Logo image

4 razões de seu relacionamento estar em constante crise

3 minutos
Você sabia que sua insegurança pode ser um dos fatores que estão por trás das constantes crises de relacionamento? Deixe de depender emocionalmente do outro e tudo será muito melhor
4 razões de seu relacionamento estar em constante crise
Última atualização: 23 agosto, 2022

Sua relação está uma crise constante? Não sai de uma para entrar em outra? Então é importante se perguntar quais passos está dando e se são na direção incorreta.

Muitos deles serão conhecidos, mas de alguma maneira você os está dando sem estar realmente consciente. Por que isso acontece?

Porque a grande maioria das razões pelas quais sua relação está em uma constante crise é fruto de crenças que estão muito arraigadas na sociedade atual.

1. Causas de seu relacionamento estar em constante crise

As brigas no casal colocam o relacionamento em uma constante crise

Conhece esta frase? Uma das principais razões pelas quais sua relação passa por crises constantes é porque você entrou nela pensando que poderia mudar à outra pessoa.

Este é um grave erro que cometemos de maneira inconsciente. Porque na fase de paixão tudo é tão bonito que acreditamos que tudo é possível.

Fuma, mas eu não gosto? Não tem problema, já mudará. Veste-se de uma maneira que não me agrada muito? Não tem problema, conseguirei que mude sua forma de vestir.

Tudo isso é um grave erro. As pessoas não mudam. E mais, se o fizerem pode ser que depois nos decepcionemos, porque pensaremos: “que pouca personalidade!”

Não podemos entrar em uma relação desejando mudar à outra pessoa. Temos que gostar assim como é e se, por exemplo, não gostarmos que a outra pessoa fume, temos que aceitar isso ou, diretamente, não iniciar nenhuma relação com esta pessoa.

2. Sem você não sou nada

Homem pedindo à mulher para ficar no relacionamento

Outros dos motivos pelos quais sua relação pode estar em crise é por ter uma dependência total com o parceiro.

A sociedade na qual vivemos dá uma importância extrema ao relacionamento. E mais, ainda seguem vigentes os príncipes encantados e os amores que vemos nos filmes.

Tudo isso influencia e se somarmos o medo de estar sozinho, a dependência emocional encontrou a combinação perfeita.

Não podemos permitir que nossa felicidade dependa de ter alguém ao nosso lado. Se esse alguém for embora, então o que resta para nós? Ficarmos sós?

Não sabemos, porque devido à dependência, uma vez estando com alguém, esquecemo-nos de quem somos. Por isso, quando aquela pessoa se vai é todo um drama, ficamos perdidos!

Quando sofremos dependência emocional existem manipulações, agoniamos à outra pessoa, duvidamos de sua fidelidade e pedimos constantes mostras de seu amor.

Tudo isso dá lugar a inumeráveis crises.

3. É sua culpa e você sabe!

Casal emm relacionamento de crise constante

Parece que nos tornamos responsáveis pelos erros que cometemos é um fato terrível. Tanto que, quando acontece algo nas relações, tendemos a culpar o outro. 

Isso, sem dúvidas, gera muitas discussões entre o casal. Queremos sempre ter a razão!

No entanto, uma relação amorosa implica em ser uma equipe e uma equipe que não pode chutar contra o próprio gol.

Tentar falar, ter simpatia com o outro, escutar os diferentes pontos de vida e tudo isso, de uma maneira tranquila, sem negativas apressadas, evitará muitas crises dentro da relação.

Infelizmente, a comunicação entre os casais, às vezes, não é a melhor e isso termina tendo consequências.

4. Já não fazemos amor tanto quanto antes

Casal em um relacionamento sem crise

Este é, sem dúvidas, um dos maiores temores de todas as relações: que os encontros sexuais diminuam.

A falta ou a redução do desejo sexual podem supor uma crise no casal. Pois, em determinado momento alguém nos disse que isso era terrível! Que significava que a relação estava em perigo.

É normal que os encontros sexuais reduzam se estamos já há muitos anos com nosso parceiro. As responsabilidades, os filhos e outra série de obrigações podem provocar não dispor do tempo necessário para nós.

No entanto, não temos que nos desesperar. Sempre e quando conseguirmos tirar um pouco de tempo para o parceiro, continuaremos desfrutando das relações sexuais, inovando e aprendendo juntos, não temos que nos preocupar.

Uma relação muda. Jamais será sempre igual do que na fase de paixão. Já que o amor se transforma em um amor maduro.

A crise no relacionamento não deve nos alertar muito, a menos que pulemos de uma para outra.

O importante é ver onde está o problema e resolvê-lo da melhor maneira. Toda crise tem uma solução, sempre e quando as duas partes mirem na mesma direção.

 

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Perles, F., San Martín, J., Canto, J., & Moreno, P. (2011). Inteligencia emocional, celos, tendencia al abuso y estrategias de resolución de conflicto en la pareja. Escritos de Psicología / Psychological Writings. https://doi.org/10.5231/psy.writ.2011.0605
  • Maureira, F. (2011). Los Componentes de la Relación de Pareja. Revista Electrónica de Psicología Iztacala.
  • Rivera, D., Cruz, C., & Muñoz, C. (2011). Satisfacción en las relaciones de pareja en la adultez emergente: El rol del apego, la intimidad y la depresión. Terapia Psicologica. https://doi.org/10.4067/S0718-48082011000100008
  • Sangrador, J. L. (1993). Consideraciones psicosociales sobre el amor romántico. Psicothema.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.