Suco antioxidante para reduzir a inflamação
Quer conhecer um suco antioxidante maravilhoso para reduzir a inflamação? Você conhece a função dos antioxidantes?
A função dos antioxidantes é combater os radicais livres que prejudicam as células, mas, então, sabe o que são os radicais livres?
São moléculas produzidas por diferentes motivos, que vão se acumulando no corpo. Algumas causas do seu surgimento são a poluição ambiental, o tabagismo e a radiação.
Ao se acumularem no organismo, os radicais livres podem causar sérios danos à saúde, aumentando o risco de doenças cardíacas, câncer ou problemas respiratórios, entre outros.
É por isso que precisamos tanto da ação benéfica dos antioxidantes no corpo.
Quais são os benefícios dos antioxidantes?
Têm a capacidade de frear as reações químicas que fazem com que os radicais livres danifiquem as células saudáveis do organismo; inibindo sua ação prejudicial.
Dessa forma, a atuação dos antioxidantes é fundamental para prevenir e reduzir o risco de diversos problemas de saúde.
Entre eles, pode-se citar a hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, envelhecimento precoce, doenças degenerativas, doenças relacionadas ao sistema imunológico e até o câncer.
Nosso organismo, teoricamente, está preparado para combater os radicais livres, mas infelizmente o estilo de vida atual, repleto de substâncias químicas prejudiciais e de uma alimentação inadequada, fez com que a quantidade deles aumentasse muito.
Felizmente, é possível aumentar a presença de antioxidantes para combater os radicais livres com mais eficácia. Para isso, é preciso ingeri-los por meio da alimentação, priorizando sempre os alimentos ricos em diferentes tipos de antioxidantes.
Uma ótima alternativa é ingerir estes alimentos na forma de suco. Por isso, ensinaremos uma receita deliciosa de um suco riquíssimo em antioxidantes, que certamente trará diversos benefícios para a sua saúde.
Proporcionando, além disso, muita mais disposição e vitalidade, e aumentando a sua qualidade de vida.
Como preparar o suco antioxidante?
Os ingredientes que compõem este suco são frutas, vegetais e temperos que possuem alto teor de antioxidantes. Por isso, podem cuidar e proteger o corpo.
Podem ser ingeridos separadamente através da alimentação ao longo do dia, mas fazer um suco é uma opção muito mais prática e fácil de manter todos os dias.
Descreveremos os ingredientes e explicaremos porque cada um deles ganhou um lugar de destaque nesse delicioso suco antioxidante.
Ingredientes
1 colher de açafrão em pó:
O açafrão conta com mais de 300 antioxidantes, além de funcionar como um analgésico e anti-inflamatório totalmente natural.
Além disso, pode reduzir dores, tratar a artrite, fortalecer a saúde cardíaca, combater problemas do sistema gastrointestinal, prevenir o câncer e aumentar os níveis de imunidade.
3 colheres de gengibre picado:
O gengibre possui uma grande quantidade de antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce, problemas de circulação e musculares e doenças como câncer e diabetes.
Também atua como um anti-inflamatório e é capaz de aliviar dores, espasmos e problemas nas articulações.
5 cenouras:
Possuem um alto teor de antioxidantes como o beta-caroteno, vitamina E (tocoferol), vitamina C, entre outros.
Além disso, previne o envelhecimento das células, aumenta a imunidade, previne doenças cardíacas e até o câncer.
2 limões e 1 laranja:
As frutas cítricas são ricas em diferentes tipos de antioxidantes, entre os quais destaca-se principalmente a vitamina C, os flavonoides, o beta-caroteno e vitaminas do complexo B.
Além disso, são ótimas para promover a circulação, fortalecer o coração, reduzir as inflamações, dores e infecções e prevenir problemas respiratórios. Também previnem outras doenças graves.
Saiba mais: Cítricos: benefícios de consumi-los no café da manhã
1 pepino:
O pepino possui propriedades desintoxicantes, por conter uma quantidade muito significativa de água.
Além disso, é rico em antioxidantes, como vitamina A, B, C e E. Também é ótimo para proteger a pele dos radicais livres, além de melhorar a digestão.
Preparo
- Primeiramente, descasque as frutas cítricas, pique o gengibre e corte a cenoura em pedaços.
- Em seguida, coloque-os no liquidificador e bata durante alguns minutos até que o suco obtenha uma consistência homogênea.
- Pode ser que somente a água do pepino não seja suficiente, por isso pode adicionar um pouco de água para facilitar a mistura dos ingredientes.
- Fica a seu critério: vá acrescentando água conforme sentir a necessidade.
Para aproveitar ao máximo os benefícios deste suco antioxidante, a recomendação é tomá-lo todas as manhãs; meia hora antes do café da manhã.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Patthamakanokporn, O., Puwastien, P., Nitithamyong, A ., Sirichakwal. P. (2008). Changes of antioxidant activity and total phenolic compounds during storage of selected fruits. J Food Composition Analysis. 2008; 21, 241-8.
- Venereo Gutiérrez, J. R. (2002). Daño oxidativo, radicales libres y antioxidantes. Revista Cubana de medicina militar, 31(2), 126-133. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S0138-65572002000200009&script=sci_arttext&tlng=pt
- Fadus, M. C., Lau, C., Bikhchandani, J., & Lynch, H. T. (2017). Curcumin: An age-old anti-inflammatory and anti-neoplastic agent. Journal of traditional and complementary medicine, 7(3), 339-346. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2225411016302528
- Masuda, Y., Kikuzaki, H., Hisamoto, M., & Nakatani, N. (2004). Antioxidant properties of gingerol related compounds from ginger. Biofactors, 21(1‐4), 293-296. https://iubmb.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/biof.552210157
- González-Sánchez, A., Cabañas-Wuan, Á., Arana-Argáez, V., Hernández-Núñez, E., & Ortiz-Andrade, R. (2011). Citroflavonoides como posible alternativa en el tratamiento de la diabetes y sus complicaciones. Revista mexicana de ciencias farmacéuticas, 42(3), 17-26. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-01952011000300003
- Sharma, K. D., Karki, S., Thakur, N. S., & Attri, S. (2012). Chemical composition, functional properties and processing of carrot—a review. Journal of food science and technology, 49(1), 22-32. https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs13197-011-0310-7
- Ji, L., Gao, W., Wei, J., Pu, L., Yang, J., & Guo, C. (2015). In vivo antioxidant properties of lotus root and cucumber: A pilot comparative study in aged subjects. The journal of nutrition, health & aging, 19(7), 765-770. https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs12603-015-0524-x
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.