Tratamentos naturais com leite

· 24 de dezembro de 2013
O uso tópico de leite pode nos ajudar a eliminar a acne. Se o misturarmos com tomate e amido de milho, obteremos uma máscara ideal para pele oleosa.

O leite sempre foi valorizado como um dos alimentos mais nutritivos e completos que existem. Nele se concentram grande quantidades de proteínas, carboidratos, fósforo, potássio, cálcio, vitaminas A, C e B12. Uma boa forma de aproveitar todos esses nutrientes é através de tratamentos naturais com leite.

Os especialistas advertem que o leite em si é mais benéfico para lactantes do que para adultos. Isso se deve ao fato de que quando chegamos a maturidade é comum sofrer de intolerância à lactose pela deficiência da enzima lactase. Essa enzima é a encarregada da digestão do leite.

Além disso, o leite é rico em gorduras, o que pode agravar ainda mais a sua digestão. No entanto, não podemos deixar de reconhecer que é essencial em um determinado momento de nossa vida.

Exemplos de tratamentos naturais com leite

O leite nos ajuda a prevenir doenças como o raquitismo, a artrite e a desmineralização. Por isso, pode ser recomendado até o período da adolescência. Depois, podemos usá-lo de maneira equilibrada para o fornecimento de cálcio e de nutrientes essenciais presentes em sua composição.

Mas isso desde que percebamos que nos sentimos bem. Também é necessário realizar seu consumo de maneira equilibrada. O ideal são um ou dois copos por dia, por seu alto teor de calorias e gorduras saturadas.

O leite também dispõe de uma série de propriedades possivelmente curativas. Inclusive, pode servir como um substituto natural de alguns cosméticos.

Neste artigo oferecemos mais informações para que você conheça os benefícios de usar tratamentos naturais com leite em determinados casos.

Propriedades do leite na estética

Utilizado desde a antiguidade, o leite tem inúmeras propriedades devido ao ácido láctico, que pertence à família dos alfa-hidroxiácidos.

Pode nos ajudar no cuidado da pele, proporcionando suavidade e uniformidade. Além disso, contém oligopeptídeos que nos oferecem antioxidantes, que ajudam a atenuar as rugas e a suavizar a pele.

Tratamentos naturais com leite

1. Contra a acne

Um dos tratamentos naturais com leite pode ajudar a tratar a acne

Pode servir para diminuir as espinhas e os furúnculos.

Para isso, basta deixar uma fatia de pão de molho em um recipiente contendo leite morno. Depois, pegue um pedacinho do pão e aplique sobre o furúnculo ou a espinha mantendo-o na região até que esfrie.

O leite tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, principalmente por ser uma fonte de vitaminas (A, B, D3, E).

2. Contra a insônia

propriedade sedativa do leite também é bem conhecida.

Isso se deve ao fato de que contém triptofano, que atua como um calmante corporal. Para ser realmente eficaz, podemos tomar um copo de leite quente com canela antes de dormir.

Leia também: Vença a insônia com estes 5 conselhos

3. Para queimaduras de sol e picadas de insetos

O leite pode ajudar contra queimaduras e picadas de insetos

Para isso, basta misturar uma colher de sopa de leite em pó com duas de água e uma pitada de sal. Depois, aplique a pasta formada na região afetada.

Este é um dos tratamentos naturais com leite que pode nos ajudar a neutralizar o veneno de insetos e aliviar o ardor de queimaduras. Isso se deve ao seu valor de ph.

4. Contra a asma

Para aliviar ataques nervosos de asma, uma xícara de leite fervido com uma colher de chá de pimenta-do-reino pode ajudar. Deixe descansar por alguns minutos e beba em goles.

5. Máscara de leite para pele oleosa

Máscara de leite para pele oleosa

Para suavizar os inconvenientes da pele oleosa, uma máscara caseira de leite pode ser muito útil.

Para isso, bata no liquidificador um pouco menos de meio copo de leite desnatado, um tomate maduro e uma colher de sopa de amido de milho.

A mistura deve ficar espessa, o suficiente para aplicar no rosto durante pelo menos meia hora. Depois enxague com água fria.

Pode te interessar: Como preparar um adstringente de ervas para a pele oleosa

6. Máscara de leite para a pele normal

Neste caso, misture meia xícara de leite em pó com com um pouco de água, o suficiente para que a mistura fique espessa.

Aplique durante 20 minutos ou meia hora e depois nos enxague com água morna. De imediato é possível sentir a pele fresca.

7. Máscara para a pele seca

Neste caso, utilize um pouco menos de meio copo de leite, uma maçã e uma colher de sopa de amido de milho.

Bata tudo no liquidificador, e quando obtiver uma mistura espessa, aplique este remédio com leite deixe por meia hora.

8. Para os olhos inchados

Um dos tratamentos naturais com leite pode ajudar a tratar os olhos inchados

O leite é um elemento perfeito para auxiliar nos dias em que nos levantamos com os olhos inchados.

Para este remédio com leite, utilize ele frio e em sua versão desnatada. É importante que seja descremado, já que o leite integral sempre deixa resíduos gordurosos.

Embebemos alguns algodões nesse leite frio e desnatado e aplicamos nos olhos, isso nos proporcionará um alivio imediato.

9. Condicionador para o cabelo

Com certeza você conhece outros tipos de condicionadores naturais, como o azeite de oliva ou o vinagre. No entanto, uma opção agradável utilizada desde a antiguidade é o leite.

Para isso, depois de lavar o cabelo e com ele ainda úmido, pode-se aplicar um copo de leite e deixa-lo atuar por cinco minutos. Depois volte a enxaguá-lo.

Você se anima a experimentar algum desses tratamentos naturais com leite?

  • Okano, K., Tanaka, T., & Kondo, A. (2014). Lactic Acid. In Bioprocessing of Renewable Resources to Commodity Bioproducts. https://doi.org/10.1002/9781118845394.ch13