Sobremesa três leites: aprenda a receita

24 de dezembro de 2019
Embora a base da sobremesa três leites também possa ser um bolo comprado, o resultado será muito mais saudável e delicioso se o prepararmos em casa.

A América Latina é uma região com uma ampla variedade de países, culturas, expressões de arte e gastronomia. Sem dúvida, uma região que originou ótimas receitas, como a que estamos prestes a mostrar. Uma combinação de pão de ló, merengue, creme e laticínios. Hoje você aprenderá passo a passo para fazer a deliciosa sobremesa três leites, uma maravilha onde quer que estejamos.

Aprenda a fazer uma deliciosa sobremesa três leites passo a passo

Sobremesa três leites

Algo que as receitas criadas em nosso continente têm é que elas sempre têm uma boa mistura de ingredientes salgados, neutros e doces para terminar com um resultado realmente surpreendente.

Em geral, tortas, bolos ou biscoitos mantêm uma forma homogênea. Isso também vale para a textura. No entanto, com a sobremesa de três leites, nada disso é, nem  remotamente, assim. Isso acontece porque a superfície é “banhada” por suculência e tem um sabor único e doce.

Ao prová-la, seu paladar pode experimentar sensações realmente agradáveis. Por um lado, você pode sentir a densidade do bolo, com toda a sua fofura e textura clássica. Por outro, você sentirá aquele sabor doce e sutil que somente o leite de vaca (e outros ingredientes) pode tornar possível.

Além disso, algo que a receita de sobremesa três leites oferece é que, quando você convida seus amigos ou familiares para experimentá-la, eles ficam completamente fascinados.

No entanto, um truque precisa ser levado em consideração para fazê-la corretamente. É a realização do bolo base. Lembre-se de que se você usar muita mistura entre leite condensado, leite evaporado ou creme de leite líquido, acabará arruinando a textura esponjosa da sobremesa. No entanto, não se preocupe, mostraremos em detalhes o que você deve fazer. Anote.

Ingredientes

  • 6 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo para uso geral (240 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó (15 g)
  • 2 colheres de sopa de baunilha (30 ml)
  • 1 lata de leite condensado (370 g)
  • 1 lata de creme de leite (290 g)
  • ½ lata de leite evaporado (180 ml)
  • 2 xícaras de açúcar (240 g)

Descubra: Leite desnatado versus leite integral

Preparo

  1. Primeiramente, pré-aqueça o forno a 180 ° C.
  2. Em seguida, para maior conforto e também para avançar um pouco os degraus, tenha um molde refratário untado e reserve para uso posterior.
  3. Depois, use um liquidificador, quebre os ovos e incorpore-os junto com o açúcar.
  4. Em seguida, em uma tigela funda, adicione farinha de trigo, água, as colheres de baunilha e o fermento em pó.
  5. Misture tudo até obter a homogeneidade espessa e necessária para o bolo tradicional.
  6. Em seguida, despeje o conteúdo no molde refratário previamente untado.
  7. Em seguida, leve a mistura ao forno e asse por 25 minutos. Você saberá que está pronta quando enfiar uma faca e ela sair seca.
  8. Depois de tirar o bolo do forno, deixe esfriar um pouco.
  9. Quase para terminar, você terá que derramar os leites (incluindo o creme de leite) sobre o bolo já em temperatura ambiente.
  10. Por fim, você deve repetir esta etapa até que absorva os líquidos e adquira a aparência clássica da sobremesa com três leites.
  11. De preferência, leve à parte inferior da geladeira e consuma fria.

Passo a passo para alcançar a neve da sobremesa três leites

Bolo com cobertura

Você deve começar com esta parte depois de concluir a receita do bolo principal (que ensinamos acima). É importante que você cumpra essa primeira etapa, porque a sobremesa de três leites leva essa camada e não seria a mesma sem ela.

Ingredientes

  • 4 claras de ovos
  • ½ xícara de açúcar (100 g)
  • ½ colher de sopa de suco de limão (8 ml)
  • 1 pitada de canela em pó (opcional)

Não perca: Receitas de sobremesas para fazer no forno

Preparo

  1. Lembre-se de que essa parte é o que dá aquele sabor único a essa sobremesa. É um merengue muito simples de fazer e vai em cima do bolo já terminado.
  2. Primeiramente, comece derramando as claras em uma tigela e, usando um batedor, bata até chegar ao ponto de neve.
  3. Em seguida, adicione lentamente o açúcar até ficar totalmente integrado.
  4. Quase para terminar, despeje o suco de limão e continue batendo por mais alguns minutos.
  5. Não exagere com a medida do suco de limão, pois pode prejudicar o sabor do merengue.
  6. Por fim, coloque a mistura em um saco de confeitar e decore a superfície da sobremesa de três leites. Se desejar, adicione canela por cima.