3 receitas de saladas saudáveis com uva

Aprenda a preparar uma série de saladas com uva para tirar proveito dos benefícios desta fruta cheia de antioxidantes.
3 receitas de saladas saudáveis com uva

Última atualização: 27 Outubro, 2021

As saladas são preparações recomendadas no contexto de quase todas as dietas. Elas são caracterizadas por combinarem uma grande quantidade de vegetais. No entanto, é sempre aconselhável garantir uma porção de proteína no prato ou como acompanhamento. Para lhe dar novas ideias, vamos ensiná-lo a preparar várias receitas de saladas saudáveis com uva.

Antes de começar, é importante que você tenha em mente que um maior consumo de vegetais está associado a uma redução da mortalidade por todas as causas. Isso se deve aos micronutrientes e flavonóides que esses alimentos contêm, capazes de modular mecanismos inflamatórios e oxidativos.

1. Salada de erva-doce e uva verde

Com esta salada, você poderá aproveitar todos os benefícios da uva. Estamos falando de uma fruta que concentra taninos.

Esses compostos podem ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, de acordo com um estudo publicado no The Journal of Nutrition. São capazes de reduzir a incidência de agregação plaquetária e, com ela, a aterosclerose.

Ingredientes

Para preparar este prato, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 50 gramas de pinolis.
  • 50 gramas de nozes.
  • O suco de meio limão.
  • 200 gramas de uva verde.
  • 400 gramas de erva-doce.
  • 200 gramas de presunto ibérico fatiado.

Além disso, o costume é fazer um molho que contém o seguinte:

  • 1 gema de ovo.
  • Sal e pimenta a gosto.
  • 3 colheres de sopa de vinagre de maçã.
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem.

Passo a passo

Você deve começar lavando bem a erva-doce para cortá-la em rodelas. É importante espremer o suco de limão por cima e cozinhá-la por 10 minutos. A partir daqui, coe e deixe esfriar.

Paralelamente, corte as uvas ao meio e retire as sementes. Toste as nozes em uma frigideira até dourar; não é necessário usar óleo.

Agora, só falta preparar o molho antes de começar a montagem. É necessário adicionar o azeite e a gema em uma tigela, batendo bem até que os dois elementos fiquem integrados. Em seguida, incorpore o vinagre junto com o sal e o azeite a gosto.

Lembre-se de que o molho deve ser mantido na geladeira por alguns minutos para servir bem frio.

Para terminar, devemos proceder à montagem da salada. Coloque a erva-doce e as uvas em uma tigela. Adicione as fatias de presunto intercaladas entre os vegetais. Decore com pinolis e nozes e regue com o molho frio.

Nozes para acrescentar a uma salada
As nozes dão um toque crocante à salada, melhorando a sua textura.

2. Salada de queijo de cabra com uva e gergelim

O queijo é um alimento que não deve faltar na dieta alimentar. A menos que haja intolerância à lactose ou alergia às proteínas do leite de vaca, é um produto que fornece uma grande quantidade de nutrientes e é considerado saudável.

Entre os minerais que contém, destaca-se o cálcio. De acordo com pesquisas publicadas na revista Nutrients, ele é fundamental para prevenir problemas ósseos.

Ingredientes

Os ingredientes necessários para preparar esta salada com sucesso são os seguintes:

  • 100 gramas de uva.
  • Vinagre de maçã.
  • Folhas de alface mistas.
  • Azeite extravirgem.
  • 200 gramas de queijo de cabra fresco.
  • 2 colheres de sementes de gergelim.
  • Sal a gosto.

Passo a passo

A preparação do prato é muito mais simples do que no caso anterior. Portanto, é perfeito para aqueles dias em que não há muito tempo para se dedicar à cozinha.

Você deve começar lavando as folhas de alface e cortando-as em pedaços. Coloque-as em uma tigela junto com o queijo de cabra picado.

Em seguida, adicione as uvas, embora seja necessário primeiro cortá-las ao meio para retirar as sementes. Você também pode comprar uma versão sem sementes no mercado para facilitar.

Para finalizar, despeje o gergelim por cima e tempere a gosto com azeite, vinagre e sal. Será necessário mexer bem antes de servir.

3. Salada morna de couve-flor com uvas vermelhas, salsa e pimenta

Se o que você busca é uma opção com alta capacidade anti-inflamatória, esta deve ser a sua principal escolha. Entre as opções de saladas com uva, a que apresentamos a seguir contém benefícios incríveis.

Foi demonstrado que os vegetais crucíferos contêm uma série de fitonutrientes que controlam os processos inflamatórios e ajudam a prevenir o desenvolvimento de muitas doenças complexas. Sua inclusão na dieta é mais do que indicada.

Ingredientes

  • 1 couve-flor
  • Salsinha.
  • 1 dente de alho.
  • 250 gramas de uvas vermelhas.
  • 1 colher de chá de pimenta.
  • Uma colher de chá de páprica doce.
  • Azeite extravirgem, sal e vinagre de vinho branco.
Couve-flor
Os vegetais crucíferos têm várias propriedades. Entre elas, vale destacar o seu poder anti-inflamatório.

Passo a passo

A primeira coisa a fazer é cortar a couve-flor ao meio e depois cortá-la em fatias médias. Cozinhe no vapor por cerca de 20 minutos até ficar macia. Em seguida, seque bem drenando todo o líquido que possa permanecer na superfície.

Pique o dente de alho, refogando-o numa frigideira com azeite para que ganhe cor. Adicione a páprica e mexa para evitar que queime ou grude. A couve-flor também deve ser adicionada nesta altura, juntamente com um toque de vinagre de vinho branco.

Para terminar, você terá de lavar as uvas, cortá-las ao meio e retirar as sementes. Sirva a couve-flor, adicione as frutas por cima e um pouco de pimenta moída na hora. Só falta terminar com algumas folhas de salsa frescas.

Experimente estas saladas com uva

É muito fácil fazer saladas saudáveis e saborosas com uva, aproveitando todos os benefícios desta fruta. Lembre-se de que é sempre melhor consumir a fruta inteira do que o suco, pois assim ingerimos a sua fibra. Essa substância será decisiva na redução do impacto dos açúcares na glicemia.

Os bons hábitos alimentares devem ser combinados com outras rotinas consideradas saudáveis. É ideal praticar exercícios físicos com frequência, além de dormir pelo menos 7 horas de sono todas as noites.

Pode interessar a você...
3 receitas de saladas de quinoa deliciosas
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
3 receitas de saladas de quinoa deliciosas

A quinoa é um dos pseudocereais mais nutritivos. Por isso, neste artigo vamos compartilhar três receitas de saladas de quinoa que você vai adorar!



  • Dohadwala, M. M., & Vita, J. A. (2009). Grapes and cardiovascular disease. The Journal of nutrition139(9), 1788S–93S. https://doi.org/10.3945/jn.109.107474
  • Vannucci, L., Fossi, C., Quattrini, S., Guasti, L., Pampaloni, B., Gronchi, G., Giusti, F., Romagnoli, C., Cianferotti, L., Marcucci, G., & Brandi, M. L. (2018). Calcium Intake in Bone Health: A Focus on Calcium-Rich Mineral Waters. Nutrients10(12), 1930. https://doi.org/10.3390/nu10121930
  • Abbaoui, B., Lucas, C. R., Riedl, K. M., Clinton, S. K., & Mortazavi, A. (2018). Cruciferous Vegetables, Isothiocyanates, and Bladder Cancer Prevention. Molecular nutrition & food research62(18), e1800079. https://doi.org/10.1002/mnfr.201800079