4 máscaras com bicarbonato de sódio para remover cravos
Para remover cravos e espinhas corretamente, o mais recomendável é procurar um centro dermatológico para realizar uma limpeza facial pelo menos uma vez por mês. No entanto, há quem considere que, além disso, é possível tirar proveito das máscaras caseiras com bicarbonato de sódio.
Receitas de máscaras caseiras para remover cravos
As máscaras caseiras que vamos propor abaixo não eliminam, por si só, os cravos de maneira definitiva. De qualquer forma, elas funcionam como um complemento da rotina de cuidados com a pele. São muito fáceis de preparar, não têm ingredientes difíceis de se obter e, em geral, têm uma textura e um cheiro agradáveis.
1. Máscara de morango
Essa máscara para remover cravos é muito simples e combina três ingredientes que podem ser encontrados com muita facilidade: morangos, mel e clara de ovo. Os dois primeiros têm propriedades antibacterianas, enquanto a clara de ovo têm propriedades hidratantes.
Ingredientes
- 5 morangos.
- 1 clara de ovo
- 1 colher de sopa de mel.
- Opcional: bicarbonato de sódio.
Procedimento
- Primeiro, bata todos os ingredientes para formar uma pasta.
- Em seguida, aplique a pasta no rosto com a pele umedecida.
- Por fim, deixe agir por alguns minutos e remova com água morna.
2. Máscara com suco de limão e açúcar mascavo
Acredita-se que, esfoliando a pele e limpando-a com suco de limão, é possível eliminar cravos e, ao mesmo tempo, impedir o reaparecimento deles. Enquanto o açúcar ajuda a remover as células mortas, o limão tem um efeito adstringente e antibacteriano que reduz infecções.
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de açúcar mascavo (30 g).
- ½ xícara de suco de limão (125 ml).
- Opcional: bicarbonato de sódio.
Procedimento
- Em primeiro lugar, misture o açúcar mascavo e o suco de limão.
- Depois, aplique a máscara no seu rosto limpo.
- Em seguida, faça uma massagem leve com a ponta dos dedos, prestando especial atenção ao nariz e ao queixo.
- Por fim, deixe a máscara agir por alguns minutos e remova com água.
3. Água de alecrim
Os derivados de alecrim são amplamente utilizados em cosméticos, graças aos diversos benefícios que são capazes de proporcionar. Segundo as crenças, a água de alecrim amacia e hidrata a pele ao mesmo tempo que fecha os poros. Isso seria conveniente porque, quanto menores os poros, menor a probabilidade de acumularem sujeira.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de água morna de alecrim (30 ml).
- Opcional: bicarbonato de sódio.
Preparo
- Em primeiro lugar, lave o rosto com o seu limpador facial de costume ou com água e sabão.
- Em seguida, aplique a água de alecrim nessa região.
- Deixe descansar por 15 minutos.
- Enxágue com água morna e seque com uma toalha de algodão.
- Por fim, aplique o seu hidratante habitual para remover os cravos.
4. Ovo e limão
É interessante saber que a clara de ovo é um ingrediente muito utilizado em cosméticos e, especificamente, em cuidados com a pele. De fato, já foi realizado um estudo sobre o efeito da clara de ovo na cura de queimaduras de segundo grau.
Dizem que, combinando uma clara de ovo com suco de limão, é possível obter uma máscara que limpa profundamente a pele e ajuda a remover cravos com mais facilidade.
Ingredientes
- 1 clara de ovo.
- Gotas de suco de limão.
- Opcional: bicarbonato de sódio.
Preparo
- Primeiro, misture os dois ingredientes.
- Em seguida, aplique sobre a pele limpa e deixe agir por 20 minutos.
- Em seguida, retire com água morna e movimentos circulares para remover os cravos.
Em vez de bicarbonato, use farinha de aveia
É necessário considerar que, embora muitas máscaras caseiras para remover cravos e espinhas incluam ingredientes como frutas cítricas, bicarbonato de sódio, vinagre, óleo de árvore do chá e outros em seu preparo, os dermatologistas não os recomendam, pois podem causar reações adversas e piorar o problema.
Se, apesar disso, você quiser experimentar alguma máscara caseira, considere substituir os ingredientes mencionados por mel, farinha ou flocos de aveia, que são alimentos que raramente causam problemas de pele e demonstraram trazer benefícios.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Mostardeiro, S. C. T. de S., & Pedro, E. N. R. (2011). O cuidado de enfermagem em situações de alteração da imagem facial. Rev Gaucha Enferm. https://doi.org/10.1590/S1983-14472011000200012
- Cedeño, J. B. (2015). La Cara , sus Proporciones Estéticas. Clínica Central “Cira Garcia.” https://doi.org/10.1016/j.gca.2006.06.585
- Cerutti, M., & Neumayer, F. (2004). Introducción a la obtención de aceites esenciales de limón. Universidad Del Centro Educativo Latinoamericano.
- Sayar, R. (1988). Nutrientes del huevo, composición química, buenas prácticas.