Riscos de emendar um relacionamento em outro

29 de setembro de 2019
Começar um novo relacionamento logo após terminar o anterior não é nada positivo. Isso pode causar muita dor a todos os envolvidos.

Emendar um relacionamento em outro, trata-se de se apaixonar novamente ou se trata do medo da solidão? Há pessoas que repetem esse padrão de comportamento e não se atrevem sair de uma relação sem ter uma nova companhia. Neste artigo, falaremos sobre o quão prejudicial esse comportamento pode ser.

É possível iniciar um relacionamento novo sem terminar com o atual parceiro antes?

Há quem, em uma crise de relacionamento, não tenha o poder de tomar a iniciativa de se separar. Eles permanecem em um laço infeliz e acreditam que a única saída é que outro amor apareça.

Conhecer alguém e colocar suas energias nessa nova paixão é, momentaneamente, a saída ideal. As emoções se misturam nos dois relacionamentos e é provável que haja várias confusões.

Inconscientemente, o que acontece é que tentamos resolver o “fracasso” anterior com mudanças ao iniciar um novo relacionamento. Nesse contexto, as expectativas se complicam e não se ajustam à realidade emocional.

Leia também: Como escolher um destino para a lua de mel

Emendar um relacionamento em outro para esconder alguns medos pessoais

Sem poder assumir sentimentos verdadeiros, o mecanismo de defesa é concentrar-se em um novo relacionamento sem acabar com outro. Uma separação envolve passar por diferentes estágios, embora seja preferível fazê-lo sozinho.

Em um primeiro momento, a separação física ocorre, mas equilibrar as emoções novamente leva tempo. Em especial, um período de luto para curar feridas e se preparar novamente para uma interação.

O medo da solidão faz com que não passem por esse tempo e ocultem seus sentimentos anteriores com um novo amor. O mais comum é que chegue o momento em que ocorre uma crise interna necessária para se curar.

Algumas consequências

Iniciar um novo relacionamento sem encerrar o anterior pode prejudicar todas as partes e, em muitos casos, impedir que as relações entre elas continuem.

1. Se tornam infiéis

Iniciar um novo relacionamento sem terminar o anterior pode causar infidelidade

Se não houver um acordo entre os dois sobre a possibilidade de ter outras aventuras paralelas, isso cai na infidelidade. Uma traição à confiança daquele ser foi amado durante muito tempo. É romper um contrato que você mesmo fez.

Talvez, enquanto estejam passando um momento com a pessoa que chegou para substituir, se sintam felizes. No entanto, quando estão sozinhos ou com o parceiro de base, surgem sentimentos de culpa. Deve-se viver às escondidas, começar a mentir e não valorizar a ninguém da maneira que merece.

2. Dificuldades com a autoestima

Embora se sintam mais calmos e amados quando recebem expressões de amor de seus amantes, eles têm dúvidas. A vida atual que levam muda suas prioridades e as mudanças podem ser fatais.

Pensam que se transformaram em pessoas que nunca quiseram ser, desleais e inseguras. Afinal, seus valores são profundamente tocados e não se sentem à vontade com a ideia de prejudicar a terceiros. Da mesma forma, é muito provável que assumam a responsabilidade pelo sofrimento de ambos os parceiros por compartilhar seu amor.

3. Ao emendar um relacionamento em outro, o estresse aumenta

Iniciar um novo relacionamento sem terminar o anterior pode causar estresse

Às vezes é difícil levar uma vida tranquila em um relacionamento, imagine então com dois? Já se sabe que há uma crise com no primeiro relacionamento e as discussões são exaustivas.

A verdade é que, em alguma ocasião, o novo romance também aumentará suas pressões. Cobranças por mais tempo juntos, compartilhar datas especiais ou pedidos para formalizar o relacionamento.

Longe de ser feliz, o estresse de uma vida paralela afeta cruelmente a todo o seu ser. Além disso, é possível que todas as interações sociais e de trabalho se sintam prejudicadas.

Não deixe de ler: Estresse, celular e horários: como afetam a relação

Emendar um relacionamento em outro será um fracasso?

Iniciar um novo relacionamento sem terminar o anterior pode ser uma falha

Cada situação é particular e diferente. Da mesma forma, é aconselhável ter um término saudável e dedicar um tempo a si mesmo. Voltar a se conhecer, dar a si mesmo alguns gostos e aproveitar seu próprio espaço e tempo.

Acalmar lentamente essa angústia criada por uma separação para estar bem preparado para uma futura história de amor é a maneira mais fácil de superar um término e se preparar novamente para o amor. Enfrentar os medos permite um crescimento emocional interessante para outros desafios.

Além disso, é uma maneira de demonstrar que são pessoas inteiras que escolhem a verdade como escudo. Assim, cada pessoa recebe o valor que possui como tal.

Relacionamentos podem ser difíceis e complicadas. Términos e solidão podem ser muito dolorosos, mas iniciar um novo relacionamento sem encerrar o anterior pode causar ainda mais dor e angústia. É melhor se dar um tempo para se curar e sentir a autoestima antes de encontrar outra pessoa.