Combata as espinhas com estes 3 tratamentos com bicarbonato de sódio

· 3 de março de 2018
Ainda que o bicarbonato seja muito efetivo para acabar com as espinhas, devido a sua natureza e ao seu efeito esfoliante, só o usaremos uma ou duas vezes por semana.

As espinhas são pequenos comichões de cor branca que, frequentemente, aparecem nas regiões da pele que são ricas em glândulas sebáceas. Apresentamos aqui tratamentos alternativos que usam o bicarbonato de sódio com a finalidade de acabar com as incômodas espinhas.

Formam-se pela acumulação de restos de sebo, células mortas e outras impurezas que tendem a ficar retidas nos poros.

Não representam um problema grave, mas são mal vistas a nível estético, principalmente quando aparecem na chamada “região T” do rosto, onde são mais visíveis.

Apesar de poderem ser escondidas com maquiagem e produtos cosméticos, o melhor é tratá-las e removê-las para reduzir seu surgimento.

Entretanto, além das opções comerciais, há remédios 100% naturais que oferecem efeitos similares sem causar agressões ou efeitos indesejados.

Dentre estes encontramos o prodigioso bicarbonato de sódio, um ingrediente adstringente que limpa a pele em profundidade.

E, então, você conhece as propriedades do bicarbonato de sódio? Descubra 4 tratamentos para aproveitá-lo.

Propriedades do bicarbonato de sódio para combater as espinhas

Máscara de bicarbonato de sódio para combater as espinhas

O bicarbonato de sódio é um dos produtos naturais que foram usados de forma alternativa para reduzir a produção excessiva de gordura na pele e, ao mesmo tempo, combater os cravos e espinhas.

É um ingrediente muito econômico e fácil de adquirir que, por sua composição, pode ser combinado com facilidade com outros aditivos que potencializam suas propriedades.

É esfoliante

Por conta de sua textura, este ingrediente age como esfoliante natural, removendo, assim, as células mortas e resíduos que se acumulam na superfície da pele.

Regula o pH

Depois de aplicado sobre a pele, o bicarbonato de sódio restabelece seu pH natural e, então, neutraliza qualquer desequilíbrio que possa influenciar no surgimento da acne.

É adstringente

É ideal para absorver o excesso de sebo que ocorre por um descontrole das glândulas sebáceas e, além disso, é eficaz para diminuir o tamanho dos cravos e espinhas.

Reduz as manchas e cicatrizes

Este produto pode minimizar as marcas que ficam depois de ter acne crônica ou espinhas mal tratadas, pois possui um efeito clareador e cicatrizante.

Leia também: Principais causas das manchas na pele

Tratamentos com bicarbonato de sódio para remover as espinhas

Antes de mais nada, é importante dizer que o bicarbonato de sódio não é um produto que pode ser usado na pele todos os dias.

Entretanto, ao aplicá-lo uma ou duas vezes por semana, pode ajudar a remover as impurezas que proporcionam o surgimento de espinhas.

1. Tratamento de bicarbonato de sódio e mel

Bicarbonato de sódio para combater as espinhas

Ao combinar as propriedades do bicarbonato de sódio com o poder hidratante do mel de abelhas, podemos obter um tratamento efetivo contra as espinhas e os cravos.

Ambos limpam em profundidade os poros e, como se fosse pouco, ajudam a restabelecer o pH para frear a produção excessiva de sebo.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (20g)
  • 2 colheres de sopa de mel (50g)

Preparo

  • Coloque o bicarbonato de sódio em um recipiente e, em seguida, misture-o com as colheres de sopa de mel até obter uma pasta espessa.

Modo de aplicação

  • Em primeiro lugar, passe o produto por todo o rosto ou pelas áreas da pele afetadas com espinhas, e deixe-o agir por 30 minutos;
  • Enxágue com água morna e use-o 2 vezes por semana.

2. Tratamento de bicarbonato de sódio e limão

Bicarbonato e limão para combater as espinhas

O limão é um ingrediente desintoxicante e clareador. Dessa forma, combinado com bicarbonato, ajuda a limpar em profundidade a pele para remover as toxinas e os resíduos de gordura que formam os cravos e as espinhas.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (10g)
  • 1 colher de sopa de suco de limão (15ml)

Preparo

  • Misture o bicarbonato de sódio com uma colher de sopa de suco de limão a fim de obter uma pasta.

Modo de aplicação

  • Esfregue o tratamento sobre as regiões afetadas pelas espinhas, fazendo massagens circulares suaves;
  • Deixe-o agir por 10 minutos e, então, enxágue.

Mas, atenção! Use este remédio somente à noite, já que a pele não deve ser exposta posteriormente ao sol.

Leia também: Benefícios do óleo de coco na estética

3. Tratamento de bicarbonato de sódio e óleo de coco

Tratamento de bicarbonato de sódio e óleo de coco para combater as espinhas

Este remédio antibacteriano e anti-inflamatório ajuda a regular a atividade das glândulas sebáceas. Assim, é possível diminuir a retenção de restos de gordura na pele.

Seus compostos mantêm a pele protegida contra as infecções e, como resultado, previnem a acne crônica e as cicatrizes.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (10g)
  • 1 colher de sopa de óleo de coco orgânico (15g)

Preparo

  • Combine o bicarbonato de sódio com o óleo de coco a fim de formar uma pasta espessa.

Modo de aplicação

  • Aplique o produto com massagens circulares suaves, focando-se nas regiões onde há espinhas;
  • Deixe-o agir por 20 minutos e, então, enxágue.

E, então, animado para provar tratamentos alternativos? Se acaso você tiver espinhas e imperfeições em sua pele, estes tratamentos vão ajudar a dar um aspecto renovado sem ter que gastar muito.