Deliciosa manteiga de alho para temperar seus pratos

09 Janeiro, 2020
A manteiga de alho é uma opção que você pode adaptar aos próprios gostos. Combina a suavidade da manteiga com o sabor do alho e poderá deslumbrar seus convidados.

Sem dúvida, a manteiga de alho combina dois ingredientes essenciais das cozinhas de muitos lugares do mundo. Para muitos, a manteiga é de uso comum e até diário.

Em suas várias preparações, acompanha os cafés da manhã, é untada nas torradas ou até mesmo é usada para dar textura às receitas de confeitaria. Às vezes, também pode acompanhar a geleia, caso goste de sabores mistos.

Este derivado lácteo é parte de muitas culturas. É difícil de imaginar o pão sem a manteiga ou alguns deliciosos biscoitos feitos sem sua cremosidade. No entanto, hoje aprenderá a misturá-la com o alho, um ingrediente que traz sabor e caráter às preparações em que é adicionado.

Aprenda como pode fazer uma manteiga de alho em casa

Manteiga de alho na tijela

A manteiga de alho combina com vários pratos, como os peixes.

A manteiga de alho poderá ser usada tanto para as torradas matutinas como para surpreender seus convidados em uma tarde de lanches. Esta receita cairá muito bem quando fizer pequenas torradas de coquetel ou quando for adicionada em algum peixe para que seja dourado na frigideira.

Por isso, atreva-se a misturar estes dois ingredientes do conforto da sua casa. Lembre-se que pode adaptar a receita conforme suas preferências pessoais ou os ingredientes que tiver na geladeira. Deixe que a criatividade flua e surpreenda seus convidados.

Também pode te interessar: 5 receitas com abacate deliciosas, nutritivas e fáceis

Ingredientes

  • 3 xícaras de manteiga base (360 g)
  • 2 ramos de salsa (180 g)
  • 1 colher de mostarda (15 g)
  • 3 dentes de alho sem casca (45 g)
  • 1 pitada de sal (5 g)
  • 1 pitada de pimenta negra moída (5 g)

Modo de preparo

  1. Primeiramente, certifique de que todos os ingredientes estejam bem frescos. Com relação a manteiga, o recomendado será que esteja a temperatura ambiente ao invés de previamente congelada.
  2. Em seguida, pique os alhos em cortes muito finos.
  3. Repetirá a mesma operação com os ramos de salsa.
  4. Posteriormente, passe tudo em um almofariz de madeira e triture manualmente.
  5. Depois, condimente com um pouco de sal, pimenta e não se esqueça de adicionar a colher de mostarda.
  6. Dependendo do tipo de manteiga que tenha usado, a quantidade de sal poderá variar. Se sentir que falta um pouco mais, pode aumentar a dose.
  7. Logo depois, tenha em mãos uma batedeira elétrica e coloque dentro a manteiga e o tempero de alho que preparou.
  8. Assegure-se de misturar bem todos os ingredientes.
  9. Cumprido o passo anterior, terá obtido uma massa cremosa. Também pode incluir um pouco mais de salsa a gosto.
  10. Em seguida, coloque a mistura em uma mesa e use um rolo para achatar uniformemente.
  11. Quase para terminar, leve a mistura à geladeira e refrigere por pelo menos 30 minutos.
  12. Passado esse tempo, basta retirá-la da geladeira e começar a untar seus alimentos favoritos com sua manteiga de alho caseira com um toque de salsa.

Não esqueça de ler: Benefícios e propriedades da salsa

Outras ideias para usar a manteiga de alho

Ervas aromáticas

O ideal é utilizar especiarias que se adaptam ao alimento que acompanhará a manteiga.

Pode adicionar um pouco de leite integral ou creme à mistura caso queira que fique menos espessa. Além disso, esta ideia é genial para untar como se fosse um molho.

Ademais, poderá substituir a salsa por outra erva como o alecrim, o tomilho ou o manjericão. Tudo dependerá do sabor e do aroma que queira impregnar na manteiga. Se cozinhar uma carne ou um peixe na frigideira, também deverá escolher a erva adequada.

Enfim, esperamos que desfrute desta versátil receita e que suas preparações adquiram todo o sabor do alho e a suavidade da manteiga. Bom proveito!