Logo image
Logo image

Remédio com limão, azeite de oliva e pimenta-do-reino

4 minutos
Se já consumirmos o copo de água com limão todas as manhãs, não nos custará adicionar a ele uma colher de azeite de oliva e um pouquinho de pimenta-do-reino para obtermos mais benefícios.
Remédio com limão, azeite de oliva e pimenta-do-reino
Última atualização: 18 março, 2022

Este remédio com limão, azeite de oliva e pimenta do reino vai se tornar imprescindível em seu dia a dia. Basta uma colher de sopa matinal para ir comprovando em poucas semanas como muitas de suas dores diminuirão e como desfrutará de uma saúde melhor em geral.

Leia também: Pimenta-do-reino, fantástica para a sua saúde

Se você for uma das pessoas que confiam na terapia natural do limão e em tudo o que essa fruta rica em vitaminas e minerais nos oferece, não deixe de adicionar dois complementos igualmente milagrosos: o azeite de oliva extravirgem e a pimenta-do-reino.

Anote tudo o que esse remédio pode fazer por você e coloque em prática hoje mesmo.

Remédio com limão, azeite de oliva e pimenta-do-reino: 5 benefícios imprescindíveis

Este remédio não servirá se não o acompanharmos por uma dieta variada, equilibrada e livre do consumo de gorduras saturadas.

Não custa nada tomar essa pequena colher de sopa rica em fitonutrientes que favorecem muitas de suas funções básicas.

Porém, se não nos conscientizarmos da importância de manter uma vida saudável, os remédios específicos só atuarão como pequenos paliativos, sem muito efeito curativo.

Para isso, animamos muito o leitor para que cuide do que coloca em seu prato todos os dias, e que não se esqueça de manter uma vida ativa, onde atenda também às suas emoções e estresse.

Mantendo esses pilares, esse remédio com limão, azeite de oliva e pimenta pode fazer muito por você.

Some figure

Melhora nossa função cardíaca

Estes três alimentos fazem parte do que se conhece como dieta mediterrânea. O azeite de oliva extravirgem é rico neste tipo de gorduras saudáveis que nosso coração precisa para prevenir doenças como a arteriosclerose.

  • Os ácidos poli-insaturados nos ajudam a reduzir os níveis altos de colesterol LDL, ao mesmo tempo em que aumentam o HDL (colesterol ruim).
  • Por sua vez, o limão é um poderoso antioxidante, rico em vitamina C que ajuda nossas artérias para que fiquem mais elásticas e que os depósitos de gordura deixem de grudar nas paredes.
  • Algo que muitos gostarão de saber sobre a pimenta é que ela tem uma longa história em nossa cultura. Segundo a Universidade de Wisconsin (Estados Unidos) a pimenta foi utilizada em muitas civilizações como “moeda”.
  • Era tão apreciada por seus benefícios para a saúde do coração que muitos ansiavam a chegada de novos carregamentos da Ásia para se beneficiar de seus minerais e fitonutrientes.

Um remédio depurativo

A simples combinação do azeite de oliva com suco de limão em jejum se lança como um remédio antioxidante com um grande poder desintoxicante.

  • Permite depurar toxinas ao mesmo tempo em que cuida de órgãos importantes, como o fígado, ao fornecer um alto teor em vitaminas e ácidos graxos benéficos.
  • O consumo regular deste remédio com limão, azeite de oliva e pimenta-do-reino é um modo estupendo de regular os níveis de pH de nosso organismo.
  • Permite manter, além disso, uma saúde intestinal adequada por favorecer a eliminação de toxinas e melhorar a absorção dos nutrientes.

Fonte natural de manganês

Essa pitada de pimenta-do-reino que vamos adicionar a este remédio vai oferecer um alto teor deste mineral. O manganês ativa as enzimas de nossas células para metabolizar melhor as proteínas e gorduras.

Cuidamos de nossos ossos e, além disso, a pimenta-do-reino nos oferece colágeno para atenuar as rugas e estimular a cicatrização de feridas.

Permite perder peso

O efeito é acumulativo e pode ser notado ao longo de algumas semanas. A piperina, presente na pimenta-do-reino, permite combater o gene do crescimento de novas células de gordura.

Além disso, este remédio atua como ativador do metabolismo, faz com que nosso organismo esquente e possamos depurar melhor esses lipídeos e eliminar toxinas.

Como preparar e tomar esse remédio?

Some figure

1ª forma: uma colher de sopa

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem (14 g)
  • 1 colher de chá de limão (5 ml)
  • Uma pitada de pimenta-do-reino (3 mg)

Preparo e administração

É uma simples colher de sopa. Basta adicionar nessa colher um pouco de azeite de oliva, um fio de limão e uma pitada pequena de pimenta para tomar em jejum. Você verá como se sente bem.

Conheça também os melhores alimentos para perder peso

2ª forma: em um copo

Ingredientes

  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem (14 g)
  • Uma pitada de pimenta-do-reino (3 mg)

Preparo e administração

Se você for uma das pessoas que a cada manhã toma um copo de água morna com limão, então esta forma de uso será mais simples. O que deverá fazer, simplesmente, será tomar uma colher de chá de azeite de oliva com pimenta do reino para depois tomar o copo de água com limão como de costume.

Basta escolher a forma que for mais fácil e que seu corpo aceitar melhor para poder se beneficiar das propriedades desse remédio.

Se para você for difícil tomar um suco de limão em jejum, porque seu estômago não tolera isso, então essa colher de sopa pequena vai ser a melhor opção.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • González-Molina, E., Domínguez-Perles, R., Moreno, D. A., & García-Viguera, C. (2010). Natural bioactive compounds of Citrus limon for food and health. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis. https://doi.org/10.1016/j.jpba.2009.07.027
  • Mohanapriya, M., Ramaswamy, L., & Rajendran, R. (2013). Health and Medicinal Properties of Lemon (Citrus Limonum). International Journal Of Ayurvedic And Herbal Medicine.
  • Cicerale, S., Conlan, X. A., Sinclair, A. J., & Keast, R. S. J. (2009). Chemistry and health of olive oil phenolics. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. https://doi.org/10.1080/10408390701856223
  • Covas, M. I., Konstantinidou, V., & Fitó, M. (2009). Olive oil and cardiovascular health. Journal of Cardiovascular Pharmacology. https://doi.org/10.1097/FJC.0b013e3181c5e7fd
  • Hernáez, Á., Fernández-Castillejo, S., Farràs, M., Catalán, Ú., Subirana, I., Montes, R., … Fitó, M. (2014). Olive oil polyphenols enhance high-density lipoprotein function in humans: A randomized controlled trial. Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology. https://doi.org/10.1161/ATVBAHA.114.303374
  • Srinivasan, K. (2007). Black pepper and its pungent principle-piperine: A review of diverse physiological effects. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. https://doi.org/10.1080/10408390601062054
  • Ahmad, N., Fazal, H., Abbasi, B. H., Farooq, S., Ali, M., & Khan, M. A. (2012). Biological role of Piper nigrum L. (Black pepper): A review. Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine. https://doi.org/10.1016/S2221-1691(12)60524-3

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.