Salada de vegetais assados com quinoa
A salada de vegetais assados com quinoa pode ser uma ótima opção para entreter convidados vegetarianos ou veganos. Além disso, é um prato nutritivo e delicioso que agrada a toda a família.
A seguir, apresentaremos a sua contribuição nutricional e a receita passo a passo. Também daremos outras ideias para você modificar a receita original de acordo com as suas preferências.
Salada de vegetais assados com quinoa
Essa salada de vegetais assados com quinoa é um prato totalmente adaptável aos gostos de toda a família. Basta escolher os vegetais preferidos de todos! O melhor? Você pode fazer diversas modificações para não enjoar do sabor.
Contribuição nutricional
Para esta salada de legumes, escolhemos abóbora, pimentão, beterraba e espinafre. A abóbora se destaca pela sua grande contribuição de vitamina C (uma porção de 200 gramas fornece 31% das necessidades diárias recomendadas) e pelo seu baixo teor de calorias.
Por sua vez, o pimentão é uma fonte de vitamina B6, A, betacarotenos e vitamina C. Como fonte de fibra, incorporamos a beterraba, que também é rica em potássio, um mineral essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
Decidimos incorporar espinafre pois é uma fonte de potássio e ferro. No caso deste último mineral, é a variedade não-heme que requer vitamina C (presente no espinafre, abóbora e pimenta) para uma melhor absorção.
Para aumentar o valor nutricional dessa salada, adicionamos quinoa, um cereal com um alto valor proteico e um alto teor de aminoácidos essenciais, como ácido glutâmico, ácido aspártico, isoleucina, lisina, fenilalanina, tirosina e valina.
Finalmente, coroamos a nossa salada com um bom banho de azeite de oliva extravirgem e, assim, adicionamos os benefícios desse ouro líquido tão valorizado na dieta mediterrânea.
Você pode se interessar: 10 aspectos básicos para começar uma dieta mediterrânea
Como fazer uma salada de legumes assados
A salada de legumes assados é muito saborosa e pode ser servida quente ou fria.
Ingredientes
- 200 g de abóbora
- 150 g de beterraba
- 100 g de pimentão
- 200 g de espinafre
- 200 g de quinoa
- Pinhões (a gosto, opcional)
- Azeite de oliva extravirgem (a gosto)
- Vinagre balsâmico (a gosto)
- Sal e pimenta (a gosto)
Modo de preparar
- Pré-aqueça o forno a 200º C.
- Retire a casca da abóbora, descasque a beterraba e lave o espinafre e o pimentão. Lembre-se de remover bem a parte branca dos pimentões e as sementes para evitar o toque amargo que elas podem causar ao seu prato.
- Corte a abóbora e a beterraba em cubos, o pimentão em tiras e pique o espinafre.
- Coloque os legumes em uma bandeja e tempere a gosto.
- Banhe os legumes com um bom fio de azeite de oliva extravirgem e asse por cerca de 20 minutos. Lembre-se de virar os legumes no meio do processo. Antes de removê-los do forno, verifique com um palito de dente se estão bem cozidos. Caso contrário, adicione mais 5 minutos de cozimento.
- Cozinhe a quinoa seguindo as instruções da embalagem. Escorra bem para evitar adicionar água à salada.
- Prepare o molho: misture sal, pimenta, vinagre balsâmico e azeite a gosto em uma tigela.
- Combine os legumes assados com a quinoa e adicione o molho.
- Você pode colocar pinhões por cima para dar um toque diferente.
Leia também: Salada depurativa com molho de tahine
Ideias para variar a sua salada
- Você pode variar os vegetais escolhidos: tente incorporar abobrinha, aspargos, tomate, alho-poró, erva-doce ou berinjela.
- Adicione azeitonas verdes ou croutons.
- Troque a quinoa por macarrão ou arroz.
- Sirva a salada com cubos de frango se quiser uma opção de proteína animal.
- O que você acha de preparar uma salada de camarão? Simplesmente deliciosa!
- Outra boa ideia é trocar o molho tradicional por um de mostarda. Para prepará-lo, misture uma colher de sopa de mostarda com uma colher de vinagre e duas colheres de azeite de oliva extravirgem.
Agora você já sabe: da próxima vez que quiser comer algo saudável e delicioso, lembre-se desta receita de salada de vegetais assados com quinoa! Você não vai se decepcionar!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fundación Española de Nutrición. Calabaza. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/calabaza.pdf
- Fundación Española de Nutrición. Pimiento. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/pimientomorron.pdf
- Fundación Española de Nutrición. Remolacha. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/remolacha.pdf
- Fundación Española de Nutrición. Espinacas. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/espinacas.pdf
- FAO. Quinoa. http://www.fao.org/quinua-2013/es/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.