Superar um término: de quanto tempo realmente precisamos?

Você precisa superar o término de um relacionamento e se sente presa em um mar de tristezas? Dedique um tempo ao seu interior para conseguir esquecer e se abrir novamente para o amor.
Superar um término: de quanto tempo realmente precisamos?

Última atualização: 16 Maio, 2021

Superar um término é um processo pelo qual quase todas as pessoas passam em algum momento da vida. É um processo de luto necessário para aceitar a perda de um companheiro com quem você havia planejado um futuro.

Nas diferentes etapas, as emoções flutuam de um extremo a outro com grande velocidade. Os estados de espírito se alteram sem que as pessoas possam, muitas vezes, entender o que está acontecendo. Embora quem se encontra nessa situação saiba que é preciso esquecer, é difícil equilibrar o que se passa dentro de si.

Você quer superar o término e todos só falam sobre o tempo

Geralmente, os entes queridos ao redor que tentam dar algum apoio e acompanham você nessa tarefa árdua de superar um término amoroso, dizem que o melhor remédio é o tempo. Essa palavra é tão utilizada que, em algum momento, você pode até pensar que se trata de uma palavra mágica. Um dia, o tempo terá passado e tudo será esquecido. Porém, não é tão simples assim.

Na verdade, o que elas querem dizer é que assimilar a separação, superar todos os sentimentos e recomeçar novamente leva tempo.

De acordo com o relacionamento e a personalidade de cada pessoa, pode levar de seis meses a dois anos para superar um término de maneira saudável. O importante é não acreditar que você deve se jogar em uma cama e esperar que os meses passem.

Na verdade, há certas ações que uma pessoa recém-solteira deve fazer para conseguir seguir em frente. Uma busca consciente de tranquilidade interna e o fortalecimento da autoestima se fazem necessários após o término de uma grande história de amor.

Fases que você provavelmente atravessará para superar um término e recuperar a sua plenitude

Fases que você provavelmente atravessará para superar um término e recuperar a sua plenitude

1. A perplexidade abala as suas emoções

A perplexidade é a primeira fase, aquela em que ainda não se compreende bem o que está acontecendo. Por alguns momentos, parece que o mundo entrou em colapso e te esmagou e, em segundos, todo o ódio está presente dentro de nós e só desejamos vingançaÉ um turbilhão de emoções que não encontram seu lugar.

Essa rebelião interna causa distúrbios no sono, no apetite e em outros relacionamentos. Mas você tem que ficar calmo e não agir nesse estado. Depois de alguns dias, tudo ficará mais claro.

2. A dor se faz presente e coloca armadilhas no caminho

Geralmente, essa é a parte mais difícil de passar diante de toda a angústia que ocorre. O vazio que o término deixa fica visível e aparecem as frustrações diante de tudo que poderia ter acontecido, mesmo desejando muito e fazendo planos com a outra pessoa.

O pior erro das separações costuma ocorrer nessa fase. A tristeza cria um fardo muito pesado e, no anseio de se livrar do sofrimento, há o impulso de entrar em contato com o ex. Porém, ceder a essa tentação só vai piorar e estender o processo.

3. Você começa a refletir e, quem sabe, a entender quais foram os erros

Com mais calma e clareza nos pensamentos, analise o que levou ao fim do relacionamento. Todos os porquês começam a ganhar respostas ou, pelo menos, aqueles que se fazem necessários para que a perda seja superada.

As verdades podem ser diferentes para cada pessoa, mas é importante identificar os fatores que desgastaram o relacionamento e levaram ao rompimento.

É bem provável que os culpados sejam identificados. Embora a maioria responsabilize a outra pessoa, é importante aceitar que ambos fizeram parte da história em totalidade, incluindo o término.

Você começa a refletir e, quem sabe, a entender quais foram os erros

4. Você passará a falar do relacionamento no passado

Chegará o dia em quevocê entenderá que o passado deve ficar no passado, como parte das suas memórias. Foi um relacionamento forte que marcou uma parte da sua vida, mas nada mais do que isso.

A vida continua, os amigos e familiares estão do seu lado como sempre e existem muitos outros projetos pela frente. Nessa etapa, a energia começa a mudar e os sentimentos positivos aparecem novamente.

Finalmente, você vai descobrir que o tempo consegue colocar essa relação em perspectivae você conseguirá separar a memória do aspecto emocional.

5. Um novo interesse amoroso será o complemento perfeito para a sua vida atual

Embora no começo você possa prometer que nunca mais vai se envolver com alguém, essa ideia mudará em algum momento. Você se sentirá pronto para conhecer outra pessoa e se dará a oportunidade de desfrutar novamente de um relacionamento.

A ansiedade de se preparar para um encontro, sair, se divertir e embarcar em outras experiências trarão alegria para a sua vida novamente. No entanto, tenha cuidado. Saia em uma nova aventura quando estiver pronto e se certificar de que já passou tempo suficiente.

Conselhos para superar um término mais rapidamente

Conselhos para superar um término mais rapidamente

  • Evite qualquer tipo de obsessão. Não é saudável ficar procurando cada motivo que levou ao término, assim como também não é saudável procurar maneiras rápidas de se livrar da dor. Você deve relaxar e processar seus sentimentos aos poucos.
  • Evite fazer o papel de vítima. Nenhuma pessoa pode atingir seus objetivos se não for a protagonista da própria vida.
  • Não procure desculpas para manter contato. Para esquecer e superar o término, é preciso evitar saber sobre a vida do seu ex: nada de perguntar aos amigos, bisbilhotar os perfis nas redes sociais, etc.

Lembre-se de que tudo vem no seu devido tempo. Não se apresse. Cuide-se sempre e cultive o seu mundo interior, pois no final isso é algo que nunca irá embora de você.

Pode interessar a você...
Como manejar um término nas redes sociais?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como manejar um término nas redes sociais?

Um término ou separação de casal bate forte no coração e no ego das pessoas. Esse mesmo término nas redes sociais pode torná-lo mais difícil.