Salada fresca de cítricos, tâmaras e amêndoas

17 Outubro, 2020
Combinando cítricos, tâmaras e amêndoas, podemos criar uma salada refrescante para apreciar no almoço ou no jantar. Você está interessado em experimentar? Descubra a receita a seguir.

Hoje, vamos ensinar a preparar uma salada fresca de cítricos, tâmaras e amêndoas que você pode apreciar como parte de uma dieta saudável. Graças à sua interessante combinação de ingredientes, representa uma boa fonte de nutrientes essenciais, como proteínas, ômega 3, vitaminas e minerais. Você quer experimentá-la?

Como preparar uma salada fresca de cítricos, tâmaras e amêndoas?

A base pode ser muito variada, mas alface, escarola e canônigos são as melhores opções. A partir daí, você pode adicionar os seus vegetais preferidos. Tomate, cenoura e beterraba são ótimas escolhas. Dessa forma, podemos aproveitar todos os benefícios que a beterraba oferece para a nossa saúde cardiovascular, como destaca um estudo publicado na Advances in Nutrition.

Vamos começar com os ingredientes principais. Gomos de laranja são os cítricos que melhor combinam com esta salada. No entanto, o suco de um limão também pode ser usado no molho. As tâmaras trarão um toque doce e as amêndoas uma textura crocante, embora possam ser substituídas por qualquer outra oleaginosa.

Também vamos obter ácidos graxos ômega 3 graças ao azeite do molho. Use uma colher de chá de mostarda e um toque de suco de limão para completar a mistura. Por fim, uma pitada de sal e pimenta-do-reino a gosto.

Salada fresca de cítricos
Com esta deliciosa salada, você pode obter os benefícios dos cítricos, do azeite e dos vegetais.

Preparo

  • Em uma tigela grande, coloque a alface lavada e os vegetais cortados em pequenos pedaços.
  • Em seguida, corte as tâmaras em pedaços e adicione-as à tigela. Acrescente os gomos de laranjas inteiros e as amêndoas muito picadas, para obter um toque crocante.
  • Quando tudo estiver pronto, prepare o molho, que consiste em 2 colheres de sopa de azeite para cada colher de chá de mostarda e suco de limão.
  • Adicione sal e pimenta a gosto, e tempere a salada 5 minutos antes de ser consumida. É importante mexê-la bem para que todos os sabores sejam integrados.

Não perca: 3 saladas de quinoa que você vai gostar de experimentar

Benefícios da salada fresca de cítricos, de tâmaras e amêndoas

Além de ser um prato simples e fácil de fazer, essa salada fresca de cítricos, tâmaras e amêndoas tem diversos benefícios para a nossa saúde. Primeiro, como indicado por uma pesquisa publicada no Chemistry Central Journal, é um prato que ajuda a combater inflamações, envelhecimento e radicais livres graças à contribuição de antioxidantes dos cítricos.

Por outro lado, é uma fonte interessante de ômega 3, indispensável para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. Uma ingestão regular de ácidos graxos insaturados ajuda a prevenir placas de ateroma nas artérias e reduz o risco de ataque cardíaco.

Além disso, este prato não negligencia a ingestão de proteínas. Embora sejam proteínas vegetais, as oleaginosas fornecem uma boa contribuição deste macronutriente. Se você está procurando maximizar a ingestão de aminoácidos, pode adicionar algumas proteínas animais, como queijo fresco, embora isso aumente o valor calórico.

Uma boa ideia para quem quer perder peso

Alimentação saudável
O consumo desta deliciosa salada pode contribuir para a perda de peso graças ao seu baixo teor calórico.

É um prato leve, com um baixo teor calórico. As tâmaras são uma fonte de carboidratos simples, mas é possível reduzir sua quantidade se você estiver focado em perder peso. O mesmo vale para o azeite e a mostarda, que são alimentos energeticamente densos.

  • Duas colheres de sopa de azeite e uma colher de chá de sobremesa de mostarda garantem que o prato não ultrapassará as calorias permitidas sem ter que abrir mão do sabor.
  • É uma ótima ideia para complementar o jantar, que você pode até mesmo levar em um recipiente para comer fora.
  • Não é pesada em termos de digestão e você pode variar os vegetais para evitar a mesmice.

Descubra também: 5 molhos de baixas calorias para saladas

Boa conservação

Outro ponto positivo dessa receita é que ela tem uma conservação fria muito boa. Coberta com um papel filme e armazenada na geladeira, pode durar 2 ou 3 dias sem qualquer problema. No entanto, é melhor temperar cada porção individualmente para que os vegetais não murchem.

Você quer experimentar essa receita em casa? Como você pode ver, além de ser deliciosa, oferece interessantes benefícios para a saúde. Então, não hesite em incluí-la em seus almoços ou jantares. Você vai adorar!

  • Bahadoran Z., Mirmiran P., Kabir A., Azizi F., Ghasemi A., The nitrate-independent blood preasure lowering effect of beetroot juice: a systematic review and meta analysis. Adv Nutr, 2017. 8 (6): 830-838.
  • Sallah-Ud-Din R., Farid M., Saeed R., Ali S., Rizwan M., Taugeer HM., Bukhari SAH., Citric acid enhanced the antioxidant defense system and chromium uptake by lemna minor L. grown in hydroponics under Cr stress. Environ Sci Pollut Res Int, 2017. 24(21): 17669-17678.
  • Wardhana, Surachmanto, E. S., & Datau, E. A. (2011). The role of omega-3 fatty acids contained in olive oil on chronic inflammation. Acta Medica Indonesiana.
  • Colussi, G., Catena, C., Novello, M., Bertin, N., & Sechi, L. A. (2017, March 1). Impact of omega-3 polyunsaturated fatty acids on vascular function and blood pressure: Relevance for cardiovascular outcomes. Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases. Elsevier B.V. https://doi.org/10.1016/j.numecd.2016.07.011
  • Lv X, Zhao S, Ning Z, et al. Citrus fruits as a treasure trove of active natural metabolites that potentially provide benefits for human health. Chem Cent J. 2015;9:68. Published 2015 Dec 24. doi:10.1186/s13065-015-0145-9