Como fazer bolo de cenoura sem açúcar?

9 de outubro de 2019
O bolo de cenoura é uma sobremesa caseira que admite vários ingredientes e especiarias. Sua simplicidade é muito conveniente, mesmo na decoração, pois combina muito bem com diversas coberturas.

Este bolo é uma das sobremesas caseiras mais apreciadas do livro de receitas de qualquer casa. E a vantagem é que podemos preparar o bolo de cenoura sem açúcar.

Em países como a Venezuela, é muito desfrutado e seu consumo frequente, portanto, é comum encontrá-lo em qualquer época do ano em residências, confeitarias e qualquer estabelecimento de alimentos. No Brasil, a preferência é por um bolo de cenoura fofo, bem docinho e com cobertura de chocolate.

Sua principal característica é a cor levemente alaranjada da massa e, é claro, a cobertura que é adicionada.

Embora um bolo de cenoura possa ser servido sem decoração, a verdade é que podemos decorá-lo com uma grande variedade de coberturas.

O mais usado na tradição venezuelana é a cobertura de queijo cremoso, pois confere à sobremesa uma maior suavidade em sua textura e, é claro, maior umidade.

Bolo de cenoura sem açúcar

Bolo de cenoura sem açúcar e com canela

Sim, podemos preparar um bolo de cenoura sem açúcar. Como? Bem, em vez de adicionar esse ingrediente, podemos substituí-lo por um pouco de mel. O sabor ficará delicioso e, além disso, o enriqueceremos com as propriedades naturais desse ingrediente.

O xarope de Agave e de bordo também são alternativas viáveis ​​para substituir o açúcar branco.

Ingredientes para a massa

  • 5 colheres de sopa de mel (50 g).
  • 4 ovos médios (240 g).
  • ½ colher de chá de sal (2,5 g).
  • 1 colher de chá de canela em pó (5 g).
  • 2 xícaras de cenoura ralada (200 g).
  • 1 colher de chá de fermento (5 g).
  • 2 xícaras e meia de farinha de trigo (250 g).
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (5 g).
  • Óleo de milho ou girassol (a quantidade necessária).
  • Opcional: pistache descascado, uvas passas, frutos secos.

Leia também: Mel de abelhas: 7 usos surpreendentes

Ingredientes para a cobertura

  • 5 colheres de sopa de mel (50 g).
  • 1 laranja (raspas e suco).
  • Nozes descascadas (para decorar).
  • 1 ½ xícara de queijo cremoso (cerca de 340 g).

Preparação

  1. Primeiramente, pré-aquecemos o forno a 200 ° C.
  2. Lavamos, descascamos e ralamos as cenouras.
  3. Quebramos os ovos e batemos até integrar completamente as gemas e as claras.
  4. Adicionamos uma pitada de sal aos ovos e reservamos.
  5. Em uma tigela, colocamos a farinha, o bicarbonato de sódio, meia colher de chá de sal e fermento. No centro, deixamos um espaço para colocar as duas xícaras de mel. Logo depois, batemos tudo para misturar bem todos os ingredientes. Deixamos a massa descansar por cerca de 10 minutos.
  6. Untamos e enfarinhamos uma forma refratária e colocamos a preparação.
  7. Levamos ao forno por cerca de 60 minutos. Depois desse tempo, espetamos o bolo com um palito: se sair completamente seco, estará pronto.

Agora chegou a vez da cobertura do bolo de cenoura sem açúcar

  1. Tiramos o bolo do forno e deixamos esfriar à temperatura ambiente.
  2. Para a cobertura, batemos o queijo cremoso e, aos poucos, adicionamos meia xícara de mel, as raspas e o suco de laranja. Uma vez pronto, terá um aroma muito agradável.
  3. Quando o bolo de cenoura estiver morno, colocamos a cobertura. Finalmente, decoramos com um punhado de nozes e servimos.

Outros tipos de massa

Bolo de cenoura com canela e nozes e cobertura

O bolo de cenoura pode ser preparado de várias maneiras (e todas sem açúcar). Geralmente, são encontrados quatro tipos de massa cuja diferença mais notável é a cor na hora do cozimento.

Lembre-se de que se tiverem a massa mais escura é porque se adicionou mais especiarias.

A seguir, mostramos o que cada um dos quatro tipos de massa contém:

  1. Massa escura: nozes (descascadas e trituradas), uvas passas, raspas de limão raladas, canela (em quantidades generosas), noz-moscada, cravo, gengibre, pimenta.
  2. Super escura: açúcar mascavo, mel, óleo de girassol (em abundância).
  3. Morena: canela, noz-moscada, raspas de laranja, nozes.
  4. Massa clara: farinha, sal, bicarbonato de sódio.

Note-se que os quatro tipos de massa podem variar até que todos os ingredientes mencionados estejam completamente misturados.

Tudo vai depender da tradição que seguimos em nossa casa e por outro lado, do aspecto que queremos obter para o nosso bolo.

Outra grande vantagem é que essas quatro massas admitem limão e laranja ralados, para que possamos sempre incluir esse toque para dar um sabor e aroma mais intensos.

Gosta de limão? Então leia: As propriedades do limão e os remédios que você pode fazer com ele

Tom da massa e quantidade de canela

Por outro lado, de acordo com o tom de massa que queremos obter, usaremos uma certa quantidade de canela. Assim, é claro que quanto mais tempero adicionarmos, mais aromático e colorido será o bolo de cenoura. Ademais, quanto mais frutos secos e especiarias adicionarmos, mais intenso será o sabor.

Além disso, outro aspecto importante que devemos levar em consideração é que se decidimos adicionar frutos secos e muitas especiarias, é aconselhável escolher uma cobertura de sabor muito leve e suave. Desse modo, assim não haverá uma “briga” de sabores e você poderá apreciar o conjunto todo.

No caso oposto, em que o sabor da massa seja mais suave, é recomendável adicionar uma cobertura de queijo cremoso, como a que mencionamos na receita.

Então, você se anima a experimentar essas receitas? Mas não se esqueça de nos contar como ficou. Ah, você tem outras dicas para bolo de cenoura? Sendo assim, mande pra gente.