Como manter o equilíbrio entre o seu relacionamento amoroso e sua vida?

· 11 de agosto de 2018
Manter sua individualidade e seu espaço pessoal, assim como se sentir valorizada e respeitada é chave para manter um equilíbrio saudável entre seu relacionamento amoroso e sua vida.

Como se sente com respeito ao seu relacionamento amoroso? Acredita que ambos têm e se dão o espaço que precisam ou se sente um pouco oprimida e que está perdendo parte de você e de sua essência?

O certo é que manter o equilíbrio entre seu relacionamento amoroso e sua vida não é impossível. Porém, requer alguns passos e regras.

Os relacionamentos de casal são complexos porque se baseiam nas emoções e cada um tem expectativas sobre o outro.

Continue lendo e descubra como podem ser felizes sem atropelarem o bem-estar um do outro.

Lembre-se de que há muitos peixes no mar

Inestabilidade no relacionamento amoroso

Um dos problemas que te impedirão de manter o equilíbrio entre seu relacionamento amoroso e sua vida é o medo de que seu parceiro te troque ou te deixe.

Quando uma pessoa está concentrada em evitar que isso aconteça, é normal que caia em um ciclo vicioso que a leva a se perder no caminho.

  • Analise se está deixando de lado a sua personalidade ou as pessoas que você ama para satisfazer a outra pessoa. Se isso está acontecendo, dê um tempo para analisar porque faz isso.

É válido mudar para melhorar, mas não o é se muda só para não se sentir abandonada. É importante que coloque seu amor próprio e autorrespeito acima dessa pessoa.

  • Se essa pessoa te dá sinais de não amar o que você é, talvez seja melhor continuar com a sua vida e se dar a oportunidade de conhecer a outra pessoa.

Experimente as coisas novas

Algo básico para manter o equilíbrio entre seu relacionamento e sua vida é lembrar que suas experiências e vida não devem estar limitadas às de outra pessoa.

  • Mantenha seu passatempo, inclusive aqueles dos quais seu parceiro não gosta, e pratique-os por conta própria. Isso te permitirá manter a mente ágil, ter novos temas de conversa com seu parceiro e gerar outras relações.
  • Neste caso, é importante que mantenha um certo nível de independência. Às vezes inclusive vale ser um pouco egoísta e decidir realizar as coisas que te fazem feliz.

Confira Os 5 tipos de felicidade que você pode experimentar 

Lembre que o controle de sua vida é seu

Casal consultando um especialista sobre seu relacionamento amoroso

Sente que tem problemas para manter o equilíbrio entre seu relacionamento amoroso e sua vida porque todo o tempo recebe pressão por parte da outra pessoa?

Nesse caso é importante que estabeleça limites sobre as questões que não são sua responsabilidade. Por sua vez, deve ficar claro até onde permite que as opiniões ou decisões de seu parceiro cheguem a você.

  • É entendível que, ao estar em casal, se preocupe com o outro e tente ajudá-lo. Porém, você não pode mudar sua essência ou resolver seus problemas.
  • Por sua vez, ele ou ela não tem porque tomar o controle sobre a forma como você leva a sua vida.

Confie em seu parceiro ou termine com ele

Não consegue manter o equilíbrio entre seu relacionamento amoroso e sua vida porque o tempo todo está suspeitando que essa pessoa te engana? Nesse caso é importante que tome uma decisão: continuar ou trabalhar seus ciúmes.

Nos relacionamentos que passaram por um processo de infidelidade ou onde um dos dois é inseguro é comum encontrar um dos dois em cima do outro o tempo todo.

Coisas como perguntar o tempo todo onde está ou ficar com raiva das saídas com outras pessoas são dois exemplos claros.

  • Se você está nessa situação, é importante que entenda que continuar assim só te fará infeliz.
  • Se acredita que essa pessoa já não te dá liberdade ou confiança que precisa, deve se afastar um pouco para descobrir se ainda há uma relação a salvar.

Encontre segurança em si mesma

Uma das coisas que te ajudarão a manter o equilíbrio entre seu relacionamento amoroso e sua vida é ter confiança o suficiente em quem você é. Isso tem muito a ver com a parte dos ciúmes.

  • Quando você não acredita que é boa o suficiente ou agradável como pessoa, será difícil se sentir à vontade com seu parceiro.
  • Pense que se essa pessoa está contigo é porque viu algo que gosta e que admira em você.

Veja também: 5 erros que as pessoas ciumentas cometem

Se te custa ver essas coisas, te recomendamos fazer terapia de casal. Isso te dará as ferramentas para se amar e resolver as situações complexas que todos enfrentamos.

Mulher se mantendo forte em seu trabalho

Lembre-se de que o que essa pessoa te diz não tem por que definir quem você é ou como vive. Isso só depende de você.

Não sacrifique tudo por essa relação

Manter o equilíbrio entre seu relacionamento amoroso e sua vida depende muito da quantidade que tenha para pôr como prioridade.

Todo relacionamento de casal implica em uma responsabilidade para com a outra pessoa e o vínculo existente. Porém, isso nunca deve significar que sacrifique suas necessidades.

Chegou em um ponto em que sente que deu tudo e não recebeu nada? Lembre-se de que cada um deve situar a si mesmo no centro de seu universo.