arroz temperado. É importante mexer tudo para que o molho se espalhe por todos os grãos.

Antes de começar a manusear o arroz, será necessário resfriá-lo. Para fazer isso, espalhe todo o arroz em uma assadeira rasa, cubra com uma toalha úmida e espere cerca de 3 horas.

Chegou a hora de montar o sushi vegano. Coloque uma alga nori com o lado brilhante voltado para baixo na esteira de bambu. Espalhe meia xícara de arroz, cobrindo a maior parte das algas, deixando uma tira de 1 centímetro na borda.

Sobre o arroz, distribua palitos de pepino, cenoura e pimentão. Feito isso, enrole a alga com o auxílio da esteira. Quando o cilindro estiver formado, aperte para compactá-lo e corte-o com uma faca em rodelas iguais.

O ideal é servir com molho de soja. Também é possível oferecer algumas pequenas porções de wasabi para dissolver no próprio molho, adicionando um sabor picante.

Sushi vegano
O sushi requer habilidades culinárias especiais para ser feito como manda a tradição.

Dicas gerais para preparar sushi vegano

A chave do sushi é o arroz. É importante escolher bem a variedade e prepará-la da maneira correta para obter um resultado satisfatório.

Para ter sucesso, recomendamos que opte sempre por um grão curto. Além disso, é fundamental que você compre vinagre de arroz no supermercado, pois esse ingrediente será fundamental para que os grãos fiquem compactados e a textura fique perfeita.

Além disso, não se esqueça de que o arroz pode ser colocado dentro ou fora da alga. O processo de produção é sempre o mesmo; apenas a ordem em que os ingredientes são dispostos na esteira de bambu varia. Caso o arroz seja a parte mais externa, será necessário cobrir a esteira com filme plástico.

Faça sushi vegano em casa

Pronto, agora você já sabe preparar sushi vegano. Nós queremos encorajá-lo a fazer este prato exótico em casa.

Porém, saiba que será importante que você insista várias vezes até atingir o ponto perfeito do arroz e domínio nos métodos de preparo. Não é tão difícil quanto muitos acreditam, mas requer muita prática para obter a melhor versão possível.

Pode interessar a você...
Como fazer cogumelos recheados veganos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como fazer cogumelos recheados veganos

Os cogumelos recheados veganos são uma receita muito versátil e fácil de combinar, ideal como prato principal ou jantar leve.



  • Shahidi F, Ambigaipalan P. Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids and Their Health Benefits. Annu Rev Food Sci Technol. 2018 Mar 25;9:345-381. doi: 10.1146/annurev-food-111317-095850. PMID: 29350557.
  • Alkadi H. A Review on Free Radicals and Antioxidants. Infect Disord Drug Targets. 2020;20(1):16-26. doi: 10.2174/1871526518666180628124323. PMID: 29952268.