Separação: 7 benefícios que essa decisão traz

10 de março de 2019
Embora às vezes seja difícil de entender, há muitos benefícios que uma separação traz. Que uma vez descobertos, você pode não sofrer novamente por amor

Certamente, a separação não é um fato visto como positivo e feliz. Conforme os dias passam, os ânimos começam a se acalmar e, depois disso você pode ter outra perspectiva da realidade. Não desesperar é a chave, e você pode até apreciar as coisas positivas que uma separação traz.

7 benefícios que um rompimento traz e são importantes para o futuro

1. Poder reencontrar-se consigo mesma

Após uma separação, uma pessoa inevitavelmente volta a se encontrar consigo mesma e se reconhece como um ser diferente. Todo relacionamento deixa vestígios, e por estar novamente sozinha pode descobrir-se novamente.

Essa identificação em profundidade é o que nos permite analisar de forma precisa quais são as prioridades, os valores presentes e o real desejo de voltar a se relacionar ou não. A solidão bem transcorrida é um excelente período de aprendizado, em que surgem novas oportunidades.

Leia também: 5 chaves com as quais saber se seu parceiro aplica uma empatia adequada

Benefícios que uma separação traz: reencontrar-se consigo mesma

2. Voltar a viver sua própria vida

Entre os benefícios de uma separação, recuperar seus próprios espaços é um dos mais gratificantes. Talvez, a princípio seja chocante ou doloroso, mas então você pode conceder a si mesmo o verdadeiro valor desses momentos únicos.

As pessoas passam seus dias sem o compromisso de combinar tudo com outra pessoa, são totalmente livres por seus horários, atos e decisões. Quando percebem que podem entrar e sair no momento em que desejam sem explicações, o valor que isso recebe é muito alto.

Benefícios que uma separação traz: voltar a viver sua própria vida

3. Ter mais tempo para seus amigos e familiares

Mesmo ao ter tido um relacionamento em que seus amigos estavam presentes, a verdade é que o tempo que poderia ser gasto não era o mesmo. Depois de uma separação você tem a possibilidade de ter mais reuniões, compartilhar férias, e outros planos que com um marido às vezes não são possíveis.

O afeto da família é um dos mais sinceros de suas vidas e, depois de uma separação a compreensão que proporcionam torna os laços ainda mais fortes.

4. Sua autoestima aumenta por conseguir se desapegar

Após os primeiros estágios dolorosos da separação, com mais calma e possibilidade de análise, as pessoas começam a enxergar claramente ao redor. Então, elas entendem que o mundo continua, que ainda são muito importantes e que têm o poder de se levantar, apesar de não terem um relacionamento.

Se veem como pessoas fortes, capazes e dignas, com um futuro para construir. Certamente voltam a presentear-se,  a sentir-se plenas e a preparar-se para sair para a vida, onde talvez encontrem um novo amor

5. Você poderá amadurecer emocionalmente

Aqueles que se permitem descobrir os benefícios que uma separação traz, crescem internamente e obtêm resultados muito agradáveis. A maturidade vem do reconhecimento dos próprios erros, e da possibilidade de corrigi-los com suas próprias ferramentas. E mais importante, a sabedoria de entender o outro sem julgar.

Esse aprendizado é o que permite alcançar um equilíbrio interno, necessário para estar bem com os outros. Esse estado que abre as portas da felicidade, sem tantas expectativas ou medos.

Benefícios que uma separação traz: vontade de se arrumar

6. Você vê com maior objetividade o relacionamento e a separação

Com a distância e a tranquilidade as arestas da relação ficaram mais visíveis. Talvez elas entendam que não tinham os pilares tão sólidos quanto pensavam, e a separação era iminente. Ou talvez, descubra que os detalhes da separação são mínimos, e recompor  o casal é apenas uma questão de decidir.

Geralmente, os problemas são menos sérios quando as pessoas se afastam e os analisam do lado de fora. Não significa fugir deles, mas mudar a lente com a qual você olha para eles.

Descubra também: Como manter o equilíbrio entre o seu relacionamento amoroso e sua vida?

7. Você fica pronta para a decisão final

Já são pessoas livres e maduras que reconhecem as coisas que prejudicam as relações de casal. Então, sentem que têm a capacidade de escolher como serão seus próximos meses ou anos.

Sem dúvida, vocês estarão preparados para decidir se ficarão um tempo sozinhos, irão reconstruir o relacionamento,  ou se atreverão a conhecer outras pessoas. Seja como for, a decisão é livre e baseada em um conhecimento mais profundo de seus sentimentos e prioridades.