Salada de endívia com romã: receita fácil e rápida

A salada de endívia e romã fornece fibras e antioxidantes de alta qualidade que podem ajudar a melhorar a saúde. Não deixe de experimentar!
Salada de endívia com romã: receita fácil e rápida

Última atualização: 25 Junho, 2021

A salada de endívia com romã é aquele prato que você pode incluir rotineiramente como entrada nas refeições. Fornece micronutrientes essenciais de qualidade, bem como antioxidantes necessários para garantir uma boa saúde. Além disso, é preparada com facilidade e rapidez, o que aumenta o seu valor.

Vamos falar sobre como fazer este prato, mas primeiro você deve saber que a qualidade de uma dieta é medida pelo seu equilíbrio energético e variedade, ou seja, é aconselhável ingerir as calorias necessárias caso não haja problema de excesso de peso, bem como consumir alimentos de diferentes grupos para garantir a ingestão adequada de nutrientes essenciais.

Salada de endívia com romã

Antes de preparar a salada de endívia com romã, é importante que você conheça os benefícios que ela pode proporcionar à sua saúde. Em primeiro lugar, destacamos o poder da romã como antioxidante.

Essa fruta contém antocianinas, pigmentos que fazem parte do grupo dos fitonutrientes e que se mostraram capazes de prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas.

Eles podem neutralizar a formação de radicais livres, modulando a oxidação e a inflamação em tecidos e órgãos. Esta propriedade é essencial para evitar problemas associados ao envelhecimento.

Propriedades da romã
A romã contém antioxidantes que combatem os radicais livres e, assim, previnem o estresse oxidativo e o envelhecimento precoce.

Por outro lado, devemos mencionar a fibra fornecida pela endívia. Esta é uma substância não digerível que possui diversas funções relacionadas a uma melhor saúde digestiva.

Primeiro, é capaz de prevenir a constipação aumentando o bolo fecal. Além disso, foi demonstrado que a sua ingestão regular protege contra o câncer de cólon, conforme afirma um estudo publicado no International Journal of Food Sciences and Nutrition.

Ingredientes

  • 1 endívia.
  • 1 romã.
  • Um dente de alho.
  • Azeite de oliva extravirgem.
  • Vinagre.
  • Sal.

Passo a passo

A primeira coisa a fazer é lavar bem a endívia para remover qualquer possível resíduo que ela possa ter do lado de fora. O ideal é cortá-la em pedaços pequenos e colocá-la em um recipiente fundo.

Neste ponto, abra a romã. É um passo muito simples, basta cortá-la ao meio com uma faca e extrair todas as sementes, que são a parte comestível. Quando tiver tudo à mão, coloque-as no recipiente, em cima da endívia.

Chegou a hora de preparar o molho, o segredo de quase toda salada. Para fazer isso, você deve picar o dente de alho bem fininho e despejar em um copo. Em seguida, acrescente uma pitada de sal e uma porção generosa de azeite.

Além disso, é importante colocar também algumas colheres de sopa de vinagre de vinho e mexer tudo. Depois de pronto, ele pode ser despejado em cima da salada e ela estará pronta para ser saboreada.

Outra opção para preparar a salada de endívia e romã

Se você gostou da opção anterior, recomendamos que experimente esta variante. É um pouco mais calórica, mas também muito mais palatável. Vale ressaltar que possui pimenta-do-reino entre seus ingredientes. Esta especiaria demonstrou ser capaz de estimular a oxidação de gorduras graças ao seu teor de capsaicina.

Romã aberta
Adicionar pimenta e milho tostado à salada ajuda a tornar o prato ainda mais saboroso.

Ingredientes

  • Endívia.
  • Cancha (milho tostado).
  • 1 romã.
  • Azeite de oliva extravirgem.
  • Vinagre.
  • Geleia de frutas vermelhas.
  • Sal.
  • Pimenta-do-reino moída.

Passo a passo

Novamente, é necessário começar lavando a endívia e cortando-a em pequenos pedaços. Uma tigela deve ser usada para montar o prato. As sementes da romã são extraídas novamente de forma semelhante à já explicada e introduzidas na tigela, por cima da endívia.

Neste caso, adiciona-se também um punhado de cancha, previamente triturada para dar um toque crocante. A cancha nada mais é do que o grão de milho torrado e salgado, típica da culinária andina.

Depois, será necessário preparar o molho. Para isso, coloque uma quantidade generosa de azeite, 2 colheres de sopa de vinagre, uma colher de chá de geleia, sal e pimenta em um recipiente.

Quando esta mistura estiver emulsionada, deverá ser despejada sobre a salada. Ela estará pronta para ser consumida, embora seja recomendável mexer primeiro para garantir que todas as folhas de endívia fiquem impregnadas com o sabor do molho.

Salada de endívia e romã, um prato saudável

Como você viu, a salada de endívia e romã é muito simples e rápida de preparar. Pode ser servida como entrada ou como acompanhamento de um alimento com alto teor proteico, como carne ou peixe.

Ela fornecerá fitonutrientes com caráter antioxidante e uma boa dose de fibras, essenciais para garantir o bom funcionamento do sistema digestivo.

Pode interessar a você...
Salada de mamão: receita rápida e deliciosa
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Salada de mamão: receita rápida e deliciosa

Experimente essas opções de salada de mamão e escolha a que mais gostar. Elas são nutritivas e podem ser servidas a qualquer hora.



  • Winter AN, Bickford PC. Anthocyanins and Their Metabolites as Therapeutic Agents for Neurodegenerative Disease. Antioxidants (Basel). 2019 Aug 22;8(9):333.
  • Gianfredi V, Salvatori T, Villarini M, Moretti M, Nucci D, Realdon S. Is dietary fibre truly protective against colon cancer? A systematic review and meta-analysis. Int J Food Sci Nutr. 2018 Dec;69(8):904-915
  • Varghese S, Kubatka P, Rodrigo L, Gazdikova K, Caprnda M, Fedotova J, Zulli A, Kruzliak P, Büsselberg D. Chili pepper as a body weight-loss food. Int J Food Sci Nutr. 2017 Jun;68(4):392-401