Benefícios do óleo de coco na estética

8 de janeiro de 2019
O óleo de coco tem múltiplas propriedades, uma delas é a de ser um excelente hidratante. Podemos fazer produtos naturais caseiros à base desse produto para hidratar o cabelo, o rosto, as unhas, as mãos e o corpo em geral.

Os tratamentos de beleza podem ser caros e, em alguns casos, não tão efetivos quanto prometem. Para evitar gastar tanto dinheiro e parecer mais bonita e jovem você pode desfrutar das bondades de certos ingredientes naturais. Neste artigo, contaremos mais sobre os benefícios do óleo de coco na estética.

Para que se usa o óleo de coco na estética?

A partir de agora, o óleo de coco se transformará em seu melhor aliado. Você pode aproveitar de todos os seus benefícios das seguintes maneiras, sem a necessidade de ir a um centro de estética.

1. Máscara capilar

Óleo de coco líquido

Quando o óleo de coco está abaixo dos 23 ºC, ele se torna sólido como se fosse um creme. A esta temperatura você pode usá-lo como uma máscara capaz de devolver brilho e suavidade ao seu cabelo.

Assim que lavar o cabelo no chuveiro usando o xampu habitual, aplique uma capa generosa do óleo de coco, principalmente nas pontas. Deixe agir por 5 minutos e retire com bastante água morna. Repita uma vez por semana.

2. Creme hidratante

Se você usar um creme de noite, pode adicionar algumas gotas de óleo de coco. Misture muito bem e espalhe em seu rosto antes de deitar.

Desta forma, aumentará os benefícios dos ingredientes e em poucos dias terá um rosto mais suave e jovem.

2. Óleo de coco na estética: Desodorante

Óleo de coco

Se você não quiser usar desodorantes químicos que irritam a pele, o melhor que pode fazer é substituí-los por uma receita caseira, por exemplo:

Ingredientes

  • 2 gotas de óleo de coco (2 g).
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (10 g).
  • 2 gotas de óleo essencial a sua escolha (2 g).

Preparo

  • Coloque o bicarbonato de sódio em um recipiente.
  • Coloque lentamente o óleo de coco.
  • Misture muito bem.
  • Adicione o óleo essencial quando tiver formado uma pasta.
  • Crie um creme homogêneo.

Aplicação

  • Aplique nas axilas.
  • Deixe secar antes de se vestir.

Quer saber mais? Leia: 6 desodorantes naturais que você pode preparar em casa

4. Massagens

O óleo de coco é muito nutritivo, e quando o esquentamos, pode servir para destravar os músculos. Aplique umas gotas nas palmas das mãos, esfregue e coloque nas regiões doloridas.

Também é um excelente ingrediente para melhorar o estado da pele com estrias ou celulite. Neste caso, deveria massagear a região depois de tomar banho, que é quando os poros estão mais abertos e o óleo se absorve melhor.

5. Óleo de coco na estética: bálsamo labial

Óleo de coco para hidratar a boca

O sol, o frio, o cloro da piscina ou a falta de hidratação podem afetar a saúde dos seus lábios. Não se esqueça de que se trata de uma região muito delicada.

A pele cortada e seca da boca desaparece em poucos dias se a cada noite e pela manhã aplicarmos algumas gotas de óleo de coco.

Você também pode comprar um bálsamo de coco e manter sempre na bolsa para quando seus lábios ressecarem, arderem ou te incomodarem. Ele é absorvido rapidamente e tem um delicioso sabor tropical.

6. Demaquilante

É muito importante que todas as noites, quando voltar para casa, tire a maquiagem dos olhos para evitar a vermelhidão ou infecções.

Além disso, recomendamos que retire a base e o blush para que não cubra os poros da sua pele e ela possa “respirar”.

Para isso, você pode usar algumas gotas de óleo de coco embebido em uma bola de algodão. Faça movimentos circulares, sem esfregar muito forte para evitar irritação.

7. Óleo de coco na estética: creme de barbear

Óleo de coco para barbear

Se você usar esta técnica para retirar os pelos das pernas ou axilas, aproveite os benefícios hidratantes do óleo de coco. Para isso, ele deve estar em forma de creme (você somente terá que colocá-lo na geladeira durante algumas horas).

Além disso, evita que os pelos encravem e que a pele fique vermelha e irritada depois da depilação.

8. Esfoliante

Existem muitas receitas caseiras onde o óleo de coco é combinado com algum ingrediente com capacidades esfoliantes, tais como o açúcar, o café moído e o sal.

O açúcar serve para suavizar e o café para tirar a pele morta. A seguir, a forma de preparar um esfoliante caseiro à base de óleo de coco e açúcar.

Ingredientes

  • 2 gotas de óleo de coco (2 g).
  • 1 colher de sopa de açúcar (10 g).

Preparo

  • Coloque o açúcar em um recipiente.
  • Adicione o óleo de coco lentamente.
  • Misture muito bem.
  • Forme um creme homogêneo e arenoso.

Aplicação

  • Aplique previamente na pele limpa e seca.
  • Massageie durante 5 minutos.
  • Retire com água morna.
  • Aplique um creme hidratante ao terminar

Você pode fazer mais da mistura seguindo sempre a proporção de 2 gotas de óleo para cada colher de sopa de açúcar (ou ingrediente sólido).

9. Óleo de coco na estética: suavizante de cutículas

Mulher usando óleo de coco nas unhas

Não há nada mais bonito do que mãos e unhas bem cuidadas. As cutículas não devem ser retiradas porque agem como uma barreira contra os germes e vírus que entram em contato com a pele.

Mas podemos melhorar seu aspecto para que não fiquem secas e maltratadas.

Como? Muito simples. Aplique uma gota de óleo de coco no dorso da mão direita. Com um cotonete, espalhe sobre as cutículas. Realize uma massagem leve e deixe que se absorva.

Faça o mesmo com a outra mão. Este remédio caseiro também ajudará a ter unhas mais fortes e com melhor crescimento.

10. Creme para as mãos

Se você usou o óleo de coco para melhorar o estado das suas cutículas e de suas unhas. Por que não aproveitar seus benefícios hidratantes para exibir mãos mais bonitas, saudáveis e suaves?

Descubra: Suas mãos e cutículas estão secas? Experimente este remédio caseiro

Coloque uma ou duas gotas de óleo de coco em suas mãos e massageie muito bem. Você também pode usá-lo nos pés.

REFERÊNCIAS

https://www.aceitedecoco.org/2015/04/11-sorprendentes-usos-cosmeticos-del-aceite-de-coco/

https://www.ecologiaverde.com/cinco-usos-cosmeticos-aceite-coco/

 

  • Canapi, E., Agustin, Y., Moro, E., Pedrosa, E. J., & Bendano, M. L. (2009). Coconut Oil. In Bailey’s Industrial Oil and Fat Products. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1071/SR99116
  • Krishna, A. G. G. ., Raj;, G., Singh, B. A. ., Kumar, P. K. P. ., & Chandrashekar, P. (2010). Coconut oil: chemistry, production and its applications. Indian Coconut Journal. https://doi.org/10.1111/j.1751-908X.2004.tb00761.x